Vereador Cleiton Bolly Bolly propõe medidas preventivas e restritivas como providências para evitar aglomerações nos comércios, bancos e lotéricas em razão da pandemia do Coronavírus

Vereador Cleiton Bolly Bolly (MDB)

Diante da preocupação do risco de contágio, transmissão e proliferação do Covid-19 pela grande concentração de pessoas nas filas dos comércios, bancos e casas lotéricas, o vereador Cleiton Bolly Bolly (MDB) propôs durante a 46ª sessão ordinária presencial e remota de terça-feira (9), o envio de ofício nº 0105/2020 destinado às lojas, mercados e supermercados e o ofício nº 0106/2020 destinado às instituições bancárias com medidas e providências sugeridas para minimizar as aglomerações a fim de prevenir contaminação pelo Coronavírus. A solicitação apresentada pelo edil foi prontamente acatada pela Mesa Diretora e pelos demais parlamentares.

Vereador Cleiton Bolly Bolly (MDB)

De acordo com Bolly, a ampla concentração de pessoas em filas aguardando atendimento nos estabelecimentos comerciais e bancários é um fator de preocupação que contribui para o risco de infecção pela Covid-19.

“O Bradesco não está respeitando os limites das leis nesta cidade e está indo contra a saúde da população. Tem pessoas que se aglomeram e ainda ficam culpando a administração municipal. O Bradesco tem que fazer a parte dela. Eles diminuíram o efetivo do quadro de funcionários prejudicando ainda mais a população. Eu acho um absurdo que o culpado seja a administração, pois temos que fazer com que o banco faça cumprir a lei nesta cidade e o Bradesco não está respeitando há mais de 15 dias a população desta cidade”, contou o vereador.

O vereador Jailson ‘Jajai’ (PSC), que preside a Comissão de Justiça, também reforçou junto à Mesa Diretora o envio do mesmo ofício para exigir das agências bancárias uma quantidade limite de pessoas por dia no atendimento, sugerindo “50 pessoas pela manhã e pela tarde e que dê ficha ao pessoal”.

Vereador Jailson ‘Jajai’ (PSC)

“Quem vai sentir o impacto não é o banco, é a cidade de Simões Filho, porque está crescendo número de casos de Covid. Então, é necessário haver um controle da agência, tanto na parte interna quanto na parte externa. Temos que agir. Vamos mandar uma equipe da prefeitura levar o ofício da Câmara para que eles coloquem uma quantidade limite de pessoas por dia. O povo está indo para rua e nós temos que limitar o banco. O banco não quer saber das pessoas, o banco quer bater lucro, não é a toa que no ano passado, os bancos bateram recorde de receita”, relatou Jajai.

Ao receber as solicitações dos edis, o presidente da Câmara, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), decidiu pelo teor do ofício baseado no decreto do município para que as instituições bancárias cumpram as regras para manter o funcionamento das agências, caso contrário, segundo defendeu o mandatário do Legislativo, “a agência terá que ser fechada”.

Como sugestão ao ofício, o vereador Sandro Moreira (PSL) reforçou a necessidade de ampliação do horário de funcionamento de todos os bancos instalados na cidade sem causar aglomeração social durante o período de pandemia para garantir o atendimento de qualidade aos clientes e usuários.

Vereador Adailton Caçambeiro (PSDB)

De acordo com o que relatou o vereador Adailton Caçambeiro (PSDB), “a casa lotérica e a clínica dentária Vamos Sorrir não param de encher gente” o que gera aglomeração. “Sugiro que essas instituições particulares alternem o seu atendimento para que haja um controle de pessoas, porque não adianta a gente está aqui criando leis e esclarecer ao povo se as instituições privadas não seguem as medidas de restrição”, opinou o edil, que, na oportunidade, lembrou da solicitação apresentada para fiscalização aos supermercados que, conforme Adailton, “estão praticando aumento abusivo de preços dos produtos, uma vez que, segundo argumentou o parlamentar, “não houve alta de inflação e nem reajuste do salário mínimo que justifique tal elevação nos itens de compra”.

Os ofícios encaminhados às instituições comerciais e bancárias sugerem que as lojas, mercados supermercados e agências bancárias e lotéricas adotem medidas em âmbito nacional, estadual e, principalmente, municipal. Entre as providências sugeridas está, por exemplo, a disponibilização de funcionários com Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequado, do lado de fora dos estabelecimentos, antes da abertura, para ordenar a fila e distribuir senhas a serem entregues tão logo se iniciem as aglomerações, adequando o número de pessoas a serem atendidas ao espaço físico existente em cada estabelecimento.

A implementação de distância mínima obrigatória de dois metros entre os consumidores nas filas e dentro dos comércios e agências, o atendimento preferencial restrito ao pagamento e a extensão do horário normal das agências são outras sugestões apresentadas pela Casa Legislativa no mesmo documento para prevenir a propagação do Coronavírus durante a prestação dos serviços bancários.

Nos documentos, os vereadores ressaltam que as medidas de restrição e segurança têm sido atualizadas, razão pela qual as sugestões apresentadas não impedem que outras sejam tomadas, destaque-se novamente, em âmbito municipal, a partir das determinações oficiais da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde (MS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), bem como dos decretos dos governos estadual e municipal.

Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932)

Crédito da foto: Rafael Santana