Projeto que cria programa de estágio da Câmara é aprovado

Vereadores aprovaram, na manhã desta terça-feira (8), projeto de resolução de autoria da Mesa Diretora, que cria o Programa de Estágio do Poder Legislativo de Simões Filho. A matéria vai proporcionar ao estudante o contato com o mercado de trabalho, a vivência prático profissional e tem entre as missões a preparação para o trabalho produtivo, em complementação ao conhecimento teórico adquirido na instituição de ensino.

O estagiário receberá Bolsa Estágio e auxílio transporte, sendo devida a concessão na hipótese de estágio obrigatório ou não. O valor mensal a ser pago aos estudantes cursando nível médio, regular ou técnico profissionalizante será no valor de R$ 500,00 e R$ 700,00 aos de nível superior.

O presidente da Casa, vereador Del Cristo Rei (PSC), declarou que a Câmara Municipal tem aprovado vários projetos importantes do Executivo por entender a importância da criança, jovem e adolescente. “Essa Casa não só aprova e debate, mas também implanta uma matéria fundamental que vai ser inserida aqui, e demonstrar não só com palavras, mas com ação, que aqui também há oportunidades”.

O vereador Everton das Placas (UNIÃO) complementou afirmando que “isso mostra que estamos fazendo um trabalho para os jovens, oportunizando. Temos histórias de muitos que estão se desenvolvendo de uma forma muito grande, que estão sendo o sustento da sua casa com essa oportunidade. Seguimos alegres e tendo a certeza que estamos fazendo o melhor para as famílias da nossa Boa Terra”.

Para ingressar no programa, o estudante deverá contar com a idade mínima de 16 anos; residir em Simões Filho, mesmo que estude em outro local; quanto aos estudantes de Direito, pode-se exigir para preenchimento de parte, ou do total das vagas, a inscrição do estagiário na Ordem dos Advogados do Brasil. Além disso, deve estar regularmente matriculado e que comprovadamente esteja frequentando cursos de educação superior, nas áreas das vagas disponibilizadas para estágios, de ensino médio ou superior, de entidades públicas ou privadas.

“Segundo dados do IBGE, nós temos mais de 13 milhões de jovens no nosso país, aproximadamente 24% da população está entre 15 e 29 anos. Nós também temos um dado que é preocupante em relação aos nossos jovens, que apontam que 1/5 deles não estão em trabalho nem em sala de aula. É também uma informação que nos preocupa, e nesta manhã nós trazemos a esta Casa um projeto que vai tratar diretamente em oportunizar os nossos jovens a conhecer de uma forma mais de dentro todas as questões do legislativo”, disse Itus Ramos (PSDB).