Câmara aprova projeto que cria Semana Municipal da Escola no Legislativo

Na 19ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (8), vereadores aprovaram a indicação de autoria do presidente da Câmara, vereador Del Cristo Rei (PSC) e do 2º secretário, vereador Roberto Souza (PODEMOS), que solicita a criação da Semana Municipal da Escola no Legislativo, com o objetivo de promover a interação entre a Câmara Municipal de Simões Filho e as Escolas do Município, permitindo aos alunos conhecerem de perto o papel do legislativo Municipal, bem como a estrutura interna da Câmara e atividades parlamentares.

Durante a discussão da matéria, Del comentou que “são essas ideias que de fato a gente demonstra o compromisso com a sociedade, que é interagir com a população, com as escolas levando informações e trocando informações. É essa construção que precisamos debater no dia a dia, a importância da escola participar de todos os processos que ocorrem na sociedade.”

A Semana Municipal da Escola no Legislativo será realizada na primeira Semana do mês de maio de cada ano. A Câmara receberá a visita de alunos de uma determinada escolas do município, os quais receberão informações referentes ao funcionamento do Legislativo, às atribuições dos Vereadores e à competência deste poder; ocuparão os lugares dos Vereadores, apresentarão reivindicações, entre outras atividades.

Serão escolhidas cinco escolas, uma para cada dia da semana. A escolha ocorrerá da seguinte forma: as interessadas em participarem, deverão manifestar interesse diretamente na Câmara ou no site oficial, durante o período de inscrições, que deverá ser amplamente divulgado nas páginas oficiais da Casa Legislativa. Depois disso, será realizado um sorteio entre as escolas inscritas.

Para Roberto, “nada melhor do que trazer os estudantes para dentro desta casa, nós aprovamos a criação do projeto para vagas de estágio aqui na Casa Legislativa, ontem foi renovado o projeto Portas Abertas que cria 430 vagas para estágios no Poder Executivo, e agora a Câmara traz este projeto de lei que vai trazer crianças das escolas municipais para dentro do parlamento de Simões Filho.”

Durante o programa, os estudantes terão a oportunidade de interagir com vereadores e outros representantes do Legislativo Municipal, conhecer as instalações da Câmara, participar de simulações de sessões legislativas e debater questões relevantes para a comunidade.

Segundo a justificativa do projeto, a educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade democrática e participativa. “Nesse contexto, é essencial proporcionar aos estudantes essa oportunidade, promovendo a cidadania ativa e o interesse pela política”.

A matéria propõe não somente levar conhecimento sobre o trabalho realizado pelo Poder Legislativo Municipal, mas ainda estimular os jovens estudantes a aprender mais sobre política e suas diversas formas de servir à população, os meios de participação na vida pública, políticas públicas e os direitos e deveres como cidadão.