Vereadores indicam empresários da J. Macêdo para receberem Título de Cidadão Simõesfilhense

Vereadores na 29ª sessão ordinária

Em 28ª sessão ordinária da Câmara Municipal de terça-feira (15), os vereadores apresentaram através das indicações nºs 173/2019 e 174/2019, aprovadas por unanimidade, os nomes dos proprietários da empresa J. Macêdo para receberem Título de Cidadão Simõesfilhense, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados para o município.

Os vereadores indicaram os empresários da J. Macêdo, Roberto de Proença Macêdo e Amarílio de Proença Macêdo para receberem a maior honraria que o Legislativo pode conceder, que é o Título de Cidadão Simõesfilhense.

Para o vereador Everton Paim (PSD), a proposição é justificada por entenderque são empresários que prestam relevantes serviços ao município e acreditam no potencial econômico da cidade.

“Temos o prazer de reconhecer a história desses homens. É uma satisfação muito grande honrar pessoas que acreditam e investem na cidade. Nós temos que atrair as empresas para fortalecer a nossa cidade e quem ganha com isso é o município e o povo de Simões Filho”, disse.

O líder do governo, vereador Manoel Almeida ‘Neco’ (PSD), enalteceu a importância dos empresários da J. Macêdo para a cidade de Simões Filho. “Estão de parabéns. Essa indicação vem no sentido de valorizar pessoas importantes que contribuem para o nosso município”, mencionou Neco, que destacou os investimentos da J. Macêdo na qualidade dos alimentos produzidos pela empresa que gera emprego e renda. “São indicações como essa que engrandecem. Parabéns a todos os vereadores que contribuíram com esta indicação”, disse.

Ao falar dos indicados, o vereador Genivaldo Lima (DEM) também destacou os investimentos feitos pela J. Macêdo na cidade. “A empresa acredita em Simões Filho e no povo de Simões Filho. Os empresários da J. Macêdo muito contribuem com a nossa cidade. É uma empresa que merece o nosso aplauso e é um grupo que merece o nosso apoio”, enalteceu Genivaldo.

O vereador Canjirana (PSL) reconheceu o empenho dos donos da J.Macêdo na modernização da empresa e na empregabilidade no município, sem deixar de destacar a ideia de um projeto, também de sua autoria, que visa homenagear empresários que se destacam pelos serviços prestados na cidade. “Essas pessoas merecem, pois são empresários que geram emprego e renda”, disse.

Conforme o vereador Cleiton Bolly Bolly (SD), esse título é dedicado a duas pessoas importantes que ajudam no desenvolvimento do município. “São dois baluartes da atividade empresarial e duas pessoas que acreditam na cidade”, classificou Bolly.

Vereadores na 29ª sessão ordinária

O vereador Adailton Caçambeiro (PRP) justifica a aprovação do título pela responsabilidade dos dois empresários. “É um título merecido e é um reconhecimento”, resumiu.

O vereador Jailson ‘Jajai’ (PP) ressaltou que os empresários indicados para receber o Título de Cidadão Simõesfilhense merecem essa homenagem “por estarem a disposição da nossa cidade para ajudar a crescer e gerar emprego e renda para o nosso povo”, colocou Jajai.

Ao fazer referência aos homenageados, o vereador e presidente da Câmara, Orlando de Amadeu (PSDB), ressaltou a biografia e o currículo dos dois empresários detentores de uma grande trajetória de sucesso.

De acordo com o mandatário do Legislativo, os empresários da J. Macêdo são um dos que contribuem para a geração de emprego e renda em Simões Filho por acreditarem no potencial e no desenvolvimento do município.

“A J. Macêdo contribui para o bem da nossa cidade e é uma empresa que tem importantes serviços prestados no nosso município. Nada mais justo conceder um título de cidadão simõesfilhense para esses dois empresários que têm contribuído e muito com esta cidade”, destacou Orlando.

Para o líder da oposição, vereador Sandro Moreira (PSL), eles estão sendo homenageados pelo fato, segundo o edil, dos mesmos terem ultrapassado a linha do tempo enquanto que outras empresas saíram do município. “O que precisamos é intensificar essa aliança com os empresários para trazer eles para o nosso lado, fazendo valer a lei que estabelece um percentual de empregabilidade no nosso município. Agradecemos a Roberto e a Amarílio e que sejam bem vindos”, disse Sandro.

O objetivo da concessão do título de cidadão simõesfilhense é destacar pessoas com atuação relevante na cidade e com trabalho que contribuem para o desenvolvimento do município. O reconhecimento aos empresários, através das indicações nº 173/2019 e nº 174/2019, de autoria de todos os vereadores, foi aprovado por unanimidade em plenário na 28ª sessão.

O chefe do parlamento municipal, juntamente com os demais vereadores, participou recentemente de inauguração da nova fábrica de massas da empresa J.Macêdo, localizada no Centro Industrial de Aratu (CIA).

Uma das maiores fabricantes de alimentos do país, a nova fábrica de massas que moderniza também a fábrica de biscoitos e seu centro de distribuição, investiu R$ 220 milhões. O novo complexo industrial resultará no aumento da capacidade de produção que salta para 10,5 mil toneladas/mês no parque fabril. Além disso, a empresa quer gerar cerca de 850 empregos na Bahia e em 2017. Atualmente, são 700 empregos diretos e 1.400 empregos indiretos.

O complexo industrial ganhou modernas linhas italianas de alta produtividade, igualando-se em qualidade, desempenho e eficiência aos melhores produtores de massas e biscoitos do mundo, com capacidade média por linha de 4 mil quilos/hora. A empresa, que está celebrando 80 anos de êxito empresarial, é detentora de marcas como Dona Benta, Sol, Petybon, Brandini e Águia, entre outras.

Unidade fabril

A fábrica de biscoitos, que ampliou em 100% sua capacidade produtiva, ganhou um sistema economizador de energia térmica, que permite um consumo de gás 30% inferior aos fornos convencionais. Já a nova unidade de massas, tem capacidade instalada de 82,5 mil toneladas/ano, 120% maior que a produzida anteriormente na Bahia, permitindo assim atender à crescente demanda da região Nordeste por diferentes tipos de massas.

Nos últimos 5 anos, a J.Macêdo investiu cerca de R$ 350 milhões no estado, através da modernização do terminal de grãos, da ampliação e modernização do moinho de Salvador, localizado em frente ao terminal portuário, e agora com o complexo industrial na cidade de Simões Filho. A J.Macêdo está presente no Estado da Bahia há mais de meio século.

 

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho

Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932)

Crédito da foto: Dan Coutinho