Facebook: Câmara presente na rede social que mais cresce no país

Aderindo ao crescimento do uso das redes sociais, a Câmara Municipal de Simões Filho (CMSF) também chegou aos cidadãos através do Facebook, que permite a difusão de mensagens curtas e objetivas para seguidores que escolher acompanhar o perfil. O objetivo é dinamizar ainda mais divulgação dos atos da Casa Legislativa, sendo também um canal condutor para o site institucional. A Câmara Municipal de Simões Filho (CMSF) aproveita a rede social para dialogar com os munícipes e levar as novidades da Casa Legislativa ao público.

Para possibilitar uma nova dinâmica na Comunicação, transformando em uma Câmara mais ativa com esforço para ser mais transparente, a Comunicação Legislativa foi uma das prioridades desde o início da nova gestão. A partir de então, foram ampliados os espaços de participação popular e os canais de interação com o cidadão através da rede social pelo Facebook.

A implantação da transmissão ao vivo das sessões iniciou a partir de 2017 e 2018 durante a gestão da Câmara conduzida, à época, pelo então presidente da Casa, vereador Genivaldo Lima (DEM) que autorizou a execução do recurso audiovisual em fase experimental e aprimorada na atual gestão do presidente do Parlamento Municipal, vereador Orlando de Amadeu.

Ao longo do período legislativo do ano, os vereadores participam de entrevistas, matérias e reportagens produzidas pela TV Câmara com os profissionais de comunicação da Casa, sob a coordenação da Assessoria de Comunicação. A população também tem acesso diariamente ao Portal Institucional (www.camarasimoesfilho.ba.gov.br) e também pela rede social da Câmara no Facebook (www.facebook.com/camarasimoesfilho) com tudo o que acontece no Legislativo Municipal através de disponibilização de conteúdo audiovisual (textos, fotos e vídeos).

Quem acompanha as sessões da Câmara pelo Portal (www.camarasimoesfilho.ba.gov.br) ou pela página do Legislativo no Facebook (www.facebook.com/camarasimoesfilho) já percebe uma significativa melhora na qualidade de som e imagem dos vídeos.

A inovação iniciou a partir do mês de agosto de 2019, desde a 18ª sessão ordinária, realizada no dia 6 do mesmo mês. O plenário da Câmara de Vereadores conta com duas câmeras para a transmissão disponível no Facebook.

Como parte de um trabalho intenso que visa aproximar os cidadãos das questões do Poder Legislativo da cidade, a Câmara Municipal de Simões Filho investiu na área de Comunicação utilizando com mais intensidade as redes sociais, aumentando exponencialmente a transparência da casa, com um maior engajamento da população com as publicações da Câmara.