Em sessão exclusiva, vereadores discutem ações e medidas e sugerem providências para conter avanço da pandemia do Coronavírus na cidade

As medidas adotadas pelo município no combate e enfrentamento à Covid-19 dominaram, mais uma vez, a pauta da 47ª sessão ordinária nesta terça-feira (16), no Plenário da Câmara, onde os vereadores avaliaram as ações, a atual situação emergencial e de calamidade pública e apontaram iniciativas para conter o avanço do Coronavírus na cidade.

Nas primeiras horas da sessão, o vereador Genivaldo Lima (DEM), somado pelo líder do governo, vereador Neco Almeida (DEM) e os vereadores Eri Costa (MDB), Cleiton Bolly Bolly (MDB) e Arnoldo Simões (Republicanos), solicitou ao presidente da Câmara, Orlando de Amadeu (PSDB), o momento de 1 minuto de silêncio em razão do falecimento de munícipes acometidos pelo Coronavírus, que foi prontamente acatado pelos demais edis.

Vereadores reunidos durante discussão

Preocupados com a disseminação do vírus no município, mais uma sessão foi realizada em que a eficácia das ações e medidas restritivas e preventivas que, efetivamente auxiliam a sociedade, tomou conta das discussões entre os parlamentares, sempre pensando no melhor para a população diante do momento de pandemia. O Momento Covid-19, de iniciativa do vereador Eri Costa, foi a única pauta da sessão convocada pelo presidente da Casa para tratar de assuntos e questões pertinentes ao Coronavírus.

Durante o expediente sobre as discussões relacionadas à pandemia da Covid-19 e as ações de enfrentamento que acontecem na cidade, os edis colocaram em pauta as medidas restritivas relacionadas à prevenção e tratamento, apresentaram sugestões, como a disponibilização dos testes rápidos que detectam o Coronavírus destinados aos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19 e às pessoas que atuam em serviços essenciais, a exemplo de supermercados, agências bancárias, farmácias, entre outros, além de abordarem os reflexos nas áreas econômica e social. Os decretos, leis em vigor e estratégias para evitar contágio, transmissão e proliferação do vírus estavam entre os assuntos abordados. Os vereadores dedicaram a maior parte do tempo da reunião para discutir questões, como medidas de isolamento e a suspensão de atividades bancárias, comerciais, e empresariais. A necessidade de conscientizar a população sobre a importância da adoção de medidas preventivas também foi levantada na sessão.

O vereador Cleiton Bolly Bolly (MDB) foi o primeiro a iniciar os pronunciamentos sobre o surto de Coronavírus e as devidas medidas como soluções para conter a pandemia na cidade, reservando boa parte do tempo para discutir questões relacionadas ao distanciamento e isolamento social e a suspensão de atividades bancárias, providências estas também defendidas pelo vereador Manoel Carteiro (Republicanos) e reforçada pelo presidente Orlando de Amadeu, que anunciou o envio de ofício exigindo dos bancos e das instituições de maior movimento o cumprimento dos decretos editados e publicados pelo Executivo para evitar aglomerações de pessoas em razão da pandemia.

Vereador Cleiton Bolly Bolly (MDB)

“Diante das providências que o prefeito tem tomado no município, infelizmente, algumas pessoas e instituições não estão ajudando. O Bradesco continua não cumprindo a lei. “Do jeito que está, pessoas vão continuar morrendo nesta cidade. Não está fácil pra ninguém, principalmente, pra todos nós nesta cidade. Quero chamar a atenção das casas lotéricas que cumpram a lei, os decretos desta cidade, que não está respeitando. Do jeito que está, não dá. Bradesco, Caixa Econômica, Banco do Brasil, Itaú, assim não dá. O prefeito está fazendo a parte dele e nós estamos fazendo a nossa, os profissionais da saúde se arriscando, mas os bancos, ricos, não respeitam ninguém nesta cidade, só pensando em ganhar lucro, Fecha esse banco, pelo amor de Deus!”, apelou. “Nós estamos fazendo o nosso papel que é fiscalizar e nós estamos atentos. Os bancos, casas lotéricas e outras instituições têm que dar condições às pessoas para que não fiquem se arriscando. Nós não podemos deixar que vidas continuem sendo ceifadas. Nós sabemos que são mães e pais de família, trabalhadores que, infelizmente, estão perdendo suas vidas. Nós estamos unidos no propósito de ajudar os munícipes da nossa Boa Terra. Chamo atenção da população às ações no combate ao Covid-19, como a desinfecção no bairro Ponto Parada. É a união de todos em prol do benefício à comunidade simõesfilhense, uma vez que nós vereadores estamos trabalhando. Não adianta o prefeito fazer a parte dele, se não fizermos a nossa. Todos nós estamos fazendo a nossa parte, mas a população precisa se conscientizar a respeito das atitudes e responsabilidades. Nós sabemos das dificuldades, mas tudo isso vai passar, vocês fazendo a parte de vocês e a gente fazendo a nossa, pedindo para que fique em casa, se proteja, use a máscara, use álcool em gel e só saia se tiver necessidade. Eu quero, mais uma vez, fortalecer o pedido do lockdown. Nós precisamos avançar, pois todas as medidas estão sendo tomadas para o combate à Covid-19, mas precisamos fazer a nossa parte. Nada disso vai adiantar se as pessoas não fizerem a parte delas. Eu quero parabenizar as ações e crer que tudo isso vai passar. Vamos esquecer o momento político e fazer um ato solidário em prol da vida”, conclamou Bolly, que enalteceu aos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à Covid-19 e sugeriu a disponibilização de mais testes rápidos com o objetivo de diagnosticar a contaminação por Coronavírus, como uma das medidas essenciais de enfrentamento à pandemia no município.

O vereador Jailson ‘Jajai’ (PSC) deu continuidade aos pronunciamentos ao ressaltar a importância da sessão para que os vereadores discutam possíveis soluções para ajudar a população no enfrentamento à Covid-19 e, ao mesmo tempo, demonstrou preocupação pelo grande número de pessoas nas ruas da cidade, apesar das determinações e recomendações dos protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e dos decretos municipais. Para o edil, é preciso encontrar um caminho para a conscientização dos munícipes pela gravidade da doença em permaneçam em casa, tomando as devidas precauções a fim de reduzir o número de contaminações e de óbitos, visando a segurança de todos. Além disso, reforçou a necessidade de lockdown para evitar aglomeração e disseminação do vírus.

Vereador Jailson ‘Jajai’ (PSC)

“Na verdade, o Coronavírus é uma doença que não tem remédio e não tem vacina para a cura, é o próprio organismo que reage a esse vírus. Nós temos feito àquilo que está ao nosso alcance. Nós não podemos mandar prender as pessoas que estão nas ruas, mas as pessoas precisam ter a consciência. As pessoas não estão nem ai. O que vai evitar é as pessoas terem consciência, de evitar aglomeração e não ir para a rua sem necessidade, pois a maioria das pessoas estão nas ruas passeando, batendo perna. Essa luta depende de todos nós, cidadãos. Nós temos que estar unidos porque não é fácil. Simões Filho está fazendo o trabalho certo, abriu o espaço do Coronavírus para atender o pessoal e o teste rápido em massa. Nós temos feito a nossa parte, mas sabemos que depende também de cada um de nós, cidadãos, respeitando os decretos. Muitos jovens pensam que não vão pegar, mas podem pegar o vírus e quem é assintomático pode não sentir nada e passar o vírus para outra pessoa e não está sendo só em pessoas idosas, não. Se o organismo não reagir, a pessoa vai a óbito, infelizmente. Gente, não vamos brincar, vamos fazer a nossa parte! Nós estamos 24 horas atendendo as pessoas, explicando. Povo da nossa cidade, vamos nos unir, só depende de vocês colaborar, do contrário, não vai surtir efeito! Use máscara, álcool em gel e distanciamento. Nós estamos unidos e vamos vencer essa batalha, todos nós, simõesfilhenses, baianos, brasileiros e tudo isso vai passar”, disse Jajai, que sugeriu a possibilidade do prefeito decretar lockdown e aplicação de multa para quem desobedecer os decretos de forma a combater o vírus para que não se alastre em nossa cidade.

Na mesma linha de Bolly, o líder do governo na Câmara, vereador Neco Almeida (DEM), esclareceu ao colega que o Executivo estabeleceu um diálogo com os diretores dos bancos locais no sentido de adotar medidas para impedir situação de aglomeração de pessoas nas agências bancárias em decorrência do Coronavírus, inclusive, com possibilidade de aplicação de multa a instituição bancária que desrespeitar os decretos municipais.

Vereador Neco Almeida (DEM)

“Esta onda da Covid-19 cresce assustadoramente. O tamburete da vida é a saúde que é a principal preocupação de cada cidadão e cidadã do nosso município. O prefeito ampliou o decreto pelo tempo de fechamento do comércio e não está descartado o lockdown, uma vez que vamos entrar em um período perigosíssimo com os festejos juninos em cidades do interior da Bahia onde há festas tradicionalmente. O prefeito está pensando editar o decreto de lockdown na cidade de Simões Filho. Esta Casa está de parabéns por está se preocupando efetivamente com as questões de saúde e o esforço desta Casa vai estar aliada no sentido de buscar toda e qualquer alternativa para o combate a essa pandemia da Covid-19 que assusta a cidade de Simões Filho, a Bahia, o Brasil e o mundo”, disse Neco, ao afirmar que a Câmara não pode ficar de fora das discussões neste momento de crise.

Em pronunciamento, o vereador Adailton Caçambeiro (PSDB), frisou que os números atuais da pandemia são preocupantes e exige o emprego urgente de medidas mais severas, como a suspensão total das atividades comerciais, empresariais e industriais, pois a situação demanda restrição, prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, cabendo a todo cidadão colaborar com as autoridades de saúde e sanitárias na comunicação imediata de possíveis contatos com agentes infecciosos do Coronavírus e a circulação em áreas consideradas como regiões de contaminação pelo vírus.

Vereador Adailton Caçambeiro (PSDB)

“Cada dia que passa, diante dessa pandemia e esse vírus maldito em nossa cidade e no nosso Estado, que as autoridades venham tomar medidas mais duras e mais precisas. É melhor a gente parar as atividades por 8, por 15 e por 30 dias, sei que não é fácil. Vamos fechar as usinas e refinarias e deixar os postos abertos somente para abastecer os carros oficiais que não podem parar. Temos que colocar decretos em que as pessoas sofram penalidades porque as vidas estão sendo ceifadas por negligência”, pronunciou Adailton, que cobrou mais atenção do governo do Estado à cidade de Simões Filho, inclusive, com o envio de respiradores, se solidarizou com os familiares pelo recente falecimento de uma jovem e sugeriu o envio de um documento assinado por todos os edis para o prefeito decretar o lockdown na cidade.

O presidente da Casa também fez seu pronunciamento. “Quero passar a população a preocupação de todos os vereadores. Pedimos para que a população não entre em pânico, sabemos que as outras doenças não pararam e não podemos deixar de nos cuidar. Esse momento é de união, levar conscientização e precisamos concentrar esforços entre o Legislativo e o Executivo. A discussão política deve ser deixada de lado e devemos demonstrar a união de todos os vereadores em um só foco que é essa pandemia, pois o nosso objetivo é salvar vidas”, alertou Orlando.

O parlamentar enalteceu o apoio e o trabalho desempenhado pelos vereadores no enfrentamento ao Coronavírus na cidade, uma vez que o Legislativo e o Executivo estão unidos nas ações de combate à doença no momento mais difícil da história do país.

Presidente Orlando de Amadeu (PSDB)

Além das diversas medidas que buscam minimizar os efeitos da pandemia na cidade, a Câmara Municipal tem contribuído no acompanhamento e apoio às ações e medidas estratégicas de enfrentamento à Covid-19. Mesmo adotando medidas restritivas de distanciamento e isolamento social nas dependências da Casa Legislativa, como suspensão temporária das atividades presenciais e de restrição de acesso ao público, bem o expediente administrativo em horário reduzido, a CMSF se mantêm ativa e trabalhando, com a presença de parlamentares em sessões remotas por sistema de videoconferência, uma vez que a Câmara está preparada para votar qualquer projeto que seja necessário para o combate à pandemia. Vale também destacar a instalação da Comissão Especial de Saúde específica para discutir as medidas de combate ao Coronavírus e os desdobramentos necessários com a participação de parlamentares alinhados no acompanhamento das medidas estratégicas implementadas pelo município para o enfrentamento à Covid-19 e seus reflexos.

“São algumas ações e projetos apreciados e aprovados que visam o enfrentamento à pandemia do Coronavírus. Além do combate à Covid-19, há todo um trabalho voltado para o bem-estar da população, bem como uma série de projetos do Executivo para atender às diversas demandas da população. Nosso compromisso com a população se mantém mesmo em tempos de crise”, informou Orlando.

A Comissão Especial de Saúde da Câmara Municipal firmou compromisso para promover o acompanhamento das ações e medidas implementadas nos bairros e comunidades, cabendo ao colegiado o papel fiscalizador das iniciativas públicas na busca da qualidade e difundindo a conscientização da população sobre as providências preventivas e restritivas ao Coronavírus, além de visitar as unidades de saúde para o reconhecimento da estrutura disponível para a população, analisar a efetividade de funcionamento e operacionalidade de aparelhos e equipamentos pelos profissionais da área, bem como os aspectos sanitários e de higiene.

O chefe do Parlamento Municipal também reafirmou o apoio do Legislativo nas ações que o governo municipal vem executando no enfrentamento do Coronavírus e apontou que a pandemia e suas consequências devem ser enfrentadas com a união das pessoas, em uma mobilização entre Estado e iniciativa privada no esforço coletivo em busca de soluções para tentar minimizar o sofrimento da população e fazer o máximo para conter o vírus. “Todas as medidas adotadas pelo Executivo Municipal no enfrentamento ao Coronavírus são baseadas em critérios que resguardem a saúde da população, de modo a evitar a propagação da doença. Neste momento, não é hora de debates políticos, mas sim de unir esforços para combater a doença. Tenho dito que não é hora de debate político, mas temos que ter ações em conjunto e fazer esse enfrentamento contra a propagação da doença para sair desse cenário que preocupa a todos”, declarou.

O vereador Everton Paim (MDB) ressaltou as iniciativas de higienização para reforçar à população sobre as medidas de prevenção e segurança para conter a proliferação do vírus na cidade.

Vereador Everton Paim (MDB)

“O motivo é de preocupação, ainda mais, com a morte de pessoas conhecidas em nossa cidade. Que as pessoas fiquem em casa, usando a máscara, álcool em gel e evitando a aglomeração de pessoas. As pessoas só se tocam quando algum ente querido se vai. Nós estamos aqui unidos contra o Coronavírus. Nós não vamos fazer 100%, mas a nossa vontade é de fazer”, afirmou Everton.

Em seguida, o vereador Eri Costa ressaltou sua preocupação, falou da importância da orientação e fez um resumo das principais informações para a população. Para o edil, a pandemia de Coronavírus é um caso atípico e, para ele, tem muita gente que ainda não está levando a sério. O vereador alertou que a população precisa cooperar com as medidas de isolamento social e defendeu a implantação de lockdown em Simões Filho o mais rápido possível, a exemplo de outros municípios como solução para o isolamento social e também salientou que não se pode politizar a doença e sim, salvar vidas.

Vereador Eri Costa (MDB)

“Estamos vivendo uma situação atípica neste país, porque nos outros paises, o vírus transitou por lá, mas os seus presidentes combatiam e obedeciam aos profissionais de saúde. Essa pandemia já atingiu metade do país. Eu quero ver a oposição e a situação juntos no combate ao Coronavírus para provar pelo menos que tem unidade. Minha crítica à população: eu fiz uma ronda neste final de semana, eu andei pela cidade onde parece que a pandemia não existe, que a Covid não existe. Nós estamos chegando a quase 500 infectados e 21 mortos. Eu vi muito mais pessoas aglomeradas sem máscara do que com máscara, sem uso de álcool em gel. População, acorde! Idosos e pessoas sem doenças crônicas estão morrendo, até jovens. Até quando a gente vai achar que estamos imunes? Todo mundo tem essa fé de que não pega, mas muitas pessoas foram surpreendidas com essa doença e vieram a óbito. A gente precisa acordar e dar um choque nessas pessoas. Esta na hora de fazer o lockdown nesta cidade. Estamos a 500 casos praticamente e tem cidades que já decretaram lockdown, pois com o lockdown, o vírus vai morrer e as pessoas não correm o risco de contágio”, enfatizou Eri, que comparou o contágio e transmissão do vírus a um glitter, uma vez que, segundo pesquisou o edil, o Coronavírus sobrevive na superfície por um período de 3 dias, além de sugerir a suspensão temporária das sessões da Câmara.

O vereador Genivaldo Lima (DEM) afirmou que a sessão é importante para discutir o atual cenário e as ações contra a doença, alertando que o ideal é uma taxa de isolamento de no mínimo 60% e que nesse momento essa taxa está muito abaixo do desejado.

Vereador Genivaldo Lima (DEM)

“Pelos estudos, 64% das pessoas estão nas ruas e o ideal é que 50% acima esteja em casa. Quero fazer um apelo a população: o esforço do prefeito está sendo enorme para conter essa pandemia em nosso município. Eu peço que a população nos ajude, eu sei que a dificuldade é grande, mas essa pandemia vai passar com a ajuda da população. Não brinquem, porque esse vírus é letal, ele realmente mata, não só idosos e pessoas com doenças crônicas, mas atinge todas as classes e a todas as idades. Não brinquem com esse vírus. Estamos combatendo a Covid e não vamos parar de trabalhar”, assegurou.

O vereador Elimário Lima (PSDB) ressaltou que apesar do comércio aberto, a cidade não está livre do vírus. O parlamentar pediu para que todos mantenham os cuidados necessários e que o poder público se preocupe com a população carente. O vereador lembrou que a melhor forma de combater o vírus é através de isolamento social e que  as pessoas precisam seguir as recomendações. Na oportunidade, o edil apontou que é preciso buscar respaldo na ciência para encontrar solução para a cura definitiva desta doença.

Vereador Elimário Lima (PSDB)

“A porta de entrada do Coronavírus na Bahia, infelizmente, foi o Carnaval. Porque não cancelou o Carnaval? Começou tudo através do Carnaval. Se tivesse suspendido o Carnaval, não estaria acontecendo essa pandemia que está ai matando muita gente e muitas pessoas perdendo seus entes queridos. Fica o meu protesto em relação a essa situação. Esta Casa Legislativa está comprometida em combater o Coronavírus. Eu quero pedir a população que fique no isolamento social e que comece a fazer uma reflexão das vidas das pessoas dos entes queridos que tem falecido nesta cidade. Vamos pensar no nosso próximo, vamos ser solidários e com os outros, pensar que você tem na sua casa uma senhora e um senhor de idade, que tem pai, que tem avô, que tem tio e que tem tia e que tem pessoas em zona de risco. Eu quero convocar a população em pensar no isolamento social que é a melhor prevenção para o combate ao Coronavírus pela gravidade da doença e o perigo que todos nós estamos sujeitos, mas pedimos a Deus que não sejamos contaminados por esse vírus maldito, por esta praga perversa que tem destruído o mundo. O vírus não escolhe nem branco, nem preto, nem rico, nem pobre e nem classe social, mas, infelizmente, tem ceifado muitas vidas em todo o universo. Temos que pedir a Deus para sermos solidários uns aos outros, porque tem solução para conter esse vírus. Temos orado muito para ser criada uma vacina. Que Deus dê sabedoria e conhecimento aos cientistas para estudarem uma vacina para combater esse vírus de uma vez por todas. Eu acredito que essa nuvem negra que se espalhou pelo universo vai passar, porque Deus está no controle de todas as coisas e acreditamos que Deus reina sobre tudo e sobre todas as coisas”, profetizou Elimário, que teceu elogios a equipe de saúde que tem trabalhado incansavelmente na linha de frente, visando oferecer o melhor atendimento à população.

Ao participar da discussão, o vereador Sandro Moreira (PSL) frisou a gravidade da pandemia e defendeu a necessidade de união e o engajamento das diversas esferas de poder para combater o vírus, o apoio e conscientização da população com adesão ao isolamento social e ações emergenciais ao município por parte dos governos federal e estadual.

Vereador Sandro Moreira (PSL)

“Podemos considerar que a Covid-19 é um grande mal da humanidade dos últimos tempos. Devemos buscar interagir com a população e com as autoridades do Poder Executivo, Legislativo e demais esferas da sociedade. Falamos sobre a força tarefa que precisamos estabelecer, que é a força tarefa de todos. Precisamos conscientizar a população de que não é só o prefeito e os vereadores, é toda a população em força tarefa com a |Polícia Militar, com a Guarda Municipal com as forças de saúde e de Vigilância Sanitária do município, ou seja, todos nós temos que estar imbuídos para combater esse mal desse vírus que, como já sabemos, é invisível, é sorrateiro, é maldoso e que tem prejudicado a nossa nação, o nosso povo. O objetivo de todos nós é encontrar uma forma de minimizar os danos e os problemas que a população brasileira e mundial vem sofrendo. Nós já perdemos muitos e, infelizmente, temos muitos hospitalizados e diagnosticados e não podemos permitir que essa maldição permaneça fortalecida em nossa sociedade. Nós como parlamentares, como homens públicos estamos dando a  nossa contribuição, seja dentro ou fora da sessão e atividades cotidianas estamos sempre buscando contribiur com a cidade e controlarmos esse grande mal. Nós estamos a cada dia tentando sensibilizar a população para que haja essa consciência. É fundamental que haja essa consciência. Nós falamos aqui de lockdown e de intervenções mais rígidas e mais duras, mas é importante que haja essa consciência para que não tenha a necessidade de trazer esse procedimento, se houver essa consciência e esse equilíbrio, do contrário, nós teremos estado de calamidade, disse Sandro que lamentou a perda de um sobrinho pelo Coronavírus.

“Algumas famílias só conseguem entender a gravidade e a dimensão do que estamos vivendo a partir do momento em que acontece com o ente querido. Isso é muito triste e precisamos combater”, lamentou Sandro, que enalteceu o presidente pela convocação desta sessão direcionada exclusivamente a discussão sobre a Covid-19.

A preocupação social também foi abordada pelos parlamentares, principalmente, quanto às questões de desabastecimento alimentar das famílias carentes. Os vereadores temem que com o alongar da paralisação da atividade econômica no município, comece a faltar dinheiro para que as famílias de baixa renda possam se alimentar. Pensando nisso, os parlamentares defendem medidas nesse sentido, como a aquisição de cestas básicas.

Os vereadores estiveram reunidos com o prefeito Diógenes Tolentino para discutir ações de combate à Covid-19, bem como a retomada gradativa das atividades econômicas na cidade.

Na mesma reunião, os parlamentares tiveram acesso ao balanço das ações que o Executivo tem adotado em prevenção ao Covid-19 e ressaltaram a importância das medidas estratégicas de combate e enfrentamento a pandemia do Coronavírus na cidade, com destaque para as barreiras de controle sanitário, ações de monitoramento,   monitoramento de veículos que chegam com passageiros de outros municípios e estados, entre outras medidas, além de comentarem as iniciativas que já estão em andamento.

Outro ponto importante são as campanhas de divulgação e informação sobre o Coronavírus que vem sendo realizada neste momento importante para orientar e tirar dúvidas da população sobre a doença e combater as notícias falsas e levar até a população informações reais e confiáveis.

Ainda como ação de combate ao Coronavírus, a Assessoria de Comunicação da Câmara (Ascom CMSF) tem produzido e publicado uma série de matérias com a repercussão das discussões dos vereadores em plenário para o público ter acesso às informações sobre as ações e medidas de impacto adotadas pelo município no enfrentamento à Covid-19.

As matérias estão disponíveis no site www.camarasimoesfilho.ba.gov.br para levar aos munícipes informações seguras e de utilidade pública sobre a Covid-19. O objetivo é que a população possa encontrar facilmente as informações que se referem às medidas restritivas, além de orientações sobre prevenção e tratamento dos sintomas da doença.

Outros canais como Facebook da Câmara e TV Câmara disponibilizam a íntegra das sessões de debate sobre o Coronavírus, além do trabalho de informação à população nas redes sociais da Casa Legislativa.

Boletim epidemiológico

 No último informativo divulgado no dia 16 de junho pela Secretaria Municipal de Saúde, dos 503 casos confirmados no município, 176 já estão recuperados, sendo que 22 óbitos foram registrados por conta da Covid-19. A equipe de saúde acompanha 2 casos suspeitos que estão em isolamento e conta com 399 casos descartados.

 

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho (Ascom CMSF)

Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932)

Crédito da foto: Rafael Santana