Vereadores iniciam período legislativo de 2020 em primeira Sessão Ordinária nesta terça-feira (3)

Após o recesso do Legislativo Municipal, conforme o Regimento Interno da Câmara e a Lei Orgânica do Município (LOM), os vereadores retomam as Sessões Ordinárias de 2020 realizadas todas as terças-feiras pela manhã, a partir das 9h, no plenário Walter Jorge dos Santos.

O terceiro período legislativo de 2019, referenciado de fevereiro a dezembro, foi de muito trabalho para os edis que, além do trabalho constante e ininterrupto como legítimos representantes da população, participaram de sessões ordinárias, sessões solenes, além de audiências públicas e reuniões de Comissões com diversos segmentos da sociedade.

Vereadores em Sessão Ordinária de 2019

No tocante ao processo legislativo propriamente dito, foram apreciados pelos vereadores Projeto de Lei complementar, Projetos de Leis ordinárias, pedidos de urgência, Projetos de Resoluções Legislativas, Requerimentos legislativos, indicações dos vereadores e moções de pesar.

Na análise e apreciação dos Projetos de Leis, Projetos de Resoluções e Requerimentos, é necessária a elaboração de pareceres técnicos e das Comissões Permanentes formadas pelos vereadores.

Mais um ano à frente da gestão como presidente do Parlamento Municipal, Orlando de Amadeu (PSDB), agradece o apoio dos demais edis e ressaltou que o início dos trabalhos desta Casa traz um sentimento de esperança ao povo simõesfilhense, em ter um parlamento atuante, presente, que legisla em favor de todos, defendendo a todo o momento os mais necessitados e que estão por qualquer razão à margem da sociedade.

“É com muita alegria que recebemos a todos vocês para iniciar mais um ano legislativo neste novo ano de 2020. Temos nos esforçado para representar bem o povo dessa cidade e, com a graça de Deus, estamos cumprindo essa missão que é, ao mesmo tempo, um desafio e uma honra. Iniciamos o novo ano com a Câmara em dia e apta a continuar desempenhando seu papel, que é fiscalizar as ações do Executivo Municipal e lutar por soluções e melhorias para a cidade e o bem-estar da população”, expressou.

Perspectivas para o novo período legislativo

O que se percebe é que o ano de 2020 será de grande atividade legislativa, já que, normalmente, o período exige mais empenho não só dos vereadores, como também do Executivo Municipal, em vista das questões de programação orçamentária e das atividades de fechamento e controle das finanças municipais.

Mesmo em ano eleitoral, o mandatário do parlamento municipal garantiu que a Câmara vai manter o mesmo ritmo de trabalho que teve no ano de 2019 na atual legislatura e as matérias relevantes serão apreciadas pela Casa Legislativa.

“Estamos em ano de eleição municipal e nós temos o dever de conciliar para que Simões Filho não seja prejudicada com a campanha eleitoral. Todos nós fazemos políticas dentro e fora da Câmara e isso faz parte do processo, mas tenho certeza que a Câmara continuará trabalhando forte e o período eleitoral não deve interferir nas atividades parlamentares. Acredito que todos são conscientes do seu papel e vamos manter as discussões e as atividades inerentes ao parlamento com muita qualidade. Nosso compromisso com a população vai até o dia 31 de dezembro de 2020 e o trabalho desta Casa não vai ter interferências, mesmo com o período eleitoral”, informou.

 

Trechos da mensagem do presidente da Câmara, Orlando de Amadeu, destinada aos vereadores e a população simõesfilhense:

 

A expectativa e os desafios para este ano de 2020 é o aumento da produtividade legislativa em comparação ao ano de 2019. O primeiro ano foi desafiador. A Câmara Municipal se consolidou como base dos debates necessários para o fortalecimento da nossa cidade, aumentar ainda mais a eficiência e qualidade dos trabalhos e continuar fomentando a participação das pessoas nas ações do Legislativo, pois somente com a participação da população e disposição ao diálogo terá condições de atravessar os desafios que estão postos e criar uma cidade mais fortalecida, estruturada e preparada para superar quaisquer dificuldades.

Em 2020, a Câmara fará sua parte, agindo novamente com compromisso e respeito à democracia aos que lutam pelos seus direitos, fazendo tudo com muita boa vontade e valorizando cada vez mais aqueles que depositaram em nós a confiança.

Desejo aos demais vereadores membros da Mesa Diretora sucesso e muito trabalho e que, de forma coletiva, possam realizar ações voltadas para a Câmara Municipal e para o povo da nossa querida e amada cidade.

Aos vereadores de Simões Filho, sejam os da base do governo e os da oposição, deixo a minha mensagem a ambas as bancadas. Sejamos compreensivos e solidários as soluções que beneficiem o nosso município e aos servidores que desempenhem com dedicação e zelo as suas funções. Destaco a importância da democracia, permitindo o debate, o qual deve ser feito com respeito e dignidade, buscando sempre o melhor para a população e para a cidade.

Os Vereadores estão empenhados em trabalhar pelo desenvolvimento do Município independentemente de bandeira ou cor partidária. Vou administrar a Câmara ouvindo sempre os pares, valorizando os servidores e dividindo responsabilidades, pois é somando esforços que vencemos desafios. Temos muito trabalho pela frente. De mãos dadas e olhos voltados para o bem do município é que conseguiremos dar conta do serviço e honrar cada munícipe. Este é o nosso compromisso com a cidade e com as pessoas que aqui vivem.

Estamos em ano de eleição municipal e nós temos o dever de conciliar para que Simões Filho não seja prejudicada com a campanha eleitoral. Todos nós fazemos políticas dentro e fora da Câmara e isso faz parte do processo, mas tenho certeza que a Câmara continuará trabalhando forte e o período eleitoral não deve interferir nas atividades parlamentares.

O parlamento municipal vai manter o mesmo ritmo de trabalho que teve no ano de 2019 na atual legislatura e as matérias relevantes serão apreciadas pela Casa Legislativa.

Acredito que todos são conscientes do seu papel e vamos manter as discussões e as atividades inerentes ao parlamento com muita qualidade. Nosso compromisso com a população vai até o dia 31 de dezembro de 2020 e o trabalho desta Casa não vai ter interferências, mesmo com o período eleitoral.

Para exercer a contento o papel de representantes do povo, nós vereadores devemos ter a responsabilidade e o compromisso para apreciação e votação de matérias de interesse da população.

Destaco que a parceria entre os Poderes é necessária para o andamento das pautas em favor da nossa amada Simões Filho. Não existe mágica para fazer a cidade se desenvolver. Existe trabalho e o trabalho não para!!! Ao que compete ao Legislativo, trabalharemos de forma atuante na aprovação de projetos de lei e indicações para beneficiar o nosso povo e a nossa cidade.

A Câmara de Simões Filho tem um papel importantíssimo na vida do município, já que somos nós, os vereadores, que estamos mais próximos dos munícipes dessa cidade, ouvindo suas queixas, percebendo seus problemas e encaminhando as soluções.

Espero que em 2020 nós possamos continuar cumprindo nosso papel com transparência, com independência e espírito democrático com diálogo aberto com o Executivo e com o nosso povo, que é o nosso principal e maior objetivo. A relação entre Câmara e Prefeitura é baseada na harmonia e no mesmo olhar, somando esforços para fortalecer as parcerias entre o Legislativo e Executivo para melhorar a qualidade de vida da nossa Boa Gente da Boa Terra.

 

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho (Ascom CMSF)

Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932)

Crédito da foto: Dan Coutinho