Câmara aprova indicação para instalação de câmeras de monitoramento nos bairros de Simões Filho

O plenário da Câmara aprovou por unanimidade na 24ª sessão desta terça-feira (17), a indicação nº 156/2019, que solicita ao Executivo a instalação de câmeras de monitoramento nos bairros de Simões Filho. No mesmo dia, os vereadores também aprovaram um Projeto de Lei e demais indicações de autoria dos edis, em sessão repleta de um grande público presente e pontuada por momentos de tensão e bate-boca.

A indicação, de autoria do vereador Jailson ‘Jajai’ (PP), prevê a implantação de equipamentos de monitoramento de segurança no registro dos acessos das vias públicas nos bairros da cidade para coibir situações de violência e prevenir ocorrências. A proposta foi amplamente discutida pelos demais edis.

De acordo com Jajai, a situação de violência e a sensação de insegurança justificam a instalação de câmeras de monitoramento nos bairros da cidade.

“A proposta é instalar câmeras nos bairros para inibir a ação de práticas delituosas e apurar os delitos praticados nas comunidades”, comenta o parlamentar na justificativa da indicação. “Vale ressaltar que projeto similar já foi implantado em outros municípios, contando com amplo apoio da população”, acrescentou.

O Projeto de Lei (PL) nº 021/2019, de autoria conjunta dos vereadores Arnoldo Simões (PRB), Canjirana (PSL), Del (SD), Manoel Carteiro (PSB), Elimário Lima (PSDB), Luciano Almeida (MDB) e Alfredo Assis (PP), que declara a Bíblia, o Culto e a Cultura Evangélica com suas manifestações artístico-sociais como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Simões Filho-BA e dá outras providências, foi apreciado em primeira discussão e votação e aprovado por unanimidade na sessão desta terça.

“A Bíblia consiste em ser uma bússola na vida do homem para cumprir a vontade de Deus. É um dos livros mais publicados em toda a história da humanidade e já foi publicado em vários idiomas. Foi o terceiro livro mais impresso e se tornou best-seller. Declarar a Bíblia e a expressão de culto como patrimônio cultural representa a preservação do livro sagrado e da liberdade de consciência e de crença na vida do povo”, ressaltou Arnoldo.

Indicações

Na mesma sessão, o Legislativo também aprovou as indicações dos vereadores Everton Paim (PSD), Deni da Metalúrgica (PSD), Genivaldo Lima (DEM), Manoel Almeida ‘Neco’ (PSD), Orlando de Amadeu (PSDB), Cleiton Bolly Bolly (SD) e Adailton Caçambeiro (PRP).

Outra proposição de destaque aprovada por unanimidade foi à indicação nº 154/2019, de autoria do vereador Orlando de Amadeu (PSDB), que solicita ao Executivo a implantação de hidrantes na Rua Rui Barbosa, na Praça da Bíblia e na Avenida Elmo Serejo Farias, na Praça do CIA I.

“Nós temos observado que têm ocorrido incêndios em prédios públicos e privados, como ocorreu recentemente um incêndio em uma fábrica de colchão. Nós temos que ter um local, um reservatório para armazenar água da chuva e um ponto de hidrante para ser usado no combate a incêndios”, argumentou Orlando.

Através de indicação nº 144/2019, aprovada por unanimidade, o vereador Everton Paim (PSD) sugere o nome do Sr. Roberto Marques da Silva para receber o título de Cidadão Simõesfilhense.

A Indicação nº 145/2019, de autoria do vereador Deni da Metalúrgica (PSD), que solicita ao Executivo a requalificação do campo de futebol, localizado na Rua do Arco Verde, quadra II, no bairro CIA 2, foi aprovada por unanimidade.

O nome do Sr. José Rodrigues Nunes foi sugerido através de indicação nº 153/2019, de autoria do vereador Manoel Almeida ‘Neco’ (PSD), para receber o título de Cidadão Simõesfilhense.

A pavimentação e saneamento básico na localidade de Fazenda Nova, no bairro da Pitanguinha, solicitados através da nº 152/2019, de autoria do vereador Genivaldo Lima (DEM), foi aprovada por unanimidade.

O título de Cidadão Simõesfilhense também será concedido ao Sr. Rupiara Costa, a partir da indicação nº 155/2019, de autoria vereador Cleiton Bolly Bolly (SD), aprovada por unanimidade.

Por fim, também foi aprovada por unanimidade a indicação nº 157/2019, de autoria do vereador Adailton Caçambeiro (PRP), que solicita ao Executivo a instalação de bicicletários em todos os prédios públicos municipais.

Na oportunidade, o presidente da Comissão de Finanças, vereador Canjirana (PSL), lembrou aos vereadores sobre a apresentação de propostas de emendas para o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA 2020). A LOA será incluída como única matéria em pauta a ser apreciada em primeira e segunda votação em duas sessões ordinárias, a primeira prevista para o dia 24 de setembro e a outra para o dia 1º de outubro, no plenário da Câmara, quando as emendas já estiverem analisadas.

Confira as fotos da 24ª Sessão Ordinária

Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932)

Crédito da foto: Dan Coutinho

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.