Câmara aprova repasse de recursos recebidos da União à classe de enfermagem

Em Sessão Extraordinária realizada na manhã deste sábado (23), vereadores aprovaram, em única discussão, e em regime de urgência especial, projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a repassar recursos recebidos da União para cumprimento da assistência financeira complementar à classe de enfermagem do município.

No parecer elaborado pelas Comissões de Justiça, Finanças e Saúde, os parlamentares afirmaram que “a instituição do repasse da parcela complementar à enfermagem vem fazer justiça a categorias profissionais essenciais para a implementação das políticas de saúde no Brasil, na Bahia e no Município de Simões Filho”.

Eles declararam que os profissionais trabalham arduamente para prestarem um serviço de qualidade aos usuários do sistema de saúde público e privado, especialmente no Sistema Único de Saúde (SUS). “São muitas vezes a linha de frente do sistema, cuidando e prestando assistência aos usuários do sistema com dedicação e competência, executando com zelo as políticas da área e, em outras situações, sendo atores importantes na sua elaboração e concepção”.

Durante a discussão da matéria, o vereador Carlos Neto (MDB), que votou favorável, disse que o projeto é uma forma de reconhecimento aos profissionais de enfermagem do município e de todo o país. “Eles são fundamentais no nosso dia a dia para o bom funcionamento de todas as unidades de saúde, mas que tiveram os holofotes merecidamente na época da pandemia. Eles ficaram expostos para salvar as nossas vidas, então precisávamos de fato de um reconhecimento”.

O presidente da Comissão de Saúde, vereador Eri Costa (MDB), esclareceu que o município tem a obrigação de gastar no mínimo 15% da sua receita com saúde. “O prefeito de Simões Filho já está próximo dos 30%. É mais um sinal de que as melhorias ora apresentadas ao nosso município como o Centro de Bioimagem, UTI, UPAS, CAPS, tudo isso é uma demonstração do esforço e desdobramento do gestor em querer melhorar a saúde do nosso município com a essência é lógico desta Casa que tem sido fundamental no apoio para que esses projetos venham ser concretizados”.

O parlamentar Roberto Souza (PODEMOS) também se pronunciou, afirmando que está feliz em contribuir com essa classe tão sofrida e batalhadora que é o enfermeiro e técnico de enfermagem. “Eles carregam a saúde nas mãos, muitos com tripla jornada, dupla jornada, trabalhando no sábado, domingo e feriado para manter a saúde funcionando, então é com muita felicidade que a gente vem em um sábado aqui a uma sessão extraordinária poder aprovar e autorizar esse repasse e esses recursos federais para essa classe”.