Primeira sessão dos Jovens Vereadores é marcada pela aprovação de três projetos

Nesta quinta-feira (5), foi realizada a 1ª Sessão Ordinária dos Jovens Vereadores, marcada pela aprovação de três projetos de autoria dos integrantes do programa. O primeiro se refere à criação da semana de conscientização e prevenção à alienação parental, e cria o Programa “Amor sem fronteiras: a escola contra a alienação parental”, de autoria de Laura Beatriz, Geovana Costa e Ana Carolina;

A segunda matéria institui a corrida da inclusão, de autoria de David Kauã, Ana Carolina Costa e Maria Clara de Carvalho; e a última, institui a Feira do livro, Leitura e Literatura, de autoria de Hellen Baldo, Geovana Costa e Raíssa Araújo.

Membro da Comissão de Assistência Social, Direitos Humanos e Cidadania, Ana Carolina falou sobre a alienação parental. “Eu sou a favor da aprovação desse projeto, porque muitas crianças e adolescentes têm dificuldades em muitas áreas por conta da ausência de um dos seus pais, muitas vezes provocada e intensificada pela alienação parental”.

“As crianças que vivenciam essa realidade sofrem com problemas relacionados à interação social, desenvolvem dificuldade em confiar nas pessoas, a convivência familiar é deficitária, e isso desencadeia diversos problemas psicológicos, podendo chegar a quadros depressivos graves. O sistema emocional dessas crianças é totalmente fragilizado, e o resultado dessas ações são a formação de adultos frustrados e com diversas sequelas. Desta forma, é importante promover essa conscientização no povo simõesfilhense e prestar apoio a crianças e adolescentes que estejam vivenciando essa triste realidade”, disse.

Clara Oliveira discutiu o projeto da Comissão de Esporte, e afirmou que a corrida irá contribuir com a conscientização da população sobre os desafios enfrentados por autistas e pessoas com transtornos mentais, ajudando a combater o estigma e a discriminação associados a essas condições.

“Além disso, promoverá a Inclusão social, que é fundamental para garantir a participação plena e igualitária de pessoas com autismo e transtornos mentais na sociedade. Trata-se de uma ação eficaz na promoção da solidariedade e empatia na comunidade simõesfilhense. Importante acrescentar ainda, que a realização da corrida busca incentivar a prática de atividades físicas, com objetivo de estimular as pessoas a prática de esportes e a conscientização dos benefícios trazidos para a saúde física e mental, além de promover o autocuidado e melhorar o bem-estar geral das pessoas envolvidas, ajudando-as a lidar com os desafios que enfrentam”.

João Marcos declarou voto favorável para a matéria que cria a Feira do livro, Leitura e Literatura, alegando que a leitura é a chave para o conhecimento e o desenvolvimento cultural. “Ao aprovar esse projeto, estamos democratizando o acesso a livros e histórias, tornando-os disponíveis para todos, independentemente da idade ou do histórico pessoal. Isso significa que todos terão a oportunidade de aprender e crescer por meio da leitura. Além disso, esta feira não se trata apenas de livros, mas também de celebrar nossa cultura”.

Estiveram presentes o vice-prefeito Sid Serra, o presidente da Câmara, vereador Del Cristo Rei (PSC), Arnoldo Simões (REPUBLICANOS), Eri Costa (MDB), Everton Paim (MDB) e Roberto Souza (PODEMOS),  secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Sirliane Ribeiro e a chefe de gabinete da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Naiara Fernanda.

Programa Jovem Vereador

De autoria da ex-vereadora e atual deputada estadual, Kátia Oliveira, o programa foi instituído a partir da Lei Municipal n° 1106/2018, e tem o objetivo de promover a consciência política nos jovens, por meio da rotina dos trabalhos legislativos e executivo, estimulando o protagonismo e a participação ativa nas diversas áreas da sociedade.