Reunião entre Comissão de Transporte da Câmara e Comissão de Moradores discute impactos da retirada das linhas 822 e 872 que ligam Aratu, Ilha de São João, Mapele e adjacências

A Comissão de Transporte da Câmara se reuniu na manhã desta segunda-feira feira (11), no plenário da Casa, com a Comissão de Moradores formada por representantes dos bairros Aratu, Ilha de São João, Mapele, Santa Luzia, São Raimundo e adjacências para discutir reivindicações e os possíveis impactos decorrentes da retirada das linhas de transporte 822 e 872 pela empresa Expresso Metropolitano, além do descumprimento pela mesma dos horários disponibilizados pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).

O encontro contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), do presidente da Comissão de Transporte da Casa Legislativa, vereador Jailson ‘Jajai’ (PSC), do líder do governo, vereador Manoel Almeida ‘Neco’ (DEM), do vereador Manoel Carteiro (Republicanos), os representantes das localidades de Aratu, Ilha de São João, Mapele, Santa Luzia, São Raimundo e adjacências, além da Procuradoria Jurídica do Legislativo, representada pelos advogados Dr. Robson Cássio Pinheiro Pinto e Thaiane Larissa Brito da Hora.

Reunião entre as Comissões

A reunião foi conduzida pelo presidente Orlando de Amadeu (PSDB) e acompanhada pelo vereador Jailson ‘Jajai’ (PSC), que se propuseram junto com a Comissão de Moradores das respectivas localidades em intermediar o contato mediante envio de ofício à Agerba e a Expresso Metropolitano para realizar uma nova reunião com o diretor do órgão estadual e a empresa de transporte para saber o motivo da retirada das linhas e o que pode ser feito para solucionar o problema.

Conforme Domingos Ferreira, presidente da Comissão de Moradores formada por representantes dos bairros de Aratu, Ilha de São João, Mapele, Santa Luzia, São Raimundo e adjacências, comunidades prejudicadas pela retirada das linhas 822 que faz o roteiro Mapele x Aratu x Ilha de São João x Suburbana x Baixa do Fiscal x Calçada x São Joaquim e Comércio e da linha 872 que faz o roteiro Mapele x Aratu x Ilha de São João x Derba x  Estação Retiro, a Expresso Metropolitano, empresa responsável pelo transporte coletivo que trafega por essas localidades, retirou as linhas sem comunicar previamente à população, que já sente os impactos negativos e os transtornos a partir destas mudanças.

Em ofício encaminhado à Câmara no último dia 5 de maio, a Comissão de Moradores questiona “as ações arbitrárias da empresa Expresso Metropolitano, com relação as mudanças das linhas, além do descumprimento dos horários disponibilizados pela Agerba”.

“A gente já convive com este problema há muito tempo, mas o problema ficou pior agora no dia 15 para 16 de abril quando a Expresso Metropolitano tirou essas linhas de circulação. Eles não alegaram nada, só fizeram tirar a linha de circulação, como já é constante que eles fazem. Eles não têm nenhum compromisso com a comunidade de Mapele, Aratu, Ilha de São João, Cotegipe e Santa Luzia. Eles não dão comunicado nenhum a gente, só fez tirar a linha, tirou a linha e não comunicou nada à população dessas comunidades aqui citadas”, relatou Domingos, ao reforçar que esta luta pela permanência das linhas está sendo encampada pelos vereadores Manoel Carteiro, Elimário Lima (PSDB) e Laécio Valentim (Podemos).

As mudanças alteram as linhas e, de acordo o presidente da Comissão de Moradores, afetam cerca de 800 a 1000 usuários por mês das localidades que dependem do transporte público diariamente.

Comissões de Transporte e dos Moradores

De acordo com Domingos, a situação traz insatisfação para os usuários do transporte que estão sendo prejudicados com as medidas e defende uma solução real por parte da Agerba e da Expresso Metropolitano para resolver de alguma forma este problema.

“A solução é que eles tragam as linhas de volta para as pessoas que moram e trabalham na Baixa do Fiscal, na Calçada, em São Joaquim e no Comércio que não estão tendo transporte para se locomover e chegar até esses destinos”, defendeu Domingos, que comentou: “se a Expresso Metropolitano fizer um trabalho que venha ajudar a comunidade e que a comunidade fique satisfeita, eles podem continuar, agora, que faça um trabalho que deixe a comunidade satisfeita”.

Após ouvir durante a reunião os representantes dos bairros afetados, o presidente da Comissão de Transporte da Câmara, vereador Jailson ‘Jajai’ (PSC), informou que o colegiado decidiu encaminhar ofícios à Agerba e também à Expresso Metropolitano para agendar uma reunião a fim de acompanhar e intermediar uma possível solução para resolver o problema dessas linhas que, segundo o edil, foram retiradas pela empresa de transporte sem dar nenhuma satisfação para a comunidade dessas localidades.

“Nesta reunião, ficou acertado que vamos mandar ofícios para a Agerba e também para a Metropolitano para que possamos ter uma reunião e saber o motivo da retirada das linhas e a possibilidade de voltar as duas linhas que foram retiradas e resolver esse problema. Nós vamos acompanhar de perto para ver se serão cumpridos os acordos que ora possam ser abordados e confirmados com a empresa e com a Agerba e vamos lutar todos unidos porque eles [os moradores] merecem ter uma linha de qualidade. A Expresso Metropolitano vem maltratando o povo de Simões Filho e isso nós não vamos aceitar. Eu, enquanto presidente da Comissão de Transporte e como vereador, assim como todos os vereadores, não vamos aceitar. Ela [Expresso Metropolitano] tem que ter respeito com essas comunidades e com toda a comunidade de Simões Filho”, disse Jajai.

Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932)

Crédito da foto: Rafael Santana