Jovens Vereadores abrilhantam Primeira Sessão Ordinária no plenário da Câmara

Os Jovens Vereadores desfrutaram da oportunidade e da experiência ao realizarem a primeira sessão ordinária de 2019 na manhã desta quinta-feira (24), no plenário da Câmara. A sessão foi conduzida pela presidente da Mesa Diretora, a Jovem Vereadora, Maria Luiza Vieira, e contou com a participação dos vereadores jovens eleitos. A sessão foi transmitida ao vivo pela página oficial da Câmara no Facebook.

Os 12 dos 19 parlamentares jovens compareceram ao plenário para legislar sobre indicações e requerimentos de interesse da população.

A presidente da Mesa Diretora abriu os trabalhos, tendo ao seu lado os demais membros: Os Jovens Vereadores Wadson (1º Vice-Presidente);  Micael como 1º secretário e Joyce como 2ª secretária. O 2º Vice-Presidente, Lucas, não pode participar por motivo de força maior.

A sessão foi abrilhantada pela participação ativa dos Jovens Vereadores que realizaram todas as etapas de uma Sessão Ordinária normal: Ordem do Dia e Palavra Franqueada. Durante a Ordem do Dia, os vereadores jovens fizeram o uso da tribuna, utilizaram bons argumentos na durante a discussão para defender a aprovação de projetos por eles apresentados e votaram proposições.

A execução da pauta teve o apoio de servidores da Câmara Municipal, que instruíram os jovens com os devidos procedimentos para que a sessão fosse realizada respeitando todas as exigências que constam no Regimento Interno da Casa Legislativa.

O líder da oposição, vereador Sandro Moreira (PSL), que representou os demais edis, revelou estar surpreso pela desenvoltura dos jovens vereadores. Ao longo da discussão, o parlamentar acompanhou de perto a sessão conduzida pelos jovens.

“Fiquei impressionado com a capacidade e a habilidade dos jovens vereadores. Realmente, me surpreenderam. Como é bom ver nossos jovens como futuros políticos já tão engajados com o compromisso de fazer uma política de forma ética, honesta, inteligente, ordeira e responsável”, descreveu Sandro.

A primeira sessão dos Jovens Vereadores foi acompanhada pelo vice-prefeito, Sid Serra, e pela deputada estadual Kátia Oliveira, autora do Projeto de Lei, que institui o Programa Jovem Vereador, criado ainda quando vereadora, à época, iniciativa que visa o aprendizado do sistema político e o seu funcionamento, além de preparar os aspirantes para os trabalhos que serão realizados na legislatura. Na oportunidade, a parlamentar, ressaltou que o futuro do país passa pelo presente através dos jovens e destacou Maria Luiza como a primeira Presidente Jovem Vereadora do Legislativo Municipal.

“Estou muito feliz de ver os jovens vereadores aqui e espero que vocês tenham entendido a função de ser vereador”, disse. “Estou mais feliz ainda de ver uma presidente, pois acredito que a mulher tem sim esse papel fundamental no desenvolvimento da sociedade e precisa estar inserida também no projeto político”, expressou a deputada.

Projetos aprovados

Entre as proposições em pauta, foi apresentado o Projeto que visa o reconhecimento de manifestações artísticas urbanas, a exemplo do Grafite e o Hip Hop, discutido pelos Jovens Vereadores que fazem parte da Comissão de Esporte, Cultura e Lazer.

Durante a discussão do projeto, a Jovem Vereadora Maria Luiza, destacou a relevância do projeto pela valorização de cultura alternativa voltada para a juventude. “A partir do momento que existe a criação de um projeto como esse, faz com que jovens que estavam na rua a mercê da violência e de muitos outros problemas enfrentados estudem e aprendam uma nova arte. O Hip Hop e o Grafite foram vistos como algo ruim na sociedade, mas a partir do momento que se cria um projeto que valoriza essas artes, faz com que as pessoas entendam a riqueza e o valor dessa cultura que, não só envolve a parte da música e da prática, mas também envolve a educação e o valor que contribuem para o crescimento pessoal de cada jovem. Eu acredito que esse projeto vai servir para mudar a realidade dos jovens”, defendeu.

Outra proposição também na pauta da sessão, de autoria dos Jovens Vereadores que integram a Comissão de Educação, é o projeto que visa conceder um Prêmio de Incentivo ao Professor para que os professores busquem dinamizar e diversificar o processo de aprendizado dos alunos nas escolas, fazendo com que os educandos sintam-se cada vez mais interessados no aprendizado das competências escolares.

“Se o professor se ver motivado em desenvolver métodos diferenciados ao aluno, o aluno automaticamente pode olhar para aquela aula e falar: ‘poxa, eu não sabia que eu gostava disso’. Ele pode descobrir um dom, uma vocação dentro daquela matéria, o que é algo muito importante, até porque a aula não é só necessariamente naquele antigo método em que o professor senta, escreve na lousa e o aluno faz somente copiar, mas se trata de um ensino com um método diferenciado, o que incentiva no ambiente escolar um maior aprendizado para  o nosso aluno simõesfilhense”, declarou o Jovem Vereador Gabriel ao fazer a defesa do projeto.

Após as discussões, todos os projetos colocados em votação foram aprovados por unanimidade pelos Jovens Vereadores.

Palavra Franqueada

Durante o tempo da palavra franqueada, os Jovens Vereadores mostraram desenvoltura  durante os discursos no momento em que elencaram diversos temas, a exemplo da importância do protagonismo jovem, a experiência no Programa Jovem Vereador; a vida em coletividade, as saudações e agradecimentos pelas iniciativas do superintendente da Juventude da Secretaria de Lazer e Juventude (Sejuv), Matheus Bacellar, voltada aos jovens de Simões Filho; a valorização da juventude simõesfilhense como aliados dos governos constituídos; o lema de que “Jovens não são só o futuro, mas também o presente”; Acesso à Infraestrutura e a Saúde como direitos pela dignidade; O Programa Jovem Vereador como um divisor de esperança; políticas públicas voltadas para os jovens; programas de valorização da juventude no processo de desenvolvimento da cidade na construção de uma sociedade justa e melhor; a importância da construção do futuro para o melhor da cidade; conhecimento da administração da cidade e representação da juventude nos espaços de poder.

Programa Jovem Vereador

Instituído através da Lei Municipal de nº 1106/2018, de autoria da ex-vereadora e atual deputada estadual Kátia Oliveira, o Programa Jovem Vereador é um projeto de participação dos alunos regularmente matriculados e frequentes nos últimos anos de escolaridade do ensino fundamental e em todos os anos de escolaridade do ensino médio, escolhidos em processo eleitoral realizado sob a responsabilidade dos estabelecimentos de ensino integrantes da rede pública e particular.

Lançado pelo Executivo Municipal no dia 14 de março de 2019, o projeto, em parceria entre a Câmara e a Prefeitura através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), tem como objetivo ampliar e solidificar a participação e a consciência política da juventude estudantil da nossa cidade, estimulando o protagonismo e a participação nas discussões dos problemas sociais em diversas áreas, além de conhecer a rotina dos trabalhos do Executivo e Legislativo Municipal.

O Programa selecionou 19 jovens vereadores, eleitos em escolas públicas e particulares, após vencerem o concurso de redação cujo tema abordou: “Qual é a minha importância para a construção do futuro da minha cidade?”.

Os jovens vereadores concorreram com cerca de 500 inscritos, alunos da rede pública e privada de ensino do município com idade entre 13 e 17 anos. São alunos do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio. Os selecionados recebem uma premiação de cunho cultural e lazer e materiais pedagógicos para apoio em sua formação cidadã.

A iniciativa possibilita os jovens conhecerem a função do vereador e o principal papel de um representante da população junto ao poder público municipal na elaboração de projetos de lei, vivendo na prática o trabalho do vereador. Durante o ano, a Câmara oferece aos jovens a oportunidade de conhecerem de perto e vivenciarem o processo democrático por meio de participação das atividades do Legislativo Simõesfilhense.

Veja momentos da 1ª Sessão Ordinária dos Jovens Vereadores

 

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho (Ascom CMSF)

Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932)

Crédito da foto: Dan Coutinho