Vereadores enaltecem mulheres em comemoração alusiva ao Dia 8 de Março

Como forma de reconhecimento ao Dia Internacional da Mulher, lembrado anualmente no dia 8 de Março, os vereadores enalteceram pelas redes sociais a importância do papel da mulher na sociedade, ressaltando vários aspectos de dignidade, respeito e valorização, em especial, as mulheres simõesfilhenses em sinal de prestígio a elas.

Em seus perfis nas redes sociais pelo Facebook e Instagram, os edis fizeram questão de exaltar com dizeres e mensagens a todas as mulheres, especialmente, as da Boa Terra, mostrando a importância delas na sociedade.

Público feminino no ‘Mulheres na Política’

O presidente da Câmara, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), não poderia deixar de compartilhar sua homenagem às mulheres, em especial, as mulheres simõesfilhenses. “Não é a toa que a peça mais forte do jogo é uma dama”, fraseou Orlando. “Minha homenagem às mulheres da Nossa Boa Terra”, completou o vereador em seu perfil oficial pelas redes sociais.

O vereador Arnoldo Simões (Republicanos) parabenizou a todas as mulheres, ressaltando a importância pela passagem da data. “Hoje é dia de homenagear ela que é mãe, amiga, esposa, que é amor e, acima de tudo, inspiração para o nosso mundo”, expressou em vídeo compartilhado pelas mídias sociais.

“Minha homenagem e o meu abraço a todas as mulheres do nosso Brasil”, descreveu o vereador Cleiton Bolly Bolly (SD) também em vídeo.

Dando prosseguimento as homenagens, o vereador Canjirana (PSL) também não deixou de estender a homenagem às mulheres, principalmente, as simõesfilhenses. “Mulher guerreira, que após um dia através de sua força e capacidade têm se destacado e merecidamente encontrado seu espaço na família, na sociedade e no mundo. Parabéns a todas as mulheres de nossa querida Simões Filho, do Brasil e do mundo!”, enalteceu o parlamentar.

“Parabéns mulheres, não só por hoje, mas todos os dias são de vocês”, resumiu o presidente da Comissão da Mulher da Câmara, vereador Eri Costa (DEM), que reforçou o compromisso do Legislativo na defesa dos direitos da mulher, que tem sido a tônica de sua atuação à frente do colegiado.

“No dia da mulher, substitua as flores por respeito, o chocolate por zelo e os elogios por cumplicidade”, sugeriu o vereador Luciano Almeida (MDB).

O líder do governo, vereador Neco Almeida (PSD), reforçou a necessidade da valorização da mulher, pedindo que as mesmas sejam tratadas com carinho e respeito. “Mulher com sua força, garra, luta e muita determinação torna o mundo cada vez melhor. Com todo respeito, carinho e admiração, desejo a você mulher um feliz Dia Internacional da Mulher”, desejou Neco.

O vereador Manoel Carteiro (PSB) dedicou mensagem especial às mulheres. “Nossa homenagem a quem gera a vida, e com sua força, delicadeza e sabedoria ajuda a transformá-la em algo encantador. Ser mulher é ser mais forte do que os olhos podem ver. É ter no coração lugar para todos os sonhos do mundo”, descreveu.

O vereador Del (SD) também reverenciou as mulheres ao parafrasear o trecho de uma passagem bíblica. “’Então, o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto ele dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a levou até ele. Disse então o homem: “Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher porque do homem foi tirada’. Parabéns a todas mulheres da Boa Terra”, desejou Del.

Já o líder da oposição, vereador Sandro Moreira (PSL), reproduziu um texto, de autoria de Valéria Milanês, que diz: “Mulher, que sejas sempre lembrada, Não apenas por um dia, mas no dia a dia…, Que sejas festejada, não por convenção, mas pelo seu valor, sua força, seu coração. Que sejas respeitada com todo carinho e todo amor… Hoje e sempre!”.

O vereador Laécio Valentim também dedicou uma justa homenagem às mulheres. “Para todas as mulheres do mundo, eu desejo um dia pleno de amor, harmonia, consideração e, principalmente, respeito”, disse.

Na segunda-feira (9), os vereadores prestam homenagens à 19 mulheres indicadas pelos próprios edis para receber a Medalha Noêmia Meirelles Ramos – edição 2020, em Sessão Solene, às 14h, no plenário da Câmara, que marca a passagem alusiva ao Dia Internacional da Mulher em reconhecimento as personalidades femininas pelos relevantes serviços prestados à comunidade.

Dia da Mulher

O 1º Dia Nacional da Mulher foi celebrado em 1908, quando cerca de 1500 mulheres aderiram uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. Em 25 de março de 1911 um incêndio em uma fábrica de Nova Iorque, mais de 140 trabalhadores, a maioria costureiras. O número elevado de mortes foi atribuído às más condições de trabalho e segurança. Este também é um dos principais fatos que marcam o significado do Dia Internacional da Mulher.

No Brasil, tais movimentações surgiram no início do século 20, e também buscavam melhores condições de trabalho. Já em 1982, o feminismo passou a manter um diálogo importante com os Estados, com a criação do primeiro Conselho Paulista da Condição Feminina, e em 1985, foi implantada a primeira Delegacia Especializada da Mulher em São Paulo.

Crédito da foto: Dan Coutinho