Pelas redes sociais, Câmara reforça conscientização e orientação à população sobre os cuidados e prevenção no enfrentamento ao Coronavírus

Cumprindo com a responsabilidade social em caráter de utilidade pública diante da pandemia do Covid-19 e da preocupação com a disseminação e a propagação do novo Coronavírus, a Câmara Municipal de Simões Filho divulgou um Card Institucional por meio de seus perfis nas redes sociais mais populares do país, tanto no Facebook (www.facebook.com/cmvsf) quanto no Instagram (@camarasimoesfilho), com dicas para reforçar o alerta, a conscientização e a orientação à população sobre os meios e modos de prevenção para evitar a proliferação do vírus.

A ação criada pela Assessoria de Comunicação da Câmara (Ascom CMSF) segue como mais uma medida preventiva adotada pela Casa Legislativa com o objetivo de enfrentar o combate ao Coronavírus no município.

Outras medidas já foram tomadas pela Câmara, como a disponibilização de dispensadores de álcool em gel nas áreas de circulação de pessoas e nas dependência da Casa, além do uso de máscaras pelos servidores para evitar o contato direto e próximo.

O presidente do Legislativo, Orlando de Amadeu, anunciou nos últimos dias medidas preventivas e restritivas por meio da edição e publicação da Portaria nº 044/2020 no enfrentamento ao Coronavírus. Entre elas, está a suspensão de atendimento presencial e de acesso do público nas dependências da Casa, principalmente, no plenário em dias de Sessões Ordinárias e Extraordinárias, além de audiências públicas, eventos e Sessões Solenes.

Entre outras medidas anunciadas pelo mandatário do parlamento municipal, está a suspensão da exigência de trabalho presencial dos funcionários acima de 60 anos de idade portadores de doenças crônicas que estão mais suscetíveis em contrair o vírus e, consequentemente, sofrer sérias complicações de saúde.

“A decisão em prevenir e combater o Coronavírus está na consciência e nas mãos de cada munícipe. Precisamos do apoio da sociedade como todo. As pessoas devem evitar aglomerações para preservar e resguardar a sua saúde. Cada um fazendo a sua parte, vamos vencer este momento de dificuldade”, conclamou o presidente.

Na união e no somatório de forças conjuntas entre os poderes, o Legislativo também reforça o esforço e o empenho do Executivo que, em cumprimento ao decreto municipal nº 172/2020 assinado pelo prefeito Diógenes Tolentino, mobilizou uma força-tarefa que envolve diversos órgãos municipais nas ações, iniciativas e no trabalho de conscientização, orientação e fiscalização no sentido de evitar aglomeração de pessoas para o enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19) na cidade e preservar a saúde da população simõesfilhense neste momento de dificuldade.

Desde a última sexta-feira, 20, a força-tarefa coordenada pelo Comitê Intersetorial vem intensificando as ações nas ruas e bairros de Simões Filho, principalmente, em locais estratégicos onde há aglomerações com a finalidade de conter e impedir a disseminação da doença na cidade.

Na noite de sábado, 21, uma ‘Blitz de Conscientização’ realizada através das secretarias: Ordem Pública (Semop), Mobilidade Urbana (Semob) e a parceria com a Polícia Militar (PM) percorreu diversos pontos do município, como Centro, Cia, Simões Filho 1, Cristo Rei, Pitanguinha, entre outras localidades. A iniciativa visa orientar a população, empresários, micro empresários e/ou, donos de estabelecimentos de bares, casas de shows, entre outros, sobre medidas preventivas adotadas através do Decreto Municipal que visam o enfrentamento do Covid-19.

Orientações e recomendações – Temos visto que países que adotaram medidas como essas de fechamento de estabelecimentos e outras iniciativas para evitar aglomerações são os que realmente têm conseguido vencer o Coronavírus. Além dessas determinações, pedimos o apoio dos munícipes para que tomem as medidas protetivas, sobretudo, evitando o convívio social, o acesso a ambientes de uso coletivo, as visitas a pessoas idosas e a circulação nos espaços, além e fazer a higienização das mãos e seguir as medidas e protocolos de prevenção e segurança e fazer os procedimentos respiratórios, a exemplo dos cuidados ao tossir a o espirrar.

No surgimento de febre associada a sintomas respiratórios intensos, a exemplo de tosse e dificuldade de respirar, o cidadão deve buscar atendimento nas unidades de urgência e  emergência. É importante destacar que os postos e unidades de saúde estão trabalhando em regime de plantão para atender a população dentro das regras de proteção e segurança contra o Coronavírus, como máscaras, álcool em gel e luvas.

Alerta – A Câmara, na oportunidade, também conscientiza a população da gravidade do compartilhamento, bem como o combate as notícias falsas sobre as medidas preventivas e restritivas estabelecidas pelos poderes Executivo e Legislativo no âmbito municipal, além dos casos suspeitos de Coronavírus na cidade.

Confira abaixo as dicas importantes de prevenção no combate ao Coronavírus (Covid-19):

Assessoria de Comunicação da Cãmara Municipal de Simões Filho (Ascom CMSF)

Imagem: Divulgação/Ascom CMSF