Vereadores homenageiam 19 mulheres com entrega da Medalha Noêmia Meireles Ramos

19 mulheres foram homenageadas pelos vereadores na Sessão Solene que entregou a Medalha Noêmia Meireles Ramos, realizada na manhã desta sexta-feira (15), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade simõesfilhense. O evento é realizado todos os anos em março, em alusão ao Mês da Mulher, mas neste ano, devido às restrições causadas pela pandemia, ocorreu no mês de outubro, por se tratar do movimento voltado à prevenção do câncer de mama – Outubro Rosa.

O presidente da Casa, vereador Eri Costa (MDB), destacou a importância da realização do evento, dizendo que “a mulher está sendo assunto para discussão em todos os segmentos para que possam inseri-la no contexto de trabalho, no contexto social, dando realmente o valor que a mulher tem na sociedade. A solenidade serviu para reforçar a ideia de que a mulher tem que ter seu lugar em todas as áreas”.

Para Joel Cerqueira (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, a Câmara tem o papel de honrar as pessoas que colaboraram de alguma forma para o município. “Estou feliz em ver mais um ano de entrega da medalha. É um prazer reconhecer a mulher que foi Noêmia Meireles aqui na cidade”, disse.

Honrada foi o sentimento descrito pela professora Maria José Castro Lima, homenageada do vereador Del do Cristo Rei (PSC). Ela disse que “jamais imaginaria ser honrada dessa forma”. “O evento foi um divisor de águas na minha vida. Foi um evento lindo e que me trouxe uma gratidão imensa. Hoje me senti especial”, finalizou.

A solenidade também reuniu autoridades como: deputada estadual, Kátia Oliveira; vice-prefeito Sid Serra; secretário da Fazenda, Roberto Carvalho e secretária de Administração, Laís Matos.

Confira a relação das homenageadas:

Adailton Caçambeiro – Dalva da Anunciação Teixeira

Arnoldo Simões – Maria Ildeci de Oliveira Batista

Belo Gazineu – Cleide Vieira da Silva Oliveira

Carlos Neto – Marinalva dos Santos

Del Capoeira – Hildete Anatólio da Silva

Del do Cristo Rei – Maria José Castro Lima

Eri Costa – Maria de Fátima da Silva Guache Pattas

Eugênio Pacelli – Rita de Cássia Pereira da Hora

Evan Jorge – Edjane de Freitas Carvalho da Silva

Everton das Placas – Iridan Brasileiro Costa

Everton Paim – Simone Oliveira Costa

Itu’s Ramos – Iomara Nascimento Santana Nunes

Jackson Bomfim – Sidnea Neves Santos

Joel Cerqueira – Maria de Fátima da Silva Negreiros

Moisés Santos – Maria dos Anjos dos Passos Santos

Neivaldo Scavelo –  Cícera Gomes de Brito

Orlando Amadeu – Maria Amélia Lima dos Santos

Pedro da Kombi –  Lilia Katya de Oliveira Almeida Pires

Roberto Souza – Aurelina Damasceno Rodrigues

SOBRE A HONRARIA

Instituída pelo Legislativo Municipal, através da Lei nº 901/2013 e criada pela Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres, em 2013, a honraria, que leva o nome de Noêmia Meireles Ramos – segunda prefeita do município, de 1967 a 1970, sendo a única mulher a ocupar o cargo na cidade -, é entregue anualmente às mulheres que tenham prestado relevante serviço ao município de Simões Filho. De acordo com a lei, “a escolha das mulheres homenageadas será feita mediante proposta de qualquer vereador, e aprovação pelo voto de 2/3 (dois terços) dos membros da Câmara”.