Legislativo e Executivo somam esforços no combate e enfrentamento ao Coronavírus no município em discussão na 48ª sessão ordinária

A pandemia do Coronavírus voltou a repercutir na 48ª Sessão Ordinária presencial e remota, nesta terça-feira (23), no plenário da Câmara, com os pronunciamentos dos vereadores que, durante o expediente, discutiram juntamente com participação do prefeito Diógenes Tolentino, as ações e medidas relacionadas ao combate e enfrentamento da Covid-19 e apresentaram sugestões ao município, bem como, defenderam a intensificação das medidas restritivas e preventivas adotadas pelo Executivo com o apoio do Legislativo para conter a propagação do vírus na cidade.

A sessão ordinária foi marcada pela participação do prefeito Diógenes Tolentino que, através do sistema de videoconferência, apresentou e discutiu com os vereadores o balanço das providências restritivas e preventivas tomadas pelo Executivo no enfrentamento à crise do Coronavírus.

Vereadores em plenário na 48ª sessão

“Nós iniciamos o trabalho desde o dia 16 de março e a partir do decreto nº 172/2020 desenvolvemos diversas medidas de combate e enfrentamento ao Coronavírus, ações que se fazem necessárias desde a primeira decisão de promover o isolamento social através de medidas consideradas necessárias, a exemplo do fechamento do comércio, da suspensão das aulas do fechamento do mercado municipal, dos centros comerciais e demais medidas adotadas com o objetivo de evitar concentrações, a exemplo do toque de recolher, que foi uma medida eficiente nesse trabalho, além de lançamento de projetos sociais, como Merenda em Casa e auxílio financeiro, com recursos próprios do município, para amenizar o impacto econômico em decorrência da pandemia com o objetivo de auxiliar as famílias de Simões Filho. Os projetos alcançaram 17 mil pessoas e 12 mil famílias. Além disso, adotamos medidas, como distribuição de cestas básicas. Estamos nos precavendo e tomando as medidas administrativas fazendo frente ao momento que considero o mais difícil da humanidade. Quero agradecer aos profissionais de saúde que tem trabalhado de domingo a domingo, seja no Hospital Municipal, seja na Unidade de Pronto Atendimento, seja na Unidade de Enfrentamento ao Coronavírus, seja nas Barreiras Sanitárias, nas comunidades onde a desinfecção de ruas tem sido feito pela equipe da Seinfra. A equipe de saúde tem desenvolvido um trabalho de capacitação e de conscientização com os testes rápidos detectando casos suspeitos e infectados, sejam sintomáticos ou assintomáticos e promovendo o isolamento para que esse vírus perigoso e danoso para a nossa sociedade não se dissemine na cidade. Nós estamos trabalhando, não pensando nos números, mas pensando nas vidas, pois são pessoas que nós estamos tratando e cuidando e nós temos essa responsabilidade”, informou o prefeito.

Na ocasião, o gestor municipal destacou a união e o esforço conjunto entre o Executivo e o Legislativo e a contribuição da população no combate e enfrentamento ao vírus.

“Quero agradecer o apoio desta Casa e dizer aos vereadores que, mesmo diante de todo este cenário e todas as dificuldades que estamos enfrentando, todo o trabalho está sendo feito com muito esforço com o apoio desta Casa que tem sido muito importante. O vereador desenvolve um papel importante neste trabalho de apresentar leis, de sugerir, de opinar e de apresentar indicações para que Simões Filho possa superar este momento. O trabalho do Poder Legislativo tem sido importante”, enalteceu.

Intervenções dos vereadores

Antes do pronunciamento do prefeito Diógenes Tolentino, o primeiro a abrir a discussão do dia foi o vereador Cleiton Bolly Bolly (MDB), como um dos oradores que ocupou a tribuna para discutir o tema em pauta. O edil destacou o aumento do número de recuperados em comparação ao número de infectados pela Covid-19.

Vereador Cleiton Bolly Bolly (MDB)

“Nós temos hoje um número de recuperados maior que o número de infectados. Isso é importante”, observou Bolly, que aproveitou a oportunidade para esclarecer o pronunciamento feito sobre a aglomeração de pessoas e o descumprimento dos decretos municipais pelas agências bancárias na 47ª sessão ordinária, em resposta ao que ele classificou de “Fake News”. “Não sou contra a instituição bancária dentro da cidade de Simões Filho, tendo em vista que nós legislamos em prol do município e não em causa própria. Eu vou continuar defendendo os interesses do povo. Nada contra a instituição nenhuma, agora que fique bem claro que neste município precisamos cumprir a lei que rege esta cidade. Nenhuma cidade é regida sem as leis. Que respeitem os decretos que estão sendo colocados. O momento é difícil e nós precisamos ter postura. Os bancos continuam do mesmo jeito, desrespeitando e nós trabalhamos pelo certo. Tudo o que estamos fazendo é em prol da cidade”, explicou.

A fala do vereador Adailton Caçambeiro (PSDB) foi direcionada para os ambulantes e os comerciantes que fomentam o comércio local referente ao distanciamento e isolamento social neste momento para evitar aglomeração de pessoas nos estabelecimentos.

Vereador Adailton Caçambeiro (PSDB)

“Não estamos aqui para defender instituição ou grupo, estamos aqui para defender a população simõesfilhense. Nunca fui e não sou contra comerciante, ambulante, seja visto que nesta Casa votamos vários projetos beneficiando os ambulantes e os comerciantes, inclusive, o mercado que está sendo reformado e que vai beneficiar o ambulante e o comerciante, fomos nós quem votamos. Eu não sou contra, sou contra as pessoas, ambulantes e comerciantes que cometem arbitrariedades olhando o seu lado pessoal e financeiro e esquecendo das vidas das pessoas. Estamos aqui para defender a população simõesfilhense”, afirmou.

Na sequência, o presidente da Casa, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), salientou as dificuldades enfrentadas em razão da crise de saúde e sanitária, mas ressaltou a postura da Câmara junto com a Prefeitura na luta e enfrentamento para coibir a propagação do Coronavírus na cidade. “A gente entende a dificuldade que o município vem enfrentando, mas tenho certeza que os vereadores desta Casa Legislativa têm trabalhado em conjunto com o Executivo nesse combate”, garantiu.

Líder do Governo, Neco Almeida (DEM)

O líder do governo, vereador Neco Almeida (DEM), em sua intervenção, observou que houve obediência por parte da população pelo isolamento social diante do decreto do lockdown nas comunidades onde há uma grande movimentação de pessoas. “Após o lockdown setorial, os bairros têm correspondido e as pessoas tem seguido à risca o decreto. Todos nós unidos venceremos esta crise. Estamos juntos no combate ao Coronavírus para que possamos reestabelecer a saúde do nosso povo, que é o bem maior da nossa cidade, que é o nosso maior patrimônio”, pontuou.

O vereador Genivaldo Lima (DEM) afirmou que a Covid-19 é algo que preocupa a todos e é um momento de responsabilidade e de cuidado com o outro, pois, segundo reforçado pelo edil, as medidas estão sendo tomadas pelo Executivo a fim de conter o avanço da pandemia. “Todo o esforço tem sido feito no combate a esse mal que assola a humanidade”, disse.

Vereador Genivaldo Lima (DEM)

Em seu registro através de sessão remota por videoconferência, o vereador Canjirana (PSL) enalteceu a equipe da saúde que está linha de frente no combate e enfrentamento ao Coronavírus, defendendo o esforço conjunto de todos na luta contra a Covid-19. “Nós estamos em uma crise sanitária e uma crise econômica, infelizmente. O que ajuda é a união nesse momento. Não adianta críticas e ficar falando de A ou de B. Temos que nos unir para combater esse inimigo invisível que se chama Covid-19”, afirmou o edil que, na oportunidade, testemunhou um caso na família, especificamente, o cunhado que testou positivo para a Covid-19 e encontra-se em isolamento.

Para o vereador Sandro Moreira (PSL), a situação merece atenção e todo o cuidado e consciência da população neste momento e destacou a conduta adotada pelo Legislativo junto com o Executivo diante das medidas de emergência tomadas para combater a propagação do Coronavírus.

Vereador Sandro Moreira (PSL)

“De nada adianta encampar uma força-tarefa no sentido de coibir e proteger a população, se a população não estiver preocupada com isso. É importante que estejamos todos em sintonia buscando a cada dia fazer valer essa tarefa de um em esforço conjunto com o Executivo. Que possamos está no aspecto de comunhão para que possamos conseguir êxito e objetivo nessa nossa luta. Parabenizo as medidas restritivas, a exemplo do lockdown, em que as comunidades tem contribuído. O Legislativo está sempre em parceria com o Executivo pelo melhor para a nossa cidade e para o nosso povo e os vereadores estão à disposição, independente de lado político. Acho que os vereadores estão empenhados no melhor para Simões Filho e no melhor para o nosso povo”, defendeu Sandro, que lembrou da doação de 900 máscaras especiais pela empresa Coca Cola para o município, sendo 300 destinadas para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e 600 para o Hospital Municipal de Simões Filho e na oportunidade, solicitou ajuda dos empresários da região de Aratu com doação de materiais e insumos para conter a propagação do vírus e superar a crise de saúde e sanitária no município.

Vereador Jailson ‘Jajai’ (PSC)

O vereador Jailson ‘Jajai’ (PSC) reforçou a preocupação com o aumento do número de casos da Covid-19 na cidade e a necessidade da população se manter em distanciamento e isolamento social para conter o avanço da pandemia.

“É um assunto muito delicado que todos devem estar unidos. Essa luta não depende só dos poderes Executivo e Legislativo, mas também depende das pessoas. Se cada cidadão fizer a sua parte, teremos um recuo. Todas as ações que estão sendo feitas no mundo, estão sendo feitas em Simões Filho, mas sabemos que o avanço dos números depende das pessoas que não respeitam os decretos. Este é um trabalho árduo. É um momento difícil e temos que dar apoio. São ações tomadas no mundo inteiro, que o município vem tomando para ajudar ao povo de Simões Filho, que é o nosso objetivo maior”, disse.

Vereador Vel Silva (PSD)

Já o vereador Vel Silva (PSD) apelou para a conscientização da população em evitar locais de grande aglomeração para não correr o risco de contaminação pelo vírus. “Ninguém está imune. Se sair, use mascara, e se puder, fique em casa”, disse Vel, que lamentou recentemente a perda de um jovem conhecido infectado pela Covid-19.

Casos registrados

O município de Simões Filho registrou até o dia 23 de junho 677 casos confirmados de Covid-19 e 25 óbitos, seguido de 20 casos suspeitos, 282 recuperados e 1.325 descartados, de acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.

 

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho (Ascom CMSF)

Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932)

Crédito da foto: Rafael Santana