Câmara participa de reunião entre Prefeitura e Empresários que define plano de reabertura gradual do comércio local

A decisão pela reabertura de forma gradual e segura do comércio na cidade de Simões Filho a partir de segunda-feira (27) foi anunciada em reunião presencial com a participação efetiva do Legislativo, do Executivo Municipal e de representantes dos segmentos comerciais e empresariais, como a Associação Comercial e Empresarial de Simões Filho (ACOSIF), na manhã de quinta-feira (23), seguindo as diretrizes do plano elaborado com os empresários de diferentes atividades afetadas pelas medidas de restrições ao funcionamento do comércio local adotadas para conter o avanço do Coronavírus (Covid-19) no município.

A definição pela retomada gradual dos setores do comércio local foi adiantada pelo prefeito Diógenes Tolentino, acompanhado do vice-prefeito Sid Serra, do presidente do Legislativo Municipal, Orlando de Amadeu (PSDB), os vereadores Genivaldo Lima (DEM), Jailson ‘Jajai’ (PSC), o líder do governo na Câmara, Neco Almeida (DEM) e Luciano Almeida (MDB), além das autoridades da segurança pública, entre eles, o Major Alan Costa, da 22ª Companhia Independente da Polícia Militar (22ª CIPM), Major Fabrício de Oliveira Silva (Rondesp) e o delegado titular da Polícia Civil, Dr. Leandro Acássio, além do presidente de honra da ACOSIF, o empresário Nilton Novaes, e representantes das entidades comerciais.

Diante das autoridades e representantes do comércio da cidade, o prefeito apresentou as diretrizes que serão seguidas para que seja realizada a reabertura gradual do comércio.

Apresentação do plano de reabertura

As autoridades e os representantes dos setores empresariais tiveram acesso ao gráfico de acompanhamento dos números da pandemia do Coronavírus em Simões Filho, bem como os detalhes das medidas do protocolo e das diretrizes de reabertura adotadas pelo governo municipal. A retomada gradual e escalonada do comércio nas cidades de Região Metropolitana de Salvador (RMS), como é o caso de Simões Filho, está condicionada ao limite aceitável de 75% de ocupação dos leitos de UTI, seguindo a determinação estabelecida pelo Governo do Estado, o que flexibiliza as medidas de isolamento social impostas pelo município para evitar aglomerações. Nos últimos dias, a cidade apontou uma queda significativa da curva da Covid-19, uma vez que a taxa de incidência [percentual de crescimento] caiu para 12%.

“Nós saímos de um percentual de 157% para 12%, então todo trabalho foi extremamente significativo, mas esse percentual foi alcançado graças a Deus pelo empenho de toda equipe, da secretaria de Saúde e todas as pastas envolvidas e, principalmente, pela conscientização do povo que tem nos ajudado, colaborado com as medidas adotadas, respeitando e nos ajudando a cumprir as regras que foram designadas pela equipe técnica de Saúde”, destacou o prefeito.

O mandatário do Executivo explicou que a reunião foi convocada para que seja dado início a um plano de reabertura gradual dos estabelecimentos comerciais da cidade, conforme as diretrizes do governo do Estado pela retomada da economia, e reafirmou sua preocupação com o impacto gerado aos comerciantes e empresários locais, assim como com a saúde da população, e defendeu que os passos para reabertura do comércio, de acordo com ele, precisam ser pensados de forma conjunta para ajudar a alavancar e fomentar a economia local, pois a pandemia do Coronavírus trouxe graves conseqüências, dentre elas, a crise econômica que está gerando queda de arrecadação, fechamento de comércios e empresas e demissões de trabalhadores nesse primeiro momento dos reflexos, sem contar os que trabalham na informalidade e autônomos.

Autoridades em um esforço conjunto

“Vamos divulgar as informações referentes às diretrizes de reabertura, todavia, o mais importante é que há o engajamento das autoridades de segurança do município, da Câmara de Vereadores e dos empresários na construção de uma cidade mais segura, uma cidade melhor e que venha promover o desenvolvimento que é de extrema importância e fundamental para o crescimento da cidade de Simões Filho”, ressaltou o gestor.

Durante a apresentação em reunião realizada nesta quinta, o alcaide explanou os critérios adotados pelo município para a reabertura gradual e escalonada do comércio local que acontece também em outras cidades da RMS, condicionada aos seguintes fatores, como: a disponibilização de álcool em gel, a obrigatoriedade de uso de máscaras e luvas e o respeito ao limite e ao horário estabelecido para cada setor comercial no atendimento de clientes e outras regras nos estabelecimentos que serão submetidos por avaliações todos os sábados, para que assim, de forma segura possam manter o distanciamento social e evitar as aglomerações durante o período de pandemia.

Para a retomada, tanto o prefeito quanto o grupo de parlamentares e representantes comerciais e empresariais presentes entendem que há necessidade de reforçar o prosseguimento das medidas restritivas e preventivas e os cuidados adotados pelos empresários no atendimento aos clientes. O funcionamento do comércio no Centro e nas avenidas será monitorado pelas equipes da Saúde, Vigilância Sanitária e Agentes de Saúde que irão acompanhar o número de casos, com base nos boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde.

O presidente da Câmara, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), acompanhado do líder do governo na Casa Legislativa, vereador Neco Almeida (DEM), assim como os demais parlamentares presentes, destacaram a importância do funcionamento das atividades econômicas, desde que observados os protocolos de saúde e sanitários e reforçaram a aproximação do Legislativo com o Executivo na interlocução com os representantes dos setores comerciais e empresariais da cidade.

Presidente Orlando de Amadeu (À Esq.)

Em seu pronunciamento, o mandatário do Legislativo Municipal, vereador Orlando de Amadeu, destacou que a partir da decisão do prefeito, o momento agora é de reabertura das atividades pelos comerciantes que ansiavam pela retomada, porém com segurança, prudência e com todos os cuidados que a saúde requer e enalteceu a colaboração e o esforço das autoridades municipais e das forças de segurança pública no trabalho conjunto das ações de combate e enfrentamento à pandemia do Coronavírus.

“Eu sei que não foi fácil para chegar nesse momento de anunciar a reabertura do comércio a partir de segunda-feira, mas eu quero parabenizar ao prefeito Dinha pela postura que ele teve a todo o momento. Neste momento, aproveito também para parabenizar e agradecer a Polícia Militar e a Polícia Civil que estão presentes a todo o tempo, sempre dando total apoio nas ações feitas na cidade neste período. Agradecer também aos comerciantes que também estão nessa luta”, disse o Chefe do Legislativo.

Para o líder do governo, vereador Neco Almeida, o Legislativo é um parceiro do Executivo como instituição que representa a cidade e que está sempre aberta ao diálogo com todos os segmentos da sociedade, em especial, a classe comercial e empresarial neste processo de reabertura controlada do comércio que estava sem funcionar por conta da pandemia da Covid-19.

Vereador Neco Almeida (À Esq.)

“A Câmara é parceira e estamos juntos nessa batalha para que possamos, inclusive, trazer de volta o comércio operando e melhorando as condições da nossa cidade, porque o comércio de Simões Filho é o que empurra as nossas ações no que se refere a receita do município”, afirmou.

Representantes do comércio local defendem o diálogo permanente com as autoridades municipais para as decisões sobre a reabertura dos setores comerciais após o fechamento das atividades na cidade. Além disso, eles relatam os prejuízos na arrecadação do município e no encerramento de postos de trabalho por conta da diminuição da atividade econômica, a falta de condições de honrar seus compromissos e ressaltam o retorno gradual, planejado e programado do comércio local, com os devidos cuidados para funcionar dentro das normas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e os decretos municipais.

Em sua intervenção, o presidente de honra da Associação Comercial e Empresarial de Simões Filho (ACOSIF), o empresário Nilton Novaes, avalia que a pandemia é um problema grave, mas que é necessário encontrar alternativas para a retomada do comércio, tomando todos os cuidados definidos pela OMS por conta do Coronavírus, porém é necessário que a economia da cidade não pare no sentido de permitir o funcionamento das atividades e a manutenção dos empregos, mesmo durante a crise provocada pela pandemia.

O protocolo com as diretrizes de reabertura do comércio local será encaminhado pelo gestor municipal à Câmara de Vereadores, Ministério Público (MP) e entidades representativas comerciais para que tomem conhecimento de uma série de medidas de controle que serão adotadas pelo município a partir de segunda-feira (27), juntamente com o compromisso firmado pelos empresários e comerciantes, para que os estabelecimentos possam reabrir com todos os cuidados e protocolos recomendados pelas autoridades para conter o avanço do Coronavírus, garantindo a saúde plena de seus colaboradores e clientes.

A cidade de Simões Filho registrou até o dia 22 de julho 1.208 casos confirmados da Covid-19 e 43 óbitos, seguido de 19 casos suspeitos, 676 casos recuperados e 2.597 casos descartados, conforme o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.

 

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho (Ascom CMSF)

Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932)

Crédito da Foto: Rafael Santana