Alfredo Assis de Santana Neto, 59 anos, nasceu na cidade de Valença, Estado da Bahia, em 11 de Junho de 1957. Filho de Pescador, Sr. Antonio Soares de Oliveira (falecido), mais conhecido como Tonho e de Altiva Assis de Oliveira, mais conhecida como Dona Dadá. Convém destacar ser Alfredo o 4º (quarto) filho, em uma escada de 08 (oito) filhos do nobre casal.
Viveu toda sua infância e adolescência em Valença até a conclusão do Primeiro Grau Primário, em Escola pública: Grupo Escolar Conselheiro Zacarias.
No ano de 1974, toda a família mudou-se para Salvador. A “Guerreira Dona Dadá” permita-me assim chamar a mãe de Dr. Alfredo, não suportando ver seus 8 (oito) filhos, uns ainda crianças, outros adolescentes e mais outros entrando na fase jovem, sem perspectivas para o futuro, não teve medo de alugar um caminhão e fazer um verdadeiro “pau-de-arara” – caminhão coberto no qual são transportados os retirantes nordestinos – só que desta feita não eram retirantes nordestinos, mas sim, retirantes de Valença, região hoje conhecida como baixo-sul da Bahia. Dona Dadá nunca se acomodou nem se rendeu diante dos desafios, pois era necessário enfrentá-los para a criação de seus filhos.
Agora em Salvador, Alfredo deu continuidade aos seus estudos, completou seu segundo grau (ginasial), também em Escola Pública – Colégio Estadual Severino Vieira, no Bairro de Nazaré.
Concluído o Curso Ginasial, teve como opção e feliz idéia fazer um Curso Técnico, optou por fazer vestibular para a Escola Técnica Federal da Bahia, localizada no Bairro do Barbalho e aprovado no Curso de Química.
Nesse período trabalhava informalmente como Zelador do prédio onde morava, no Edifício Salesiano, no Bairro de Nazaré. Diga-se de passagem, que aquele prédio nunca esteve tão limpo como naqueles tempos. Isso é dito por todos os antigos moradores. Isso não é nenhuma surpresa, pois nos dias atuais, todos que conhecem Dr. Alfredo sabem da sua “mania de limpeza”.
Nesse mesmo período, teve sua primeira experiência de trabalho formal, com registro em Carteira Profissional de Trabalho. Trabalhou em Assis Materiais de Construção Ltda, ASSIS FERRAGENS, na função de Office-Boy (funcionário em geral jovem que serve de mensageiro e contínuo em Empresas).
Concluído o Curso de Química, participou de processo seletivo para o Pólo Petroquímico de Camaçarí, na NITROFÉRTIL, sendo aprovado, para a função de Técnico Químico. Vale destacar que, naquela época, década de 70, os alunos da Escola Técnica Federal da Bahia eram tão qualificados que já estudavam e participavam de um verdadeiro processo seletivo, tal o interesse que as indústrias do pólo de Camaçari e também do CIA tinham pelos seus alunos. Quando formados, eram verdadeiros técnicos para diversas áreas das Indústrias aqui instaladas). Esse, portanto foi o seu segundo registro de trabalho como Técnico Químico da Nitrofértil.
Trabalhar de turno e estudar um curso de nível superior foi um desafio o qual ele venceu. Alfredo tinha 22 anos e enfrentou vestibular para Fisioterapia, na Escola Bahiana, passou, cursando-o por 2 (dois) anos. Mas, Alfredo tinha um sonho!… E por esse sonho fez vestibular mais uma vez, desta feita, para Medicina, na mesma Escola Bahiana de Medicina e foi aprovado. Assim sendo, deixou o Curso de Fisioterapia, dedicando-se, exclusivamente, ao Curso de Medicina. Encaminhava-se assim a realização desse sonho!… Mas, quem disse que nesse caminhar para realização de um sonho não tinha “pesadelos” (sonhos aflitivos que geram sensação de angústia) e também muitas “dificuldades”:
- O ritmo de trabalho era muito duro e seu dia-a-dia árduo e penoso;
- Trabalhava de turno, mas, nunca descuidava-se dos estudos;
- Sua vida social era zero, simplesmente, não existia;
- Não tinha fins de semana (sábados e domingos), nem feriados;
- Nessa Bahia festiva, festas como: Carnaval, Semana Santa, São João, Natal e Ano Novo, nem pensar!…
Sua estratégia era permutar esses dias com seus colegas de trabalho para poder ficar com créditos de tempo (que hoje chamamos de banco de horas), e assim, freqüentar as aulas. Tudo isso aconteceu como muito sacrifício, porque Alfredo tinha um sonho!…
“A GRANDE DEFESA QUE TEMOS CONTRA AS DIFICULDADES QUE A VIDA NOS APRESENTA É A CAPACIDADE QUE AINDA TEMOS DE ACREDITAR EM NOSSOS SONHOS…. E DIGO MAIS: NÃO EXISTE NADA TÃO BOM QUANTO UM SONHO, E MELHOR AINDA, QUANDO TEMOS UM SONHO REAL… O SONHO É O PRIMEIRO CAMINHO QUE APARECE ENTRE O QUE NÓS SOMOS E O QUE NÓS DESEJAMOS SER”.
E esse sonho aconteceu, se realizou, agora só restava aguardar ver Alfredo, Doutor!…
Continuou trabalhando, não se descuidou, nem se desligou do Pólo Petroquímico, mesmo depois de formado em Medicina, AGORA DOUTOR, ALFREDO, continuou na Nitrofértil por mais algum tempo.
Passado esse período, surgem situações que fazem Dr. Alfredo tomar decisões que mexem com a sua vida…. A REALIZAÇÃO DO SONHO. AGORA , SE CONTRASTA COM A NECESSIDADE DE DEDICAR-SE, EXCLUSIVAMENTE, A MEDICINA, SERVIR AO EXÉRCITO BRASILEIRO E DEIXAR O SÓLIDO EMPREGO DO PÓLO PETROQUÍMICO. E tudo assim aconteceu:
- Deixou o Pólo Petroquímico de Camaçarí – Nitrofértil: foi sua iniciativa solicitar a inclusão do seu nome no Programa de Demissão Voluntária da Empresa;
- Serviu ao Exército Brasileiro na condição de Médico – Quartel 19ªBC no Cabula e também no Quartel de Amaralina (TENENTE)
- Passou a dedicar-se, exclusivamente, a medicina.
NESSE PERÍODO DE TEMPO, TAMBÉM COMEÇA SUA RELAÇÃO DE TRABALHO, DE DEDICAÇÃO, PORQUE NÃO DIZER, RELAÇÃO DE AMOR COM A CIDADE DE SIMÕES FILHO, NA CONDIÇÃO DE MÉDICO.
A PARTIR DE ENTÃO, COMEÇA A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO SONHO NA SUA VIDA: SERVIR A CIDADE DE SIMÕES FILHO.
- Adotou Simões Filho como sua Cidade-mãe;
- Passou a dividir sua vida profissional de médico entre Simões Filho e Salvador;
- Preocupado com a saúde de Simões Filho, buscou na política a possibilidade de melhor servir a essa cidade;
- Foi eleito vereador por 2 (duas) vezes;
- Como Vereador, topou o desafio de elaborar projeto propondo a reforma do Anexo do nosso Hospital que veio a acontecer, estando o mesmo em pleno funcionamento;
- Foi Secretário de Saúde de Simões Filho, cargo este que lhe foi confiado pelo antigo Prefeito Eduardo Alencar;
- A frente da Secretaria de Saúde, mesmo num curto espaço de tempo, menos de 2 (dois) anos, com total apoio do nosso Prefeito, tem se destacado com grandes melhoramentos na Saúde do Município, tanto na área dos serviços, como nas instalações;
INTERESSA-ME AGORA, FINALIZANDO, CITAR ALGUMAS CARACTERÍSTICAS BEM PRESENTES E MARCANTES NA VIDA DE DR. ALFREDO :
- Alegra-nos ver que Alfredo aprendeu bem os princípios familiares;
- Sua formação básica foi constituída com princípios e valores de justiça e honestidade;
- Sempre teve a fé e a busca por Deus;
- Tem o respeito e auxílio pelo próximo como princípios em seu viver;
É da sua característica a vontade enorme de se superar e vencer as dificuldades prementes, urgentes e isso o fez vencer inúmeros desafios.
E-mail:
alfredoassis_ver@camarasimoesfilho.ba.gov.br
Telefone:
(71) 2108-7212.