Jovens Vereadores celebram Dia da Independência durante desfile cívico de 7 de Setembro

Os Jovens Vereadores participaram na manhã de sábado (7), no Centro da cidade, de todo o tradicional desfile cívico do dia 7 de setembro em comemoração alusiva aos 197 de Independência do Brasil.

Acompanhados pelo Superintendente da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), Matheus Bacellar, os jovens parlamentares foram recepcionados pelo prefeito Diógenes Tolentino, pelo vice-prefeito e secretário de Cultura, Sid Serra, secretários municipais, presidente da Câmara, Orlando de Amadeu (PSDB) e demais vereadores no palanque oficial das autoridades onde acompanharam o desfile.

Além disso, os aspirantes do Legislativo tiveram a oportunidade e o privilégio de sentir a sensação de prestigiar as apresentações, além de desfilarem também na presença das autoridades municipais, civis e militares.

O presidente do Legislativo, Orlando de Amadeu, fez questão de destacar a importância da participação dos jovens no desfile. “Foi um momento muito bonito em nossa cidade, com a participação dos nossos jovens vereadores em prol do Desfile Cívico de 7 de Setembro, que foi marcado pela união e respeito ao nosso país”, afirma o presidente.

O vereador Eri Costa (DEM), que é também padrinho dos Jovens Vereadores, falou da importância das comemorações alusivas ao Dia da Independência e também destacou a importância dos jovens vereadores, os quais são o futuro do País.

“Para mim, é sempre um motivo de orgulho muito grande ver o Legislativo sendo também representado pelos jovens vereadores no Desfile Cívico de 7 de Setembro, ainda mais nesse momento em que nosso país passa por mudanças e, são eles, os jovens que vão ajudar a construir o futuro”, destaca Eri.

A jovem vereadora, Jemima Amana, também destacou a importância da data, reforçando o sentimento patriótico e a tradição que envolvem as comemorações pelo 7 de Setembro. “A data é muito importante para os brasileiros, pois nós não podemos deixar de lembrar a nossa história de Independência”, descreveu Jemima.

Programa Jovem Vereador

Instituído através da Lei Municipal de nº 1106/2018, de autoria da ex-vereadora e atual deputada estadual Kátia Oliveira, o Programa Jovem Vereador é um projeto de participação dos alunos regularmente matriculados e frequentes nos últimos anos de escolaridade do ensino fundamental e em todos os anos de escolaridade do ensino médio, escolhidos em processo eleitoral realizado sob a responsabilidade dos estabelecimentos de ensino integrantes da rede pública e particular.

Lançado pelo Executivo Municipal no dia 14 de março de 2019, o projeto, em parceria entre a Câmara e a Prefeitura através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), tem como objetivo ampliar e solidificar a participação e a consciência política da juventude estudantil da nossa cidade, estimulando o protagonismo e a participação nas discussões dos problemas sociais em diversas áreas, além de conhecer a rotina dos trabalhos do Executivo e Legislativo Municipal.

O Programa selecionou 19 jovens vereadores, eleitos em escolas públicas e particulares, após vencerem o concurso de redação cujo tema abordou: “Qual é a minha importância para a construção do futuro da minha cidade?”.

Os jovens vereadores concorreram com cerca de 500 inscritos, alunos da rede pública e privada de ensino do município com idade entre 13 e 17 anos. São alunos do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio. Os selecionados recebem uma premiação de cunho cultural e lazer e materiais pedagógicos para apoio em sua formação cidadã, além disso, o Executivo Municipal disponibiliza uma bolsa no valor de R$ 724,00.

A iniciativa possibilita os jovens conhecerem a função do vereador e o principal papel de um representante da população junto ao poder público municipal na elaboração de projetos de lei, vivendo na prática o trabalho do vereador. Durante o ano, a Câmara oferece aos jovens a oportunidade de conhecerem de perto o trabalho do legislativo.

Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932)

Crédito da foto: Rafael Santana

Seu e-mail não será divulgado.