Vereador Eri Costa sugere discussão específica sobre pandemia do Coronavírus no plenário do Legislativo

Em razão da pandemia de Coronavírus (Covid-19) decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo Ministério da Saúde e pelos decretos estaduais e municipais em todo o país, principalmente, no município de Simões Filho, o vereador Eri Costa (MDB) apresentou na 41ª Sessão Ordinária presencial e remota na manhã de terça-feira (28), como sugestão ao presidente da Câmara, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), a iniciativa de abrir espaço durante o expediente da próxima Sessão Ordinária com foco em discutir os problemas relacionados ao Covid-19 e os cuidados na prevenção ao novo vírus.

O vereador salienta a necessidade de discutir o tema de interesse coletivo que, atualmente, assola o Brasil e o mundo para que sejam ampliados os esclarecimentos voltados ao público por meio de informações sobre a importância de todos aderirem a ideia do isolamento social e adotarem as devidas medidas de segurança mediante o uso constante de álcool em gel 70%, a lavagem frequente das mãos com água e sabão, uso de máscaras e distância de pelo menos 2 metros de uma pessoa para outra, de acordo com os critérios exigidos pelas autoridades sanitárias, bem como ressaltar o papel do poder público municipal junto à população no monitoramento e enfrentamento da Covid-19 a fim de evitar o risco de contágio, transmissão e proliferação do Coronavírus no município no sentido de preservar e resguardar a saúde dos munícipes.

Vereadores na 41ª Sessão Ordinária

“Sugiro espaço para falar do Covid-19, não só sobre as prevenções, mas também sobre as ações que o Executivo tem realizado em função do combate a pandemia que, muitas vezes, não chegam ao conhecimento da população. Gostaria que na próxima sessão tivesse um momento exclusivo para tratar da pandemia e as ações realizadas pelos governos e, até mesmo, as ações realizadas pelos vereadores que têm sido instrumentos no combate a pandemia, principalmente, nas questões sociais. A gente precisa mostrar que nós também estamos trabalhando e que as pessoas precisam estar informadas. Sugiro ao presidente um momento Covid-19 na próxima sessão”, propôs Eri.

Na mesma linha de Eri, o vereador Jailson ‘Jajai’ (PSC), destacou que os problemas relacionados ao Coronavírus são mais relevantes no momento e defendeu o apoio de todos os setores comerciais, econômicos, empresariais e sociais na conscientização sobre o uso de máscaras para o bem da população, tendo em vista a necessidade de proteção das pessoas em tempo de pandemia do Coronavírus para ajudar na luta contra os males causados pela Covid-19.

“Minha preocupação é que as pessoas não usam máscaras, principalmente, em fila de banco onde se aglomeram mais de mil pessoas. O prefeito está sendo bem incisivo sobre a questão da Covid-19 nas suas decisões, mas a questão tem que ser em massa, tem que distribuir as máscaras em massa, mandar fazer de pano, distribuir e quem tiver na rua tem que mandar ir pra casa porque a coisa é séria e nós vamos ter o pico agora neste mês de maio na Bahia e em Simões Filho não será diferente”, declarou Jajai.

Em sua intervenção, o presidente da Casa, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), também reforçou a união de todos os setores econômicos, a exemplo das instituições bancárias, para, junto com o Executivo, somar todos os esforços voltados ao combate dos danos causados à população pela pandemia da Covid-19 neste momento de crise na saúde pública no sentido de preservar e resguardar a vida e saúde das pessoas.

“Os bancos são instituições milionárias que ganham de cada pessoa que vai para a fila para ser atendida, até mesmo, a Casa Lotérica deveria está investindo para atender as pessoas, porque a Prefeitura tem feito a parte dela com certeza. O decreto municipal já exige que as instituições cumpram com suas obrigações neste sentido”, comentou Orlando.

 

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho (Ascom CMSF)

Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932)

Crédito da foto: Rafael Santana