Em reunião conjunta na tarde da segunda-feira (7), os vereadores que compõem as Comissões de Justiça, Finanças e Transporte e os demais parlamentares discutiram sobre o Projeto de Lei (PL) nº 017/2021, de autoria do Executivo, que se refere à autorização da instituição do Sistema de Estacionamento Rotativo Controlado Pago, para veículos, nas vias e logradouros públicos do município de Simões Filho, em áreas especiais, denominadas de “Zona Azul”. O encontro contou com a presença do secretário de Mobilidade Urbana, Jailson Bispo.
De acordo com a mensagem do Executivo, o sistema é uma realidade em diversos municípios brasileiros, sendo um instrumento de ordenamento das vagas. Um dos benefícios é a facilidade na trafegabilidade, na fluidez e no ordenamento das principais e mais movimentadas vias do município.
No entendimento do presidente da Casa, vereador Eri Costa (MDB), a única finalidade é disciplinar o estacionamento nos espaços públicos. Para ele, o projeto “oportunizará o uso racional das vagas para que o maior número possível de munícipes possa desfrutar”. “Não será uma implantação expressa, mas precisa ser discutido e alinhado. A organização é o objetivo, a arrecadação é uma consequência”, completa.
O mandatário do Legislativo acrescenta que é necessário fazer observações quanto ao processo rotativo. “Precisamos observar que a maioria dos carros que estão estacionados na cidade são usados no espaço o dia inteiro, porque ele estaciona de manhã e só volta de noite. Muitas vezes, as pessoas usam para trabalhar, e você não consegue ir ao comércio da cidade porque não há vaga. O valor que você consome com a gasolina rodando na cidade procurando estacionamento, é bem maior do que o valor que possivelmente será cobrado como taxa”, argumenta.
O vereador e relator da Comissão de Transporte, Roberto Souza (PODE), comenta que o projeto é de extrema importância para o município. “Vamos sugerir algumas emendas. O projeto visa melhorar a organização do trânsito no centro da cidade e trará organização para o próprio comércio. Discutiremos melhor, elaborando melhor para que seja feito o melhor para nossa cidade”, diz.
Assim como o vereador e presidente da Comissão de Finanças, Itu’s Ramos (PSDB), o edil Jackson Bomfim (DEM), presidente da Comissão de Justiça, entende que o projeto não só organizará a cidade, como também trará benefícios aos cidadãos.
“Sou totalmente favorável ao Projeto de Lei, pois vai beneficiar tanto os cidadãos que precisam usar o sistema de estacionamento rotativo quanto o comércio de uma forma geral. e a lei não visa arrecadar, e sim organizar todo o sistema de trânsito, incluindo o sistema de estacionamento rotativo”, fala.
O projeto referido foi lido na 10ª Sessão Ordinária, que ocorreu na última terça-feira (1º), e está na pauta da 11ª Sessão Ordinária, a ser realizada nesta terça-feira (8).