Em única votação, Câmara aprova por unanimidade na 6ª Sessão Extraordinária projeto que abre crédito adicional especial ao orçamento do município

Vereadores na 6ª Sessão Extraordinária

Em 6ª Sessão Extraordinária convocada pelo presidente da Casa, Orlando de Amadeu (PSDB), realizada na manhã desta quinta-feira (26), os vereadores aprovaram por unanimidade em única votação o Projeto de Lei nº 023/2019, de autoria do Executivo Municipal, que autoriza abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 10.000,00(Dez Mil Reais) ao orçamento do município para os fins que especifica.

De acordo com a mensagem do Executivo lida pelo vereador Jailson ‘Jajai’ (PP), “o crédito adicional especial ao orçamento municipal visa o reforço de dotação orçamentária ao orçamento municipal destinado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e concessão de bolsa-auxílio às pessoas físicas que atuam no comércio informal”.

Vereadores na 6ª Sessão Extraordinária

“A abertura de crédito adicional especial se faz necessária quando não há dotação orçamentária suficiente, como ocorre no presente caso, e como se verifica na Lei nº 4.320/64 que institui normas gerais de direitos financeiros para a elaboração de controle do orçamento e balanço da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal”, justifica o Executivo na mensagem do Projeto de Lei assinado pelo prefeito Diógenes Tolentino.

Após a leitura, o projeto foi encaminhado para as Comissões Permanentes de Justiça e Finanças. Por solicitação do vereador Everton Paim (PSD), os edis decidiram suspender a sessão por 15 minutos para discutir e elaborar em breve reunião o parecer submetido à votação sem discussão em plenário onde foi aprovado por unanimidade na mesma sessão.

Vereador Jailson ‘Jajai’ (PP)

“Eu vejo a preocupação dos vereadores em votarem um projeto desse que coloca dotação orçamentária dentro do projeto que concede bolsa-auxílio aos ambulantes daqui do Centro da nossa cidade. Eu quero mostrar para a população o empenho de todos os vereadores que, em pleno recesso após o feriado de Natal, estão aqui porque se preocupam com o povo de nossa cidade para aprovar esse projeto que é de grande importância para os nossos munícipes”, ressaltou o vereador Jajai.

Crédito adicional é aquele que modifica o orçamento do município. Ele precisa ser aprovado pela Câmara quando é realizado para reforçar uma dotação orçamentária já existente (créditos suplementares) ou atender a uma necessidade não contemplada no orçamento (créditos especiais).

A Sessão Extraordinária votou somente este projeto que tramitava em regime de urgência no Legislativo devido ao cumprimento de prazos, o que justificou a realização de Sessão Extraordinária.

Confira fotos da 6ª Sessão Extraordinária

Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932)

Crédito da foto: Rafael Santana