Vereador Orlando de Amadeu apresenta Moção de Aplauso ao Pastor Henoch Protásio da Silva

O vereador Orlando de Amadeu (PSDB), presidente da Câmara, apresentou na 50ª Sessão Ordinária, de terça-feira, 11, Moção de Aplauso nº 003/2020, aprovada por unanimidade, ao Pastor Henoch Protásio da Silva, Presidente da Igreja Assembleia de Deus Segui a Paz, pelo excelente trabalho social desenvolvido ao longo de sua vida profissional e ministerial.

Vereador Orlando de Amadeu (PSDB)

Na justificativa da homenagem ao Pastor Henoch Protásio da Silva, o parlamentar destaca os relevantes serviços na assistência social e espiritual prestados à população de Simões Filho pelo seu compromisso com o bem estar pessoal, emocional e espiritual de toda a comunidade local através de seu incansável trabalho motivado pela disposição em atuar com amor e dedicação no social, sempre com espírito altruísta e fé. O Pastor Henoch não se limita a prestar essencial assistência social e espiritual, atuando de forma valorosa em ações e projetos sociais, principalmente, aqueles desenvolvidos em prol dos menos favorecidos. Henoch Protásio, homem dedicado a obra de Deus, entretanto, um homem digno e íntegro que merece este reconhecimento que um cidadão pode receber que é o de homem de boa vontade, que está sempre a serviço de uma sociedade que clama por dignidade.

“É honra e dever que cabe a mim enquanto vereador, pois tenho acompanhado o exemplo de dedicação e seriedade com que vem imprimindo no exercício do seu trabalho nas áreas social, religiosa e educativa que visa o fortalecimento familiar e da sociedade. Essa Moção de Aplauso é para um homem que tem um grande conhecimento e que tem mais de 30 anos de grandes serviços prestados em nossa cidade”, descreveu Orlando.

HENOCH PROTÁSIO DA SILVA, brasileiro, nascido no dia 03 de abril de 1953 na cidade de Cuité na Paraíba, Ministro do Evangelho, casado com a Pastora Isaura Sena, pai de cinco filhos, Hedclecia Ferreira da Silva, Hedlayne Ferreira da Silva, Henoch Protasio da Silva Junior, Isach Henoch Sena da Silva e David Henoch Sena da Silva.

Aos 13 anos, em busca de uma melhor qualidade de vida, migrou para a cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte e nos anos 80 para o Rio de Janeiro/RJ, onde pôde realizar vários cursos para sua carreira profissional e em 1984 dirigiu-se a Brasília/Distrito Federal como Militar da Marinha Brasileira, onde prestou relevantes serviços na assessoria do Gabinete do Ministro da Marinha, na Esplanada dos Ministérios, sendo condecorado com as medalhas de Bronze e de Prata.

É Bacharel em Teologia, Pós-Graduado e especializado em Psicanálise Clínica, com filiação no Conselho Brasileiro de Psicanálise (CONBRAPSI).

Na função de profissional eclesiástico, foi condecorado com a medalha “PAULO LEIVAS MACALÃO”, maior comenda da Convenção Nacional dos Ministros Evangélicos das Assembleias de Deus no Brasil, Ministério de Madureira, concedida aos Ministros Evangélicos pelo bom desempenho ministerial, homenagem esta prestada pela Convenção Estadual, onde exerceu os cargos de Secretário Executivo, Primeiro Secretário, Segundo Vice-Presidente e atualmente o de Primeiro Vice-Presidente.

Em 1991, procedente da cidade de Brasília/DF, veio morar na Cidade do Salvador – Bahia, com a finalidade de assumir a função de Pastor da Assembleia de Deus, sediada no CIA I, SIMÕES FILHO/BA.

Neste estado, tem dedicado os últimos 30 anos de sua vida, como Pastor e Psicanalista, desenvolvendo trabalhos nas áreas social, religiosa, educativa, com palestras em vários empresas e escolas do Estado, desde o ano de dois mil, em consultório na área de Psicanálise Clínica, começando na Clínica Santa Paula, passando pelo Centro de Saúde do CIA I, Centro Médico Monte Sinai e atendeu no anexo do Hospital de Simões Filho.

Em 2015, cursou no Cenajur (Centro de Apoio Jurídico) obtendo êxito, sendo atualmente Juiz de Paz e Arbritral através da OJUPAE (Ordem Brasileira dos Juízes de Paz e Arbitral).

Em 2003, criou o Departamento de Família, em sua igreja, juntamente com sua esposa, a pastora ISAURA SENA, no qual vem desenvolvendo um trabalho que permeia a união dos casais, com encontros dinamizados e palestras, visando o fortalecimento familiar e da sociedade.

No meio social, eclesiástico e político tem procurado a boa convivência, ratificando ainda mais, quando presidiu a Ordem dos Pastores de Simões Filho – Bahia.

Em 01 de novembro de 2002, recebeu o Título de Reverendo pela Faculdade de Administração Eclesiástica e Teológica do Paraná.

Em 26 de novembro de 2009, recebeu o Título de Doutor Honoris Causa em Filosofia da Religião, pelo Pontífice Instituto de Estudos da Religião – Orden de Santiago Apóstol.

Em 07 de novembro de 2010, recebeu o Título de Cidadão Simõesfilhense, pela Câmara de Vereadores de Simões Filho – Bahia.

Em setembro de 2012, recebeu o Título Honoris Causa pela Ordem Brasileira de Juiz de Paz e Arbitral (OJUPAE).

Em 02 de junho de 2014, recebeu o Título de Cidadão do Salvador, pela Câmara Municipal de Salvador – Bahia.

Em 18 de setembro de 2014, recebeu o Título de doutor honoris causa em Ciências Humanas, Ênfase em Psicologia, pela UNIVALE (Universidade Superior de Educação do Vale.

Em 20 de abril de 2015, recebeu o Título Honoris Causa de Doutor em Psicanálise pela Academia de Ciências Médicas São Lucas.

Em 11 de maio de 2016, recebeu o Título de Cidadão do Município de Camaçari, pela Câmara Municipal de Camaçari – Estado da Bahia.

Em 21 de maio de 2017, recebeu o Título de Cidadão Baiano, pela Assembleia Legislativa da Bahia.

Em 21 de outubro de 2018, foi nomeado pelo presidente da CONBRASPSI – Conselho Brasileiro de Psicanálise e Psicoterapia para ser representante do Conselho no Estado da Bahia.

Atualmente, é Presidente da Igreja Assembleia de Deus Segui a Paz, no CIA I, que conta hoje com 70 filiais, as quais estão estabelecidas em mais de dez municípios baianos e em três Estados da Federação.

 

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho (Ascom CMSF)

Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932)

Crédito da foto: Dan Coutinho