Indicação do vereador Adailton Caçambeiro que solicita faixas de pedestre é aprovada pelo Legislativo

A fim de evitar acidentes e visando oferecer mais segurança no trânsito para condutores e pedestres, o vereador Adailton Caçambeiro (PRP) apresentou como pauta à Casa Legislativa a Indicação nº 246/2020, de sua autoria, na qual solicita a instalação de faixas de pedestre em frente aos prédios públicos, postos, escolas, hospitais, grandes comércios e nas sinaleiras do município. A propositura foi colocada em pauta e aprovada por unanimidade na 39ª Sessão Ordinária de terça-feira (17).

De acordo com o vereador, essa indicação requer a instalação de faixas de pedestre e sinalização em locais urbanos de grande circulação de pessoas devido ao crescimento do fluxo de veículos para que acidentes no trânsito sejam evitados nos principais pontos da cidade onde há dificuldades de locomoção, bem como, riscos de acidentes graves que podem levar a óbitos. A justificativa contida na proposição argumenta que a colocação de faixas nas vias tem por objetivo reduzir a velocidade dos veículos, principalmente, de motos proporcionando mais segurança aos pedestres que transitam na região.

Vereador Adailton Caçambeiro (PRP)

O parlamentar enfatiza a necessidade da indicação pelo fato de que alguns condutores abusam da velocidade, tornando os referidos locais bastante perigosos, além de servir para evitar complicações do trânsito, principalmente, em horário de pico.

“Somos os porta-vozes do povo e essa indicação vem pela necessidade das pessoas que pedem que coloque faixas de pedestre. Não adianta colocar faixas de pedestre se o motorista não tem a coerência de andar a 20km/h, 30 km/h, que é o permitido, no máximo, 40 km/h nas vias. Há também um abuso de poder dos motociclistas no trânsito da cidade, nada contra os motociclistas. Eu venho pedir essa intervenção para conscientizar as pessoas no trânsito para não colocar em risco a vida de quem está dirigindo e a vida dos demais”, destacou. “Não adianta cobrar ao poder público, mas também cobrar consciência e coerência dos motoristas”, advertiu.

A pintura indicativa das faixas de pedestre, em sua grande maioria, precisa de manutenção, principalmente, no período noturno, podendo ocasionar acidentes envolvendo motoristas, motociclistas e pedestres. A manutenção indicada visa prevenir acidentes pela falta adequada de sinalização das vias públicas municipais e melhorar a acessibilidade das pessoas com grau de locomoção reduzido de forma permanente ou temporária.

“Os locais citados necessitam de sinalização para auxiliar a travessia de pedestres, facilitando a locomoção. Ressalto também que essa solicitação é unânime pelos munícipes, os quais esperam ação do poder público na viabilidade dessa sinalização de trânsito”, explanou Caçambeiro.

Sendo assim, o parlamentar também questiona a possibilidade de destinar agentes e um maior efetivo de policiais militares para ajudar na fiscalização do trânsito na cidade.

Crédito da foto: Dan Coutinho