Vereadores presenciam inauguração da nova Unidade de Saúde no bairro Ponto Parada em ato diferenciado por conta da pandemia do Coronavírus

Um antigo desejo da comunidade do Ponto Parada tornou-se realidade na tarde desta quarta-feira (15), com a entrega da nova Unidade de Saúde da Família (USF) – João Costa dos Santos, localizada na Rua Vale das Fontes, no bairro. Como estabelece a Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e os decretos municipais, para que não houvesse aglomerações, a solenidade de inauguração através de transmissão ao vivo pela Live por meio das redes sociais não foi aberta ao público e contou somente com a presença de autoridades do Executivo, do Legislativo e profissionais de saúde devido as restrições impostas pela pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Autoridades estaduais e municipais

A Câmara de Vereadores se fez representada pelo presidente da Casa, vereador Orlando de Amadeu (PSDB) e os vereadores Arnoldo Simões (Republicanos), presidente da Comissão de Saúde do Legislativo, Cleiton Bolly Bolly (MDB), Del (PSC), Eri Costa (MDB), Luciano Almeida (MDB) e Manoel Carteiro (Republicanos) durante a entrega das novas instalações da Unidade de Saúde da Família, em solenidade concorrida realizada nesta quarta.

Presentes na solenidade de entrega, o prefeito Diógenes Tolentino, a primeira-dama e deputada estadual Kátia Oliveira, o vice-prefeito Sid Serra, a Secretária de Saúde, Iridan Brasileiro, demais secretários municipais, profissionais e servidores da saúde.

Ato de descerramento da fita de inauguração

No início do evento, os vereadores Cleiton Bolly Bolly e Eri Costa acompanharam o ato ao lado do prefeito, da primeira-dama e deputada Kátia Oliveira, do vice-prefeito Sid Serra, da secretária de Saúde, Iridan Brasileiro, profissionais de saúde, familiares do homenageado ‘João Costa dos Santos’ e comunidade em geral no momento em que houve o corte da fita e o descerramento da placa de inauguração, marcando a entrega oficial do novo equipamento de saúde.

Durante o ato, o prefeito Diógenes Tolentino enfatizou que a estrutura oferecida pelo novo equipamento de saúde beneficia a população com mais conforto e agilidade nos atendimentos. Para o prefeito, a nova unidade representa um ganho para a comunidade.

“Essa nova Unidade de Saúde amplia os atendimentos e proporciona mais conforto, segurança e comodidade aos moradores da região. Os moradores nem acreditavam que isso fosse possível, mas eu disse seria feito, e hoje, estou entregando esta unidade e cumprindo mais esse compromisso com a comunidade. É importante falar que a USF atuará com três equipes de saúde da família e duas equipes da área bucal”, ressaltou o prefeito que, mesmo em meio às dificuldades, agradeceu o trabalho de parceria da Câmara de Vereadores, fundamental para a gestão municipal concretizar obras tanto na saúde como em outros setores.

Prefeito Diógenes Tolentino (No centro)

“Foi importante a Câmara, que autorizou a fazer o parcelamento da dívida e tomar todas as providências de ordem administrativa para que pudéssemos buscar o equilíbrio financeiro e, consequentemente, tornar o município com o nome limpo e credenciado a buscar investimentos para a cidade”, destacou Tolentino.

O presidente da Câmara, Orlando de Amadeu, enalteceu a importância da unidade que passa a beneficiar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade: “É a realização do trabalho pela saúde da comunidade”, disse o mandatário do Legislativo que não deixou de reforçar para a população a necessidade de prevenção e cuidado em evitar o risco de contaminação pela Covid-19: “que as pessoas, se forem pra rua, use máscara e vamos evitar a aglomeração. Todos contra o Coronavírus!”.

Secretária de Saúde, Iridan Brasileiro (À dir.)

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Iridan Brasileiro, a requalificação do espaço garante um ambiente moderno e humanizado com melhores condições de trabalho, trazendo mais qualidade no acolhimento dos pacientes.

“Mais uma Unidade de Saúde chega para fortalecer a rede de atenção da nossa cidade. Além de uma ampla estrutura moderna e totalmente equipada, a Unidade é a primeira com prontuário eletrônico. A USF conta com equipes especializadas, que desenvolverão importantes atividades de prevenção, acompanhamento e promoção da saúde”, descreveu a titular da pasta da saúde.

Representantes da comunidade do Ponto Parada, os vereadores Cleiton Bolly Bolly, Eri Costa e Luciano Almeida destacaram o planejamento do trabalho executado pela administração municipal e o zelo da gestão para com a coisa pública em todos os setores, principalmente, no cuidado da saúde da população simõesfilhense.

Para o vereador Bolly Bolly, essa é mais uma conquista para o povo da cidade e reforçou que a Câmara tem trabalhado a finco, sempre para melhorar a vida dos munícipes.

Vereador Cleiton Bolly Bolly (MDB)

“Estamos entregando uma unidade novíssima para toda a população de Simões Filho. Esta é uma unidade de referência, assim como as demais da cidade, que vão trazer diversos benefícios em prol da saúde da nossa cidade. A Câmara Municipal de Simões Filho tem um papel importante em todos os segmentos. Nós sabemos que todos os projetos que são executados dentro da cidade de Simões Filho passam pelo Legislativo. A Câmara tem um papel fundamental no avanço da cidade de Simões Filho. Nós sabemos que a saúde é setor principal, além de todas as outras áreas, dentre elas, a educação, a segurança, o esporte e lazer, a cultura e o empreendedorismo na questão do turismo na cidade, que é um foco muito importante. Este é um trabalho de transparência em prol da sociedade simõesfilhense”, afirmou o vereador, que deixou recado para a conscientização da população em seguir os protocolos de prevenção a fim de evitar o risco de contágio, transmissão e proliferação pelo Coronavírus. “Se for sair de casa, use máscara e não esqueça de lavar suas mãos com água e sabão”, alertou.

Durante a solenidade, o vereador Luciano Almeida mencionou que a nova unidade de saúde atende uma antiga reivindicação dos moradores do bairro pela preocupação permanente com a saúde da comunidade.

Vereador Luciano Almeida (MDB) (À dir.)

“Esse posto irá beneficiar aproximadamente 12 mil famílias do bairro Ponto Parada. Pra mim, é um motivo de muita alegria. Esta é uma reivindicação antiga de muitos e muitos anos. Quero agradecer a Câmara Municipal, pois esse é um trabalho em conjunto, Câmara Municipal, prefeito da cidade e a Secretaria Municipal de Saúde, os agentes de saúde e os funcionários que vão estar aqui atendendo essas famílias”, disse Luciano.

Visivelmente emocionado com a homenagem em lembrança ao seu pai João Costa dos Santos, que dá nome a nova unidade de saúde, o vereador Eri Costa ressaltou que o equipamento está pronto para amparar e garantir o atendimento da rede de atenção básica à comunidade e enalteceu o trabalho do Legislativo Municipal junto ao Executivo pelo bem da saúde da população.

Vereador Eri Costa (MDB)

“Agradeço a Deus por este momento, mesmo no momento em que estamos enfrentando uma pandemia, e nada mais justo do que homenagear uma pessoa que na década de 80, 70 foi um grande combatente da pandemia chamada ‘Malária’, tanto é que o meu pai, João Costa dos Santos, era conhecido como ‘João da Malária’. Agradeço também ao prefeito que, mesmo apesar de todas as dificuldades, ainda consegue inaugurar um posto dessa magnitude. Eu agradeço a todos por este prestigio de ter o nome do meu pai homenageado. A Câmara tem aprovado os projetos de relevância para o município e não tem colocado obstáculos naquilo que é importante para os munícipes. A Câmara segue no passo no sentido de melhorar e reconstruir esta cidade”, disse.

Reconhecimento

O nome da unidade de saúde “João Costa dos Santos”, na Rua das Fontes, no bairro Ponto Parada foi denominado a partir de um Projeto de Lei nº 011/2019, de autoria do vereador Adailton Caçambeiro (PRP), aprovado pelos edis no plenário da Casa Legislativa.

Segundo a justificativa defendida pelo autor do projeto, a denominação foi motivada pela ativa participação do Senhor João Costa dos Santos na luta em defesa da saúde no município por  entender oportuno dedicar uma homenagem ao pai do vereador Eri Costa (DEM) pelo exercício desse engajamento.

“Este projeto foi uma sugestão de diversas pessoas que conheceram o homenageado, inclusive amigos e familiares, em reconhecimento à sua história de vida digna e honesta. Ele é embasado nas atividades profissionais e pessoais do homenageado, o que justifica que seja colocado seu nome no Posto de Saúde localizado na Rua das Fontes, no bairro Ponto Parada, neste município”, destacou Caçambeiro.

João Costa dos Santos, conhecido como ‘João da Malária’, nasceu em Santo Amaro da Purificação, no dia 21 de junho de 1927. Ainda jovem, chegou nesta cidade, quando ainda era o distrito Água Comprida, local em que se estabeleceu e formou sua família, casando-se com a senhora Eutímia Teixeira Barbosa e gerando dessa união 13 filhos.

Placa destacada na entrada da USF

Ingressou no serviço público como funcionário do Ministério da Saúde para combater a Malária, doença que se agravou naquela época, não só na cidade, como no país inteiro, transmitida pela picada de um mosquito. Trabalhou incansavelmente por diversos anos, conseguindo, desta forma, erradicar a mesma e, por conta disso, ficou conhecido pelo mesmo apelido: ‘João da Malária’.

Ao ver a dimensão da situação da saúde no município, resolveu levar o seu trabalho para outras localidades como Maragogipe, Itaberaba, Candeias, São Francisco do Conde, Salvador e outras.

Na época da ditadura militar, Sr. João foi candidato a vereador pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), sendo forçado a renunciar sua candidatura em razão de ser funcionário público e não poder ser contra o governo.

Estrutura

A nova Unidade de Saúde da Família (USF) – João Costa dos Santos conta com 3 equipes de estratégia de Saúde da Família e 2 equipes de Saúde Bucal, composta por médicos, enfermeiros, cirurgiões dentistas, técnicos de enfermagem, vigilantes, higienizadores, recepcionistas, auxiliares de saúde dentária (ASD) e outros profissionais do setor para garantir o atendimento da rede de atenção básica.

Fachada da nova Unidade de Saúde

A USF amplia a cobertura do Programa Saúde da Família (PSF) com atendimento de saúde com os seguintes serviços: vacinação, triagem, testes rápidos, curativos, consultas, extrações e outros, promovendo maior comodidade aos moradores, beneficiando cerca de 12 mil pessoas.

A nova unidade conta com modernas instalações totalmente adaptadas para Pessoa com Deficiência (PCD), dispõe de recepção, consultórios médicos e odontológicos, sala de curativos, sala de vacina e de reunião, sanitários, copa, farmácia e depósito.

Todos contra o Coronavírus

Em meio a pandemia, o recomendado é que não haja aglomerações. Só saia de casa, se realmente tiver necessidade. O uso de máscaras e a higienização das mãos, casas e local de trabalho é de suma importância para conter o contágio, transmissão e proliferação da Covid-19. Cuide da sua saúde e proteja as pessoas que convivem com você. A Câmara está fazendo a parte dela e você tem que fazer a sua!

 

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho (Ascom CMSF)

Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932)

Crédito da Foto: Rafael Santana