Indicação pede inclusão da disciplina Educação Moral e Cívica no currículo do ensino fundamental

Incluir as disciplinas Educação Moral e Cívica (EMC) e Organização Social e Política do Brasil (OSPB) no currículo do ensino fundamental é a proposta da indicação de nº 015/2022, de autoria do vereador, presidente Eri Costa (MDB), apresentada e aprovada por unanimidade na 1ª Sessão Ordinária de 2022, realizada na manhã desta terça-feira (22).

Durante a defesa da indicação, o parlamentar enfatizou o impacto que as matérias podem causar na vida dos jovens, dizendo que crianças seguem caminhos errados, muitas vezes, devido à falta de uma educação moral e cívica. “Sem elas (as disciplinas), as questões particulares ficam dependendo de orientações da tv, até de um próprio traficante, justamente por não ter essa instrução na escola”, defendeu o presidente.

De acordo com Costa, a ECM e OSPB são importantes para refletir sobre a forma com que as pessoas participam na sociedade e tratam o próximo. “Isso trará um norte de como o jovem irá direcionar sua vida de forma ordeira, de forma com que possa transmitir a empatia, também ser pessoas altruístas”, disse.

Ainda durante o discurso, o vereador relembrou a época em que estudou no Colégio Municipal Padre Luiz Palmeira, localizado na Avenida 7 de novembro, no centro do município. “Na minha vida, essas matérias foram fundamentais para o desenvolvimento do nosso caráter. Por isso, achei importante trazer essa discussão a esta Casa para solicitar o retorno“, comentou o parlamentar.

“Essas matérias nos ensinaram muita coisa. Nos ensinaram a ser altruístas, ter empatia, ajudar o próximo, respeitar os símbolos, a pátria, a autoridade, procurar um caminho de paz. Na minha concepção foi importante na minha formação de hoje. Como foi bom para mim, acredito que seja muito bom para outras pessoas”, completou Eri.