Arnoldo Simões pede acompanhamento psicossocial a famílias com pessoas com autismo

Na 22ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (12), vereadores aprovaram a indicação de autoria do parlamentar Arnoldo Simões (REPUBLICANOS), que solicita acompanhamento psicossocial a famílias com pessoas com autismo (TEA) e outras deficiências.

Segundo a matéria, o projeto visa oferecer orientação psicológica no mínimo quinzenal, para as famílias com autismo e outras deficiências, “uma vez que sabemos o impacto físico e mental que sofre uma pessoa que tem a responsabilidade de cuidar em tempo integral de um familiar, principalmente no caso deste, ser um filho com condições crônicas severamente incapacitantes”.

Durante a discussão da indicação, o vereador comentou que “é uma luta que nós temos constantemente com essa classe, pais, mães de família, que muitas delas acabam se tornando mães solo, cuidando do seu filho sozinhas e acabam ficando com certas dificuldades como ansiedade, angústia, depressão, pois não tem um apoio psicológico”.

Arnoldo citou que com a rotina desgastante, muitas pessoas deixam de cuidar de si, da própria saúde, necessitando de apoio psicológico para suportar o cotidiano, e além disso, tem a oportunidade de expor seus sentimentos, medos, sair da zona comum de culpa, e tratar consequências emocionais como: ansiedade, angústia, depressão e, em algumas situações, síndrome específicas.

“Os pais, familiares e pessoas de convivência são fundamentais tanto para a terapia do próprio portador de autismo e PCD, como também para receber dicas e conselhos. A partir disso, a família passa a ser o ponto de partida para as mudanças e melhora do paciente”, falou.