Vereadores participam de ato de entrega de balanças aos Agentes Comunitários de Saúde do município

Os vereadores acompanharam de perto o ato de entrega de 200 novas balanças antropométricas e fitas para medições na manhã de terça-feira (21), no auditório da Sedesc. O equipamento foi entregue aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) pela Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Participaram da entrega o prefeito Diógenes Tolentino “Dinha”, o vice-prefeito Sid Serra, a secretária de Saúde, Iridam Brasileiro, a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) Andréa Pereira, o presidente da Câmara, Orlando de Amadeu (PSDB), os vereadores Arnoldo Simões (Republicanos), Del (SD), o líder do Governo na Câmara, vereador Manoel Almeida ‘Neco’ (PSD), Manoel Carteiro (PSB), Everton Paim (PSD), Jailson ‘Jajai’ (PP) e os Agentes Comunitários de Saúde que lotaram em peso o auditório onde receberam o novo equipamento.

As balanças de pesagem serão de grande utilidade para o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde na realização de pesagem do Programa Bolsa Família de crianças de 0 a 7 anos, mulheres de 14 a 44 anos e gestantes do município para o acompanhamento físico das pessoas humildes que recebem o benefício. Os parlamentares presenciaram as entregas das balanças aos ACS’s que atestaram a funcionalidade do equipamento útil para suprir as necessidades da população e estruturar o atendimento dos ACS’s que atuam junto às comunidades.

A importância no aferimento de peso vai muito além da estética, é questão de saúde e uma questão de prevenção a possíveis problemas de saúde relacionados ao excesso de peso. Hoje em dia, é mais comum. A aferição instantânea irá evitar problemas no aumento de peso, diabetes, pressão arterial e desnutrição e, além das orientações, encaminhar para um profissional de saúde. O equipamento vai ajudar no trabalho dos profissionais para agilizar os atendimentos na cidade.

Durante o ato, o chefe do Parlamento Municipal elogiou o desempenho dos Agentes de Saúde. “Os nossos Agentes de Saúde já desempenham um papel fundamental no nosso município. Agora com a entrega desses materiais tenho certeza que vai ser ainda melhor. Nós ainda vamos fazer muito por Simões Filho, principalmente, por essa área da saúde que é tão importante”, destacou Orlando.

Na oportunidade, o Agente Comunitário de Saúde (ACS) e presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Carlos Deiró Ferreira, popular “Kiko”, aproveitou para prestar agradecimentos ao prefeito Diógenes Tolentino pelo Projeto de Lei que, brevemente, será enviado à Câmara, e agradeceu também ao presidente do Legislativo Municipal, vereador Orlando de Amadeu, que informou à categoria que o PL vai passar pelas Comissões, ser votado e contemplar com a mudança de regime que passa a ser estatutário.

Crédito da foto: Divulgação/Ascom PMSF