Indicação que solicita implementação do Programa Educação Financeira e Empreendedora nas escolas municipais é aprovada na Câmara

Foi aprovada por unanimidade, na 27ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (16), a Indicação de nº 227/2021, de autoria do vereador Itus Ramos (PSDB), que solicita ao Poder Executivo que proceda a implementação do Programa ‘Educação Financeira e Empreendedora nas Escolas Municipais’.

De acordo com a justificativa da matéria, “a educação financeira é fundamental para o crescimento social e econômico de um país. Uma população educada financeiramente não só saberá gerir melhor seus salários e bens como passará a entender melhor sobre economia e mercado”. O autor citou ainda que o ensino dos princípios básicos da educação financeira e empreendedora nas escolas municipais tem como objetivo transmitir aos alunos do ensino fundamental conhecimentos relacionados à criação de poupança, inflação, orçamento pessoal, etc.

Além disso, Itu’s comentou que atualmente 31% da população brasileira possui um negócio próprio, seja ele formal ou informal, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o que aumenta ainda mais a necessidade de as crianças aprenderem desde cedo as técnicas empresariais.

Durante a discussão da indicação, o parlamentar falou que a falta da educação financeira na infância também afeta a vida adulta. “Precisamos nos movimentar como parlamentares para trazermos as crianças com urgência à necessidade de instrução sobre empreendedorismo, negócios e questões financeiras. Vemos adultos que vivem em situação de extrema vulnerabilidade por não saberem gerir seus recursos. Já na escola é bom falar sobre o assunto, pois nos países de Primeiro Mundo isso já é realidade”, disse.