Vereadores manifestam preocupação com aumento de casos de Coronavírus na Bahia

A preocupação quanto ao aumento significativo do número de casos de Coronavírus (Covid-19) na Bahia marcou as discussões entre os vereadores durante a 64ª Sessão Ordinária da Câmara realizada na terça-feira, 24. A apreensão demonstrada pelos parlamentares se dá, principalmente, em razão do avanço da doença pelo Estado.

Os números se tornam ainda mais preocupantes quando se observa a curva de crescimento da Covid-19 com novos casos confirmados de pessoas contaminadas pela doença nas cidades do  interior do Estado e da Região Metropolitana, entre elas, Simões Filho, onde deixam os vereadores em situação de alerta.

Atento aos impactos causados pela pandemia, o líder do governo, vereador Neco Almeida (DEM), durante sua intervenção em Questão de Ordem, demonstrou preocupação com o crescimento dos números de infectados pelo Coronavírus que afeta a saúde da população, sobretudo, na cidade de Simões Filho, e reforçou a necessidade de ações e medidas para evitar a proliferação da Covid-19 no município onde, segundo o edil, registrou 1.938 casos confirmados, 1.588 casos recuperados, 4.129 casos descartados e 66 óbitos, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado na última sexta-feira, 22, pela Secretaria Municipal de Saúde.

Vereador Neco Almeida (DEM)

“Quero aqui chamar atenção que a Bahia, de novo, tem sido ameaçada por esse Covid-19. Nossa cidade não é diferente, nós temos que nos prevenir para que esta fase crítica que ora tem ameaçado a nossa cidade e a nossa Bahia não traga transtornos para a saúde das pessoas, haja vista que a cidade de Feira de Santana encontra-se hoje com 90% de leitos ocupados e a cidade de Itabuna com 100% de leitos ocupados. Nós temos que nos prevenir e nos preocupar em conscientizar as pessoas para que não tenhamos de novo essa crise, essa curva que vem a crescer na cidade de Simões Filho, que pode afetar não só a saúde, mas também o desenvolvimento do comércio local. Precisamos trabalhar no sentido de evitar que tenhamos uma crise como tivemos nos meses anteriores”, ressaltou Neco.

Por outro lado, as aglomerações e o descumprimento de distanciamento social foram relatados por Neco que, assim como os demais parlamentares, se disse preocupado com o avanço do Coronavírus e afirmou que todos devem fazer sua parte, não dependendo apenas do poder público no enfrentamento e combate à doença.

“Eu faço um apelo para que juntos possamos fazer uma campanha para conscientizar as pessoas para que fiquem em casa, se possível for, mais uma vez, para que possamos evitar essa curva crescente”, conclamou.

Na mesma linha, o presidente da Câmara, Orlando de Amadeu (PSDB), também manifestou a preocupação demonstrada por todos os edis e defendeu a necessidade de reforçar as ações e medidas de segurança sanitária visando proteger, acima de tudo, a saúde da população.

Vereador Orlando de Amadeu (PSDB)

“Todos os vereadores estão preocupados com essa situação crescente, quando nós esperávamos que a Covid fosse dar uma reduzida, mas a gente percebe que não só aqui em Simões Filho, mas no mundo inteiro tem aumentado o número de casos. A gente tem que estar preocupado”, disse o presidente. “Com certeza, a Prefeitura pensa em fazer novas barreiras sanitárias na cidade, até para poder combater essa praga que tem afetado todo o Brasil e todo o mundo. Mas, nós estamos sim atentos. A Secretaria de Saúde já está se preparando para tomar algumas ações e nós vereadores, juntos, também iremos dar esse apoio total para que a gestão possa fazer esse combate ao Coronavírus”, informou.

Vale reforçar que a Câmara tem adotado todas as providências para que sejam asseguradas as medidas de segurança sanitária para evitar a aglomeração de pessoas e o risco de contágio, transmissão e proliferação do Coronavírus no sentido de preservar à saúde dos vereadores, assessores e servidores durante a realização das sessões ordinárias e extraordinárias, bem como os trabalhos dos setores administrativos da Casa Legislativa.

Com o aumento do número de infectados pela Covid-19 na Bahia, o município de Simões Filho também entra em alerta e o cenário da doença segue preocupando.

Nas últimas 24 horas, seis novos casos foram registrados na cidade, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado na terça-feira, 24, pela Secretaria de Saúde sobre a pandemia do Coronavírus. Até o momento, os dados apontam que o município contabiliza 1.956 casos confirmados, 1.606 casos recuperados, 4.222 casos suspeitos e descartados, sendo que 28 aguardam resultado do exame e 66 óbitos. Neste sentido, os edis reforçam a adoção de ações e medidas no município para prevenção, enfrentamento e combate ao Coronavírus a fim de evitar que novos casos da Covid-19 sejam registrados na cidade.

Confira os números da Covid-19 no município:

Aratu (27), CIA I (305), CIA II (129), Centro (233), Coroa da Lagoa (46), Cova da Gia (04), Cristo Rei (52), Cotegipe (19), Dandá (02), Engenho Novo (14), Estrada de Candeias (36), Eucalipto (60), Góes Calmon (20), Guerreiro (02), Ilha de São João (43), Jardim Renatão (11), KM 25 (144), Km 30 (84), Loteamento São Miguel (09), Mapele (44), Palmares (27), Pitanga de Palmares (07), Parque Continental (46), Paulo Souto (02), Pitanguinha (162), Ponto Parada (203), Quilombo Rio dos Macacos (10), Santa Luzia (02), Santa Rosa (11), Santo Antônio do Rio das Pedras (39), São José (03), Simões Filho I (91), Vida Nova (72). No total de casos confirmados até o momento são: 902 homens e 1.054 mulheres.

Em caso de sintomas como febre e dificuldades respiratórias, o munícipe deve procurar uma emergência de saúde e acionar a Coordenação de Vigilância e Proteção à Saúde (CVPS). Mais informações, pelos números (71) 3296-1704 e (71) 998546-5909.

Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932) com informações da Ascom PMSF

Crédito da Foto: Rafael Santana