Comissão de Transporte realiza primeira reunião on-line da história da Câmara de Simões Filho

A Comissão Permanente de Transporte realizou na tarde de quarta-feira (20), a primeira reunião on-line da história da Câmara de Vereadores de Simões Filho. No encontro conduzido pelo presidente da Casa, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), direto do Plenário, o colegiado transformou a reunião em um painel por videoconferência em função das medidas restritivas e preventivas no combate e enfrentamento da pandemia causada pelo Coronavírus (Covid-19).

A reunião on-line que discutiu soluções para minimizar os impactos da retirada das linhas de transporte público coletivo 822 e 872 que ligam as localidades de Aratu, Ilha de São João, Mapele, São Raimundo, Santa Luzia e adjacências, além de cumprimento dos horários dos ônibus para atender as comunidades, contou com a presença em plenário do presidente da Câmara, Orlando de Amadeu (PSDB), os vereadores Arnoldo Simões (Republicanos), Cleiton Bolly Bolly (MDB), Laecio Valentim (Podemos), Manoel Carteiro (Republicanos), os representantes da Agerba, Carlos Henrique de Azevedo Martins (Diretor Executivo), Cecílio Albuquerque e Pedro Jorge, da Empresa Expresso Metropolitano, dos membros da Comissão de Moradores formada pelas comunidades de Aratu, Ilha de São João, Mapele, São Raimundo, Santa Luzia e adjacências, além da Procuradoria Jurídica representada pelo Dr. Robson Cássio Pinheiro Pinto e Dra. Thaiane Larissa Brito da Hora, e também, o presidente da Cooperativa dos Trabalhadores em Transporte Alternativo da cidade (Coopertrans), Alberto de Avelar. A videoconferência foi sugerida pelo mandatário do Legislativo Municipal e pelos parlamentares.

Os presentes compartilharam suas experiências com a reunião virtual durante a pandemia de Covid-19. A ideia é adequar o funcionamento das Comissões Permanentes do Legislativo ao trabalho remoto.

Reunião da Comissão on-line

O presidente da Casa, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), ressaltou que as sessões virtuais acontecem pela primeira vez na historia do Parlamento Municipal, defende a utilização das novas tecnologias e destacou que as reuniões e sessões on-line mostram que é possível a realização de deliberações, por meio de videoconferência. “Neste tempo de crise, usamos a tecnologia para seguir com os trabalhos nas sessões e comissões, adotando as medidas de prevenção, restrição e segurança para dar continuidade às atividades legislativas”, disse o presidente.

Para mandatário do Legislativo, a situação emergencial de pandemia pode ser aproveitada como uma oportunidade de modernização da gestão institucional para promover as sessões virtuais na Casa Legislativa. Na visão dele, no período pós-quarentena, a plataforma deve ser mantida.

O analista de suporte, Leonardo Ramos, da empresa Nota 10 Soluções em TI, responsável pela área de Tecnologia da Informação (TI) da Câmara, explicou que a solução conjuga o serviço de videoconferência para transmissão das reuniões e sessões por meio de aplicativo que possibilita a participação dos vereadores nas discussões das comissões e nas votações das sessões ordinárias e extraordinárias, acessado pelos parlamentares por meio do telefone celular (smartphone). A área de TI, em conjunto com a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Câmara, disponibiliza também apoio, orientação e suporte aos vereadores para o trabalho remoto.

Por meio do sistema de deliberação remota nas sessões ordinárias e extraordinárias, o vereador marca presença, entra na vídeoconferência e participa das apreciações, discussões e votações de matérias incluídas na pauta que consta na Ordem do Dia.

As sessões são transmitidas ao vivo pela página oficial da Câmara no Facebook (www.facebook.com/camarasimoesfilho), pelo site do Legislativo (www.camarasimoesfilho.ba.gov.br) e também pela Rádio Simões Filho FM 87,9.

Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932)

Crédito da foto: Rafael Santana