Vereadores elegem Sandro Moreira como novo primeiro Vice-Presidente da Mesa Diretora da Câmara

Sandro Moreira eleito primeiro Vice-Presidente

Na 44ª sessão ordinária presencial e remota na manhã de terça-feira (19), os vereadores elegeram o vereador Sandro Moreira (PSL) para o cargo de 1º Vice-Presidente da Mesa Diretora da Casa Legislativa, substituindo o vereador Adailton Caçambeiro (PSDB). A eleição, com 16 votos, ocorreu durante a escolha do nome para ocupar a 1ª Vice-Presidência, com mandato a ser exercido até o encerramento do 4º ano da 14ª Legislatura de 2020.

Realizada durante o Expediente da Ordem do Dia, o processo de escolha do novo 1º Vice-Presidente do Legislativo contou com os votos de 16 vereadores, sendo necessário a maioria absoluta para a eleição.

Na sessão para a escolha do novo primeiro vice-presidente, o vereador Sandro recebeu 8 votos, enquanto que o vereador Genivaldo Lima (DEM) obteve 4 votos, o vereador Deni da Metalúrgica (PSD) obteve 3 votos, além de 1 abstenção registrada durante a votação.

Sandro Moreira eleito 1º Vice-Presidente

Juntamente com o presidente da Casa, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), Sandro ocupa o cargo de 1º vice-presidente da Mesa Diretora, ao lado também do segundo vice-presidente, vereador Manoel Carteiro (Republicanos), do primeiro-secretário, vereador Eri Costa (MDB), e do segundo secretário, vereador Del (PSC).

Em seu juramento após ser empossado como o novo 1º Vice-Presidente, o parlamentar assume o cargo com a garantia de “cumprir a Constituição Federal, a do Estado, observar as leis, servir com lealdade e dedicação ao povo e promover o bem geral”.

Ao final, o presidente Orlando de Amadeu comentou que o resultado mostra uma disputa democrática entre os três vereadores que decidiram concorrer ao cargo.

“Parabenizo a todos pela votação e parabenizo o vereador Sandro Moreira, assim como eu parabenizo o vereador Genivaldo Lima e o vereador Deni da Metalúrgica por terem concorrido. Isso é democracia”, enfatizou o mandatário do Legislativo.

O cargo estava vago desde 2019, quando o então 1º vice-presidente Adailton Caçambeiro (PSDB) foi afastado por decisão da maioria dos vereadores, conforme Sindicância nº 001/2019, instaurada pela Comissão de Ética por meio da Portaria nº 023/2019, publicada em 23 de outubro de 2019, que apurou a representação por Quebra de Decoro Parlamentar, de autoria do vereador Luciano da Silva Almeida (MDB), em desfavor do vereador Adailton.

Entre as atribuições do 1º vice-presidente, está a de substituir o presidente da Câmara, em casos de faltas, ausências, impedimentos ou licenças. Nas duas últimas hipóteses, investido na plenitude das funções normalmente atribuídas à presidência da Casa. As substituições também ocorrerão quando o presidente, por qualquer motivo regimental, deixar de presidir sessões oficiais. Ele também tem como atribuição elaborar pareceres sobre os requerimentos de informações e os projetos de resolução.

Agora, a Mesa Diretora da CMSF ficou com a seguinte composição: Presidente: Orlando de Amadeu (PSDB), 1º Vice-Presidente: Sandro Moreira (PSL); 2º Vice-Presidente: Manoel Carteiro (Republicanos); 1º Secretário: Eri Costa (MDB) e 2° Secretário: Del (PSC).

Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932)

Crédito da foto: Rafael Santana