Vereadores aprovam projeto que atualiza os vencimentos dos professores da rede de ensino municipal

Na 15ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (7), vereadores aprovaram o projeto de lei de nº 020/2022, de autoria do Poder Executivo, que atualiza os vencimentos dos professores da rede de ensino do município em relação ao piso nacional.

De acordo com o projeto, os professores que recebem o valor inferior ao piso nacional, passam a ganhar  conforme o piso salarial. Os que recebem acima, passam a ter um reajuste de 13,24%. 8% deste número será retroativo a 1º de janeiro de 2022, enquanto 5,24% será a partir de 1º de julho de 2022.

Favorável à matéria, Neivaldo Scavelo (PP) contou que desde a época em que era aluno, ouvia reclamação dos professores em relação ao salário baixo.

“Algumas décadas atrás, muitas gestões passaram e a reclamação por parte dos professores e da educação continuou.  A gente vê uma preocupação e percebe a responsabilidade que se tem com a educação neste município. Nós sabemos que um empregado reconhecido é aquele funcionário bem remunerado. Não basta ter só a capacidade, a qualidade, tem que ser reconhecido. Vivemos do nosso salário e do nosso suor”, argumentou durante a discussão do projeto.

Itu’s Ramos (PSDB) enalteceu a importância dos profissionais dizendo que “é impossível construir uma nação próspera sem professor”.

“Os educadores nunca foram notados como uma profissão, como aqueles que contribuem para que as outras profissões cheguem a um nível de excelência. Nesta cidade, parabenizo mais uma vez a administração, por entender que os professores precisam desse carinho”, comentou.

A mensagem do Executivo explicou que a atual gestão reconhece o valor da classe dos professores,  entendendo o papel essencial que esses profissionais desempenham no município, mesmo diante dos reflexos da pior crise sanitária da história da nossa cidade, o que ocasionou e ocasiona grandes impactos orçamentários nos cofres públicos.