A Casa Legislativa aprovou por unanimidade em 39ª Sessão Ordinária na manhã de terça-feira (17), o Projeto de Lei nº 001/2020, de autoria do vereador Cleiton Bolly Bolly (SD), que institui o Dia Municipal do Músico em segunda e última votação, além de 8 das 12 indicações, de autoria dos vereadores, com solicitações de obras e serviços essenciais de saúde e infraestrutura nos respectivos bairros onde representam.
A 39ª Sessão foi iniciada às 9h sob o rito legislativo habitual com a leitura, discussão e votação da ata da 38ª Sessão Ordinária do dia 10 de março de 2020.
O Projeto nº 001/2020, que institui Dia Municipal do Músico, retornou ao plenário onde foi aprovado por unanimidade em segunda e última e votação, após ter passado pela primeira discussão e votação na 38ª Sessão Ordinária, realizada no último dia 10 de março.
Em sua justificativa, Bolly Bolly, que também é músico, ressalta que o projeto visa garantir um dia de comemoração, promoção de eventos e homenagens para reconhecer os artistas e profissionais amantes da música no município pelas contribuições culturais com pequenos, médios e grandes shows, como voz e violão e afins, pois “são estes que fazem da música a sua profissão interpretando ou compondo. Músico é aquele que pratica a arte da música, seja cantando, tocando nas suas atividades, com instrumento ou transformando versos em rimas em suas composições como arranjador, intérprete, regente ou compositor, além de fazer impressão e reprodução de gravações. O profissional pode trabalhar por conta própria no ensino ou ser vinculado as suas corporações”, destacou Bolly ao citar o texto do projeto.
Defensor da cultura local, Bolly também enfatizou a importância de se valorizar os artistas da terra. “Projeto importante que vem no momento de suma importância para os artistas desta cidade, tendo em vista que nós temos hoje dentro da cidade de Simões Filho profissionais que levam, de fato, a música popular em atividades culturais e recreativas. Eu também como artista deste município, eu não posso esquecer as minhas raízes, pois foi da música também que eu tive essa oportunidade de está aqui na Câmara, além de ressaltar minhas composições e o meu lado artístico, mas nós sabemos que ninguém chega a lugar nenhum sozinho. Precisamos do apoio, pois a carreira do artista é difícil. Pelo incentivo aos artistas da nossa cidade, esta é uma forma também de nós proporcionarmos um dia de diversos eventos dentro do município para que possamos contemplar esses músicos que fazem dos seus respectivos talentos uma forma de socializar alegria, lazer e entretenimentos diversos”, defendeu.
Além do PL, foram apreciadas, votadas e aprovadas por unanimidade 8 das 12 indicações, de autoria dos vereadores Laécio Valentim (PSB), Vel Silva (PRP), Manoel Carteiro (PSB), Orlando de Amadeu (PSDB), Everton Paim (PSD), Elimário Lima (PSDB), Arnoldo Simões (Republicanos) e Adailton Caçambeiro (PRP) que requer intervenções de infraestrutura e saúde.
No decorrer dos trabalhos, o presidente da Casa, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), dedicou um minuto de silêncio em sinal de respeito ao falecimento aos 81 anos da Professora Valdelice Andrade dos Santos, moradora do bairro do CIA que, segundo informou o mandatário do Legislativo, trabalhou por muitos anos na Prefeitura com relevantes serviços prestados pela educação no município.
“Ela não morreu, ela foi convidada a ir para o céu, porque 81 anos é uma idade que todos nós queremos chegar. Ela foi uma professora que ensinou por 40 anos no Colégio Alberto Silva e se aposentou e, mesmo aposentada, continuou trabalhando e fazendo o seu trabalho, ajudando o povo da nossa cidade. Que Deus conforte a toda família e dê muita paz”, lamentou o presidente.
Na mesma Sessão desta terça, o momento da Palavra Franqueada foi suprimido por conta da escassez do tempo, em cumprimento ao horário regimental.
Confira as fotos da 39ª Sessão Ordinária
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho (Ascom CMSF)
Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932)
Crédito da foto: Dan Coutinho