Vereadores se reúnem com as secretárias de Saúde e de Educação para conhecer os protocolos de retorno às aulas

Foto: Luciano Cunha/ASCOM CMSF

Vereadores se reuniram, na tarde desta quinta (6), no plenário da Câmara, com a secretária da Educação, Mariza Pimentel, e a secretária da Saúde, Iridan Brasileiro, e para conhecer os protocolos pedagógicos e sanitários de retorno às aulas. As escolas não funcionam de forma presencial desde o início da pandemia do Coronavírus, em março de 2020.

No planejamento pedagógico, a secretária da Educação apresentou três fases de ensino. A primeira está relacionada ao retorno remoto, havendo a volta no primeiro momento do ano letivo, prosseguindo até as novas orientações do sistema de saúde referentes às condições sanitárias para o desenvolvimento das atividades semipresenciais.

Na segunda fase, ocorrerá o retorno de 50% dos alunos, denominada como Retorno Híbrido. Ela acontecerá de acordo às condições sanitárias apresentadas e permitidas pelos órgãos competentes, como Secretaria de Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde. Esse ensino é a mescla do desenvolvimento das atividades pedagógicas parte de forma presencial e a outra parte de forma remota. Sendo assim, haverá rodízio de alunos. As turmas serão subdivididas e os alunos frequentarão à escola em dias alternados.

No entanto, um dos requisitos para essa fase é a vacinação dos servidores de educação. Até o momento, 190 de 890 profissionais entre 55 e 59 anos receberam a 1ª dose.

Já a terceira e última fase, relacionada ao retorno presencial, será desenvolvida com a presença de todos os alunos, de segunda a sábado, mas ainda assim ocorrerão as aulas remotas como forma de complementação para o cumprimento da carga horária letivo.

No documento apresentado pela Superintendente da Secretaria de Saúde, Rebeca Varjão, um dos protocolos sanitários para a retomada gradativa das redes de ensino exige que deverá existir o distanciamento social de 1,5 metro entre as pessoas, com exceção dos profissionais que atuam diretamente com crianças de creche e pré-escola. Para os funcionários e estudantes, será obrigatório.

Quanto à higiene pessoal, os funcionários e estudantes deverão lavar as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool em gel 70% ao entrar e sair da instituição e antes das refeições. Na limpeza e higienização de ambientes, os trabalhadores terão de higienizar os prédios, as salas de aula e as superfícies que são tocadas por muitas pessoas, como grades, mesas de refeitórios, carteiras, puxadores de porta e corrimões.