Vereadores conferem lançamento de nova Plataforma Digital pelo Executivo Municipal que integra serviços de principais secretarias

O plenário da Câmara foi aberto na manhã desta sexta-feira (31), para o evento de apresentação do novo Sistema WEB para Contribuintes (SOLOS), intitulado de ‘Portal do Contribuinte’, lançado pela Prefeitura Municipal de Simões Filho, sob a coordenação da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz). Além da Sefaz, a nova plataforma digital integra um pacote de serviços públicos digitais de mais quatro secretarias, entre elas, Meio Ambiente (SEMMA), Desenvolvimento Urbano (Sedur), Ordem Pública (Semop) e Vigilância Sanitária – ligada a Secretaria de Saúde.

Autoridades do Executivo e do Legislativo

Presentes no lançamento do novo sistema, o presidente do Legislativo, Orlando de Amadeu (PSDB), os vereadores Adailton Caçambeiro (PSDB), Arnoldo Simões (Republicanos), Canjirana (PSL), o líder do governo, Neco Almeida (DEM), Manoel Carteiro (Republicanos) e Sandro Moreira (PSL), juntamente com o vice-prefeito Sid Serra, que representou o prefeito Diógenes Tolentino, o secretário de Fazenda, Carlos Roberto de Carvalho, e o novo secretário de Meio Ambiente (SEMMA), Alberto Souza da Silva, além de contadores e advogados presentes nas galerias do plenário, onde todos fizeram o uso obrigatório de máscaras, a higienização das mãos com álcool em gel e obedeceram a distância mínima de 1,5 (um e meio) metro entre os assentos, com o objetivo de evitar a aglomeração de pessoas e o risco de contágio, transmissão e proliferação do Coronavírus (Covid-19), em cumprimento aos protocolos de saúde e sanitários estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e os decretos municipais.

Diante da inovação, o presidente da Câmara, Orlando de Amadeu (PSDB), ressaltou que o novo sistema visa facilitar e agilizar o encaminhamento de demandas apresentadas pelos munícipes, sem a necessidade de deslocamentos e da circulação física de documentos, além de proporcionar maior segurança no andamento dos processos.

Presidente Orlando de Amadeu (PSDB)

“A gente via muitas pessoas, há anos atrás, reclamar da sua documentação que dava entrada e depois desaparecia, acabava a gestão e todos os processos da gestão desapareciam. Hoje, eu tenho certeza que esse sistema dará mais uma garantia a população de Simões Filho na sua documentação e nas solicitações que são feitas ao Poder Executivo e não vai ter ninguém vendendo dificuldade para encontrar facilidade”, comentou Orlando, que, inclusive, sugeriu para o sistema a disponibilização do carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em formato digital para impressão pelo contribuinte.

Representando o prefeito Diógenes Tolentino, o vice-prefeito Sid Serra, ressaltou que esta é nova ferramenta WEB que visa facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços ofertados pela Sefaz e diversas secretarias da gestão.

Vice-Prefeito, Sid Serra

“A Sefaz vem investindo em sistemas e equipamentos para que o município venha aumentar a sua arrecadação e, com esse direcionamento que vem sendo tomado mesmo no momento de pandemia, todo esse trabalho constante de responsabilidade fiscal e tributária são importantes para resultar em algo benéfico para a cidade. Esse sistema vai deixara a gestão muito mais eficiente no que diz respeito à arrecadação e ao controle e Simões Filho só tem a ganhar”, disse Sid, que também destacou os esforços do Executivo no combate e enfrentamento ao Coronavírus e na retomada da economia com a volta do funcionamento do comércio para superar a crise provocada pela pandemia da Covid-19.

De acordo com o que explicou o secretário Carlos Roberto de Carvalho, a plataforma administrada pela Sefaz integra os serviços de mais quatro secretarias municipais, entre elas, Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), Desenvolvimento Urbano (Sedur), Ordem Pública (Semop) e Vigilância Sanitária, esta última ligada a Secretaria de Saúde. O novo sistema será disponibilizado aos contribuintes a partir do dia 3 de agosto.

Secretário da Sefaz, Carlos Roberto de Carvalho

“A Prefeitura dá o pontapé inicial para a digitalização dos seus processos. É uma nova era, é um atendimento de ponta que nós estamos ambiciosamente querendo implantar, pois a preocupação da Prefeitura é de se inserir no mundo digital, pois o mundo digital está ai e a gente não pode fugir dessa realidade. A Sefaz está a cada dia se equipando para proporcionar conforto aos contribuintes”, garantiu.  “Inclusive, esse programa vai facilitar a vida dos contadores, porque nós vamos ter visibilidade de todas as empresas e todos os contribuintes na cidade”, comentou Roberto.

Conforme o novo secretário de Meio Ambiente, Alberto Souza da Silva, a ferramenta tem como objetivo principal tornar mais célere as respostas, não só da secretaria da Fazenda, como das demais secretarias que irão trabalhar em conjunto com a Sefaz nas solicitações dos contribuintes, como por exemplo, licenciamentos e recadastramento de IPTU, que segundo o titular da pasta, serão mais rápidos através da ferramenta.

Secretário de Meio Ambiente, Alberto Silva

“Essa ferramenta vai nos dar essa possibilidade e já está sendo usada em outros municípios onde já deu resultado e em Simões Filho esse sistema vai tornar mais céleres as respostas que serão de forma integrada para a melhoria da arrecadação do município”, acredita o secretário.

Apresentação do novo Portal do Contribuinte

 

Durante o lançamento, os parlamentares e os demais presentes conferiram os principais detalhes apresentados pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) que desenvolveu a plataforma WEB onde o cidadão poderá acessar a partir de qualquer dispositivo conectado à internet uma ferramenta simples, rápida e segura disponibilizada de forma gratuita que oferece um pacote de serviços digitais ofertados pela Sefaz e mais quatro secretarias, conforme  a necessidade do contribuinte, com melhor acesso, mais interação, facilidade, praticidade e agilidade nos processos administrativos, fiscais e tributários nesta era digital através de uma nova tecnologia que trabalha a serviço do município.

Líder do Governo, Neco Almeida (DEM)

Em relação ao novo sistema, o líder do governo, Neco Almeida, pontuou que a plataforma contribui para a gestão em termos de responsabilidade fiscal e de transparência na arrecadação e administração dos recursos públicos. “A preocupação é a questão fiscal e a transparência na arrecadação e, evidentemente, na aplicação do recurso”, pontuou Neco.

Para o vereador Canjirana, que, além de parlamentar, é contador por profissão, o uso do sistema é útil para os profissionais contadores que atendem empresas e demais contribuintes, mas espera facilidade e agilidade dos processos voltados ao atendimento das Pessoas Jurídicas.

Vereador Canjirana (PSL)

“O sistema é bom para o atendimento de empresas. O que eu espero do sistema é a agilidade do processo. Hoje, o processo de abertura de empresa facilitou muito com as ferramentas tecnológicas que nós temos, não só a nível federal, municipal, mas também as tecnologias de empresas privadas. O que a gente espera é agilidade no atendimento. A burocracia, apesar de ter melhorado, é ainda muito grande no sentido de você abrir uma empresa e baixar uma empresa. A gente espera que o sistema venha com essa facilidade de nos ajudar no processo de abertura, de operação e de extinção de empresas”, salientou Canjirana, que relatou o fechamento de mais de 700 mil empresas no Brasil em razão da pandemia.

Vereador Sandro Moreira (PSL)

Na visão do vereador Adailton Caçambeiro, a integração das secretarias neste novo e moderno sistema mostra que as pastas trabalham em conjunto por uma boa terra, juntamente com a participação de todos os munícipes. “O pensamento em transformação e crescimento do nosso município parte do coletivo”, filosofou Caçambeiro.

Em sua intervenção, o vereador Sandro Moreira destacou que o novo Portal do Contribuinte é dotado de uma tecnologia moderna a serviço da sociedade, que vai servir de modelo para outras administrações públicas de diversas partes do país.

“Esse trabalho com o Portal do Contribuinte é um trabalho de gestão de inteligência na construção desse projeto tipicamente baiano que vai superar várias fronteiras, chegando em outros Estados e em outros municípios do Brasil”, afirmou Sandro.

 

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho (Ascom CMSF)

Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932)

Crédito da Foto: Rafael Santana