Vereadores dialogam com Comandante da 22ª CIPM sobre segurança nas escolas

Na tarde desta terça-feira (11), no plenário da Câmara Municipal, vereadores se reuniram com o Comandante da 22ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), Major PM Hildegard Dantas, para discutir sobre a segurança nas escolas do município, após circularem informações nas redes sociais sobre um possível ataque a colégios da cidade.

Questionado pelos parlamentares sobre as medidas adotadas pela Polícia Militar, o major Dantas explicou que neste primeiro momento está tratando com uma certa atenção, embora no município não tenha nada concreto. “O que sabemos é que no âmbito do Estado, já temos sete prisões a respeito de pessoas que estavam fazendo esse tipo de divulgação”, falou.

Ele disse ainda que a corporação tem feito visitas às unidades escolares. “Temos a Ronda Protetiva na cidade, desenvolvida por policiais militares, que tem o objetivo de visitar cotidianamente as escolas. Desde ontem estamos intensificando o policiamento. Não vemos necessidade de suspender aulas. Tivemos no dia de hoje algumas unidades que fizeram isso, mas por vontade própria. A PM garante sempre a segurança das escolas. Estamos com policiais envolvidos nessa situação e fazendo o trabalho ostensivo”, comentou.

“Estamos atentos, não só a 22ª, mas a Coordenação de Inteligência da corporação está fazendo esse filtro em todas as redes sociais a nível de estado. Com relação à Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), da mesma forma: lá tem uma Superintendência de Inteligência que está verificando o que existe de concreto”, afirmou.

“Tivemos essa reunião com o Major, que nos deixou bem tranquilos quando disse que tem acompanhado o tempo inteiro essas informações de supostas invasões. Até o momento, Simões Filho não teve nenhum problema e certamente não terá, porque a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e secretarias têm se empenhado para estar presente nas escolas a fim de evitar qualquer movimento”, declarou o presidente da Comissão Permanente de Educação, vereador Orlando de Amadeu (PSDB).

Durante o encontro, o Comandante também apresentou dados que apontam a redução de 30,2% no índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) de janeiro a março deste ano, em comparação ao mesmo período de 2022. Também foi exposto o Projeto de Vídeo Monitoramento no Centro Industrial de Aratu (CIA), que tem como principal finalidade o aumento de segurança pública para a população.