Vereador Sandro Moreira indica criação do Projeto Musicoterapia nos leitos hospitalares do município

A Indicação de nº 317/2020, de autoria do vereador Sandro Moreira (PSL), que solicita ao Executivo a criação do Projeto Musicoterapia nos leitos hospitalares do município, foi aprovada na 64ª Sessão Ordinária de terça-feira, 24.

Vereador Sandro Moreira (PSL)

Conforme o parlamentar, a proposição se faz necessária, uma vez que “o projeto de musicoterapia é uma inovação em procedimentos de saúde estabelecidos como terapia. É um método tecnicamente recente, se comparadas às terapias convencionais. O tratamento consiste na composição de melodias, ritmos e batidas que, quando utilizados de forma correta, trazem enormes benefícios para a vida e para a auto-estima dos pacientes. A música tem um papel fundamental na saúde mental das pessoas. O musicoterapeuta usa a música como elementos de som, ritmo, melodia e harmonia para a reabilitação física, mental e social dos indivíduos ou grupos ao empregar instrumentos musicais, cantos e ruídos para tratar pessoas com distúrbios da fala e de audição ou com deficiência mental. Atua também na área de reabilitação motora no restabelecimento das funções de acidentados e dos convalescentes de acidentes vasculares cerebrais. O profissional auxilia estudantes com dificuldades de aprendizado e contribui para melhorar a qualidade de vida de idosos e pacientes de doenças crônicas. O papel da música é o de promover a reabilitação de dependentes químicos e a reintegração de menores infratores”.

“Nós, cotidianamente, buscamos interagir com a população, com os problemas que atingem o nosso povo e, consequentemente, identificando situações adversas, dentre elas, o cuidado que devemos ter com as pessoas que estão enfermas ou aqueles que estão ou que têm algum tipo de debilidade quando estão acamados ou hospitalizados. Com o cuidado de identificar essas questões, me surge a ideia de solicitar ao Executivo Municipal a implementação desse projeto de musicoterapia nos leitos hospitalares do nosso município para fortalecer efetivamente a recuperação dessas pessoas”, destacou Sandro a Indicação subscrita por todos os vereadores.

Crédito da Foto: Rafael Santana