Projeto de Lei Orçamentária Anual será discutido em audiência pública no plenário da Câmara

Além do secretário, estarão presentes técnicos da SEFAZ, vereadores e assessores dos gabinetes responsáveis para auxiliar os parlamentares na elaboração de emendas, especialmente as impositivas.

A Câmara de Vereadores, através da Comissão de Finanças, convida a todos para a audiência pública que vai apresentar e discutir a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2020, nesta quinta-feira (29), no plenário do Legislativo Municipal.

O encontro é promovido pela Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ), em cumprimento a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que funciona como uma importante ferramenta de transparência pública, como afirma o secretário Carlos Roberto de Carvalho.

A audiência pública será aberta pelo presidente da Câmara, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), que conduzirá a mesa principal ocupada também pelo secretário da SEFAZ, Carlos Roberto de Carvalho e técnicos da pasta que farão a explanação da LOA. Depois, haverá a exposição das propostas legislativas, com a concessão da palavra aos vereadores. Em seguida, as propostas serão debatidas, com a concessão da palavra ao público e, depois, o encerramento.

O presidente da Comissão de Finanças, vereador Canjirana (PSL), destacou a forma como a Prefeitura tem conduzido o processo de elaboração da LOA, chamando toda a sociedade a participar do debate democrático e transparente de forma a poder dar sua opinião e contribuir para a aplicação de forma eficiente do orçamento municipal.

Sobre a audiência pública, o secretário da SEFAZ, Carlos Roberto de Carvalho, disse que é importante porque democratiza a discussão. “A audiência promove a transparência pública, um compromisso da administração do gestor Diógenes Tolentino e a participação popular é de fundamental importância. Esse encontro visa discutir as metas e prioridades para 2020”, pontuou o secretário.

Na Audiência, a comunidade pode apresentar suas sugestões que devem ser anexadas na LOA, através de emendas dos vereadores e que, obrigatoriamente, terão que ser cumpridas pelo Executivo Municipal.

Reforçando o convite, a Audiência Pública é um espaço democrático e aberto à população e a presença de todos é fundamental para o fechamento da Lei Orçamentária Anual.

Lei Orçamentária Anual

A Lei Orçamentária Anual (LOA) é elaborada pelo Poder Executivo e estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no próximo ano. Na LOA, está disciplinada todas as ações do governo municipal e as fontes dos recursos para custear as ações. A participação popular é necessária para saber o que os moradores querem de melhorias para o seu bairro, para a sua rua, enfim ajudar a definir qual a cidade que todos querem.

Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932)

Crédito da foto: Rafael Santana

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.