Vereadores pedem criação do Centro de Apoio ao deficiente, crianças com microcefalia e doenças congênitas

Com o objetivo de oferecer acompanhamento, monitoramento e auxílio às famílias de pessoas com deficiência, crianças com microcefalia e doenças congênitas que os vereadores Eri Costa (MDB), Neivaldo Scavelo (PP) e Roberto Souza (PODEMOS) apresentaram a indicação de nº 048/2022, aprovada na 4ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (22). A matéria solicita ao Poder Executivo a criação do Centro de Apoio destinado a esses públicos.

Além disso, o projeto tem a finalidade de dar suporte jurídico, assim como a disponibilização de fisioterapia, terapia musical, fonoaudiologia, terapia ocupacional, terapia com cavalos e auxílio em equipamentos necessários, como andador, roupa postural, parapodium ou qualquer instrumento que dê suporte na locomoção, oferecendo melhor qualidade de vida.

Durante a discussão da matéria, Costa explicou que “apesar de existir o Benefício de Prestação Continuada (BPC) –  salário dado às pessoas com deficiência, alguma doença e que não têm renda -, pouco dá para resolver os problemas”. Ele disse que situações como essa, muitas vezes, passam despercebidas pelo Poder Público e que por isso deve dar “um apoio mais incisivo às famílias”. “Agora vamos esperar que o município tenha recursos para poder fazer porque muitas coisas vêm sendo feitas em Simões Filho. Foram vários anos de abandono, não é fácil reconstruir uma cidade. Foram muitos anos de descaso”, afirmou o parlamentar.

Segundo Scavelo, “não há dúvida alguma que com a implantação no nosso município facilitará muito a vida tanto dos pais de família quanto das pessoas com deficiência”. Para ele, essa dificuldade fica visível nas visitas às residências. “É sempre uma mais necessitada desse carinho, desse olhar de atenção onde o povo de Simões Filho realmente precisa”.

“Essa indicação foi feita através de evidências. Para estarmos aqui apresentando indicações desse porte, é porque estivemos fazendo visitas em várias residências e ali verificamos situações”, finalizou.