Em primeira de duas votações, LOA 2020 é aprovada na 25ª sessão ordinária; projeto retorna à pauta na próxima terça

A Câmara aprovou por unanimidade, na 25ª sessão ordinária desta terça-feira, 24, o Projeto nº 015/2019, de autoria do Executivo, que dispõe sobre a elaboração e execução da Lei Orçamentária Anual (LOA 2020) para o exercício financeiro de 2020.

Em primeira de duas votações, os parlamentares aprovaram a matéria com as propostas de emendas já apresentadas. Como a mensagem exige pauta única e tem que ser apreciada em duas votações, as duas sessões são destinadas exclusivamente para votação da peça orçamentária. A segunda votação está prevista para a sessão da próxima terça, dia 01 de outubro.

De acordo com o líder do governo na Câmara, vereador Manoel Almeida ‘Neco’ (PSD), a primeira votação da LOA 2020 transcorreu com tranquilidade. “As emendas dos vereadores foram discutidas com o Executivo sem qualquer dificuldade para a execução da peça orçamentária a fim de possibilitar os investimentos públicos essenciais na cidade”, explicou o edil.

O Projeto da LOA enviado pelo Executivo que tramita no Legislativo traz a previsão das receitas e despesas do município de Simões Filho para o exercício financeiro de 2020. O texto encontra-se em análise pela Comissão de Justiça e Finanças da Casa Legislativa que tem a incumbência de analisar a fundo os projetos antes de serem encaminhados ao plenário para votação.

O presidente da Comissão de Finanças, vereador Canjirana (PSL), lembrou da importância da apresentação das emendas por parte dos legisladores. Segundo o vereador, este é o momento dos edis apresentarem propostas ao Projeto de Lei que beneficiem o município e a população.

“Através das emendas, os vereadores desta casa colocam no papel à vontade e necessidade da população. Se não tiver na LDO (Lei de Diretrizes orçamentárias) e na LOA, não vai executar porque se trata de Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), ou seja, o prefeito só vai fazer o que estiver no orçamento”, explicou Canjirana.

O Legislativo tem prazo para votar a peça orçamentária. A lei é como um planejamento anual que prevê a arrecadação de impostos, taxas e demais recursos financeiros e a aplicação deles em bens e serviços públicos. Os vereadores podem incluir emendas à LOA, ou seja, indicar ao prefeito quais as ações, obras, investimentos e serviços que consideram prioritários.

As emendas são sugestões dos vereadores de mudanças no texto do projeto. Depois de aprovado em primeira votação na sessão de hoje (24), os parlamentares apreciam a matéria em segunda e última votação no plenário da Casa no dia 1º de outubro.

A apresentação de emendas é uma das principais fases de análise da LOA pela Câmara Municipal e sucede a leitura do projeto em plenário feita na 24ª sessão ordinária do dia 17 de setembro e já discutido em audiência pública.

Antes de encaminhar o Projeto de Lei ao Legislativo, o Executivo realizou audiência pública que tratou sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

LOA

A LOA é uma das peças elaboradas pelo Executivo que compõem o planejamento orçamentário, além de estabelecer e detalhar as despesas e as receitas que serão realizadas pela administração municipal no próximo ano.

Tanto o projeto do PPA quanto o da LOA são elaborados pelo Executivo e enviados à Câmara através de Projeto de Lei. O PPA dispõe sobre programas, projetos, atividades e prioridades do governo municipal para as despesas de capital e outras, de acordo com as orientações e os eixos estratégicos estabelecidos. Já a LOA estima a receita e fixa a despesa do município para o ano de 2020.

Se aprovado nas duas votações, o Projeto de Lei que trata da LOA 2020 segue para ser sancionado ou vetado pelo prefeito Diógenes Tolentino.

Confira fotos da 25ª Sessão Ordinária

Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932)

Crédito da foto: Dan Coutinho

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.