Projeto que garante fila preferencial para portadores de fibromialgia é aprovado por vereadores

Foi aprovado, na 18ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (28), o projeto de lei de nº 006/2022, de autoria do presidente da Casa, vereador Eri Costa (MDB), que institui o Dia Municipal da Fibromialgia, em 12 de maio, além de assegurar, às pessoas portadoras da síndrome, filas e vagas de estacionamento preferencial.

A matéria pede que as empresas comerciais que recebam pagamentos de contas e bancos deverão incluir os portadores de fibromialgia nas filas já destinadas aos idosos, gestantes e deficientes, assim como o estacionamento em vagas voltadas para idosos, gestantes e deficientes.

Além disso, ficam as empresas públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e empresas privadas obrigadas a dispensar, durante todo o horário de expediente, atendimento preferencial às pessoas acometidas pela síndrome.

Durante a discussão da matéria, Costa destacou que a fibromialgia é difícil de ser diagnosticada, e é considerada grave e crônica.

Para muitos, ela é considerada como pessoas que fingem. Eu já tive a experiência de acolher, socorrer pessoas com esse diagnóstico e o que percebi é que sofrem com a doença e com o descaso das pessoas que não conhecem.”

“Nós, como legisladores e sensíveis às demandas da população, temos que pelo menos ter a sensibilidade porque o óbvio é muito fácil ver e notar, mas o que não está aparente vai requerer de você, das pessoas, a sensibilidade de estudar, de entender o que é”, finalizou.

O projeto também sugere que o Poder Executivo realize, por meio de suas Secretarias, palestras, debates, aulas e seminários de discussão na comemoração do dia, que contribuam para a conscientização e divulgação de informações acerca da doença.