Indicação do vereador Elimário Lima pede recuperação e preservação dos mananciais de água do final de linha de Mapele – Guinda, Chafariz e Fonte Grande

A indicação nº 179/2019, de autoria do vereador Elimário Lima (PSDB), aprovada por unanimidade, na 32ª sessão ordinária desta terça (12), requer ao Executivo por meio de indicação, a necessidade de recuperação e preservação dos mananciais de água do final de linha de Mapele – Guinda, Chafariz e Fonte Grande.

Vereador Elimário Lima (PSDB)

De acordo com o autor, a indicação prevê medidas que permitam à população identificar onde estão localizadas as nascentes e incentivar ações na preservação e proteção dos mananciais, com a identificação e localização das nascentes, a universalização das informações através de um mapa, que seria tornado público, a demarcação das áreas, a realização de campanhas educativas e a implantação de ações para recomposição de áreas verdes.

Na mensagem que acompanha a indicação, o vereador argumenta que o cuidado com as nascentes deve aumentar a quantidade e melhorar a qualidade da água em Simões Filho. Embasado na Lei de Política Nacional de Recursos Hídricos para gerenciar as águas, o autor da proposição defende que água é um bem de domínio público cheia de recursos minerais, usada em situações de escassez, uso como recursos hídricos e consumo humano.

“Agua é vida. Considerando a necessidade de preservação e reativação das nascentes, a falta de água em Mapele acontece, constantemente, e a população sofre com vários dias sem abastecimento nos reservatórios. Esses mananciais em Chafariz e Fonte Grande necessita de um olhar especial, assim como as demais riquezas desse bairro. Essa iniciativa, com certeza, vai amenizar as dificuldades enfrentadas pela comunidade local, em paralelo, esta indicação, também a solicitação da área que dá acesso as nascentes de água”, garantiu Elimário.

Crédito da foto: Rafael Santana