Câmara aprova indicação para construção de UPA animal

Com a proposta de criar uma UPA animal no município, indicação do vereador Adailton Caçambeiro (UNIÃO) foi aprovada pelos parlamentares na 7ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (23). Segundo a justificativa do projeto, “o objetivo é construir uma unidade que ofereça aos animais atendimentos e tratamentos de saúde, bem como um espaço de cuidados diários. Essa UPA também se faz necessária pela crescente quantidade dos abandonos de animais na cidade”.

O autor da matéria declarou que é comum ver animais nas ruas por falta de responsabilidade dos seus donos que deixam seus animais soltos, podendo causar doenças pela falta de vacinação e de cuidados, voltados também para os cidadãos. ”Os animais têm diversas doenças transmissíveis, fazendo isso ser questão de saúde pública e por isso temos essa preocupação”, argumentou Adailton.

Durante a discussão, o parlamentar Neivaldo Scavelo (PRD) também falou sobre o projeto. “Sabemos que a saúde animal não é barata, da mesma forma que temos hospitais e saúde pública e particular, nós precisamos também ter um atendimento público para os animais. Um tempo atrás teve uma doença causada pelos gatos que trouxe consequências para o ser humano, e isso se deu por falta de cuidados com os animais”.