Vereadores aprovam indicação que solicita a criação de Centro de Oncologia

Vereadores aprovaram, na 18ª Sessão Ordinária, realizada na manhã desta terça-feira (24), a indicação de nº 127/2021, que solicita ao Poder Executivo a criação do Centro de Oncologia (CEONC), de autoria do vereador Roberto Souza (PODE).

De acordo com a justificativa, o projeto visa auxiliar no diagnóstico precoce de neoplasia maligna (câncer) e potencializar a possibilidade de tratamento, oferecendo ao paciente maior possibilidade de cura, sobrevida e qualidade de vida. A matéria ainda cita que, de acordo com a Lei nº 12.732, de 22 de novembro de 2012, o paciente com suspeita deve em até 30 dias ter os exames realizados para elucidação e até 60 dias corridos com laudo patológico para ter acesso ao primeiro tratamento. O autor também argumenta que muitos óbitos são ocasionados por falta do diagnóstico precoce e tratamento.

“Falar desse tipo de projeto é de suma importância para mim. Quem já teve na família um tipo de problema como essa doença, como eu tive, mexe muito com a estrutura da gente. É fundamental darmos a essas pessoas o mínimo de conforto; dar (apoio) às famílias que muitas vezes estão destruídas naquele momento. Elas precisam ser acolhidas. Nada mais justo ter esse tratamento na cidade que moram”, declarou Roberto, durante a discussão da matéria.