Câmara aprova indicação para instalação de câmeras de monitoramento nos bairros de Simões Filho

O plenário da Câmara aprovou por unanimidade na 24ª sessão desta terça-feira (17), a indicação nº 156/2019, que solicita ao Executivo a instalação de câmeras de monitoramento nos bairros de Simões Filho. No mesmo dia, os vereadores também aprovaram um Projeto de Lei e demais indicações de autoria dos edis, em sessão repleta de um grande público presente e pontuada por momentos de tensão e bate-boca.

A indicação, de autoria do vereador Jailson ‘Jajai’ (PP), prevê a implantação de equipamentos de monitoramento de segurança no registro dos acessos das vias públicas nos bairros da cidade para coibir situações de violência e prevenir ocorrências. A proposta foi amplamente discutida pelos demais edis.

De acordo com Jajai, a situação de violência e a sensação de insegurança justificam a instalação de câmeras de monitoramento nos bairros da cidade.

“A proposta é instalar câmeras nos bairros para inibir a ação de práticas delituosas e apurar os delitos praticados nas comunidades”, comenta o parlamentar na justificativa da indicação. “Vale ressaltar que projeto similar já foi implantado em outros municípios, contando com amplo apoio da população”, acrescentou.

O Projeto de Lei (PL) nº 021/2019, de autoria conjunta dos vereadores Arnoldo Simões (PRB), Canjirana (PSL), Del (SD), Manoel Carteiro (PSB), Elimário Lima (PSDB), Luciano Almeida (MDB) e Alfredo Assis (PP), que declara a Bíblia, o Culto e a Cultura Evangélica com suas manifestações artístico-sociais como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Simões Filho-BA e dá outras providências, foi apreciado em primeira discussão e votação e aprovado por unanimidade na sessão desta terça.

“A Bíblia consiste em ser uma bússola na vida do homem para cumprir a vontade de Deus. É um dos livros mais publicados em toda a história da humanidade e já foi publicado em vários idiomas. Foi o terceiro livro mais impresso e se tornou best-seller. Declarar a Bíblia e a expressão de culto como patrimônio cultural representa a preservação do livro sagrado e da liberdade de consciência e de crença na vida do povo”, ressaltou Arnoldo.

Indicações

Na mesma sessão, o Legislativo também aprovou as indicações dos vereadores Everton Paim (PSD), Deni da Metalúrgica (PSD), Genivaldo Lima (DEM), Manoel Almeida ‘Neco’ (PSD), Orlando de Amadeu (PSDB), Cleiton Bolly Bolly (SD) e Adailton Caçambeiro (PRP).

Outra proposição de destaque aprovada por unanimidade foi à indicação nº 154/2019, de autoria do vereador Orlando de Amadeu (PSDB), que solicita ao Executivo a implantação de hidrantes na Rua Rui Barbosa, na Praça da Bíblia e na Avenida Elmo Serejo Farias, na Praça do CIA I.

“Nós temos observado que têm ocorrido incêndios em prédios públicos e privados, como ocorreu recentemente um incêndio em uma fábrica de colchão. Nós temos que ter um local, um reservatório para armazenar água da chuva e um ponto de hidrante para ser usado no combate a incêndios”, argumentou Orlando.

Através de indicação nº 144/2019, aprovada por unanimidade, o vereador Everton Paim (PSD) sugere o nome do Sr. Roberto Marques da Silva para receber o título de Cidadão Simõesfilhense.

A Indicação nº 145/2019, de autoria do vereador Deni da Metalúrgica (PSD), que solicita ao Executivo a requalificação do campo de futebol, localizado na Rua do Arco Verde, quadra II, no bairro CIA 2, foi aprovada por unanimidade.

O nome do Sr. José Rodrigues Nunes foi sugerido através de indicação nº 153/2019, de autoria do vereador Manoel Almeida ‘Neco’ (PSD), para receber o título de Cidadão Simõesfilhense.

A pavimentação e saneamento básico na localidade de Fazenda Nova, no bairro da Pitanguinha, solicitados através da nº 152/2019, de autoria do vereador Genivaldo Lima (DEM), foi aprovada por unanimidade.

O título de Cidadão Simõesfilhense também será concedido ao Sr. Rupiara Costa, a partir da indicação nº 155/2019, de autoria vereador Cleiton Bolly Bolly (SD), aprovada por unanimidade.

Por fim, também foi aprovada por unanimidade a indicação nº 157/2019, de autoria do vereador Adailton Caçambeiro (PRP), que solicita ao Executivo a instalação de bicicletários em todos os prédios públicos municipais.

Na oportunidade, o presidente da Comissão de Finanças, vereador Canjirana (PSL), lembrou aos vereadores sobre a apresentação de propostas de emendas para o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA 2020). A LOA será incluída como única matéria em pauta a ser apreciada em primeira e segunda votação em duas sessões ordinárias, a primeira prevista para o dia 24 de setembro e a outra para o dia 1º de outubro, no plenário da Câmara, quando as emendas já estiverem analisadas. 

Confira as fotos da 24ª Sessão Ordinária

 

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho (Ascom CMSF)

Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932)

Crédito da foto: Dan Coutinho

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*