Vereador Cleiton Bolly Bolly defende acessibilidade e inclusão de pessoas com necessidades especiais

A defesa pela acessibilidade e inclusão de pessoas com necessidades especiais motivou o discurso do vereador Cleiton Bolly Bolly (MDB) que, durante Questão de Ordem na 65ª Sessão Ordinária, de terça-feira, 1º de dezembro, mencionou a aplicação de medidas pela Câmara Municipal, a exemplo da implantação do elevador, que visam disponibilizar condições adaptadas para garantir o acesso das pessoas portadoras de alguma necessidade física e/ou mental ou que tenha mobilidade reduzida nas dependências da Casa Legislativa.

Em sua fala, o parlamentar sugere que a Câmara reforce as políticas de acessibilidade e de inclusão com ações e iniciativas de mobilidade voltadas às pessoas com necessidades especiais em igualdade de condições para garantir participação plena e o exercício de cidadania no âmbito dos trabalhos do Legislativo Municipal.

Vereador Cleiton Bolly Bolly (MDB)

“Que o senhor traga o elevador para dar acesso aos portadores de necessidades especiais até os gabinetes, porque também são eleitores e são cidadãos. Eu creio nisso porque sei que Vossa Excelência tem respeitado os munícipes”, disse Bolly em pedido ao presidente da Câmara, vereador Orlando de Amadeu (PSDB).

Na oportunidade, o parlamentar também sugeriu a volta do trabalho do intérprete de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) durante as transmissões ao vivo das sessões no plenário da Casa Legislativa, em atendimento a Lei nº 972/2015, proposta, à época, pelo vereador Canjirana (PSL), aprovada por unanimidade pelo Legislativo e sancionada pelo Executivo em 2015, que dispõe sobre a inserção de profissional de Libras no município para garantir aos cidadãos-surdos acesso à comunicação e à informação. A Lei também determina, na prática, a presença de intérprete de Libras no sistema municipal de educação, saúde e em todos os eventos públicos oficiais da Prefeitura.

Diante da necessidade apresentada por Bolly em relação à implantação do elevador na Casa Legislativa, o presidente Orlando de Amadeu (PSDB) justifica, por decisão do Executivo Municipal, o motivo pela não instalação do equipamento que, além de outras medidas, proporciona acessibilidade e maior mobilidade às pessoas com necessidades especiais pelas dependências do parlamento municipal, mas garante que tem se empenhado neste sentido a fim de contribuir para a dignidade e a melhoria da qualidade de vida dessa população.

“Sobre o elevador, não foi iniciado porque não teve a reforma da Praça da Bíblia. O prefeito iria iniciar as obras, mas por conta da pandemia e de situações financeiras, o município teve que optar por algumas obras e a Praça da Bíblia foi uma das obras que ficou para o ano que vem. No ano que vem, com certeza, a Prefeitura irá sim colocar esse elevador tão sonhado na Câmara de Vereadores”, explicou o presidente.

O mandatário do Legislativo também informou que o plenário da Casa vai dispor de um espaço reservado, de uma estrutura e de uma tecnologia disponível para o trabalho do intérprete de Libras durante as transmissões ao vivo das sessões, através do Facebook da Câmara para levar aos cidadãos-surdos esse mecanismo de comunicação como forma de acompanhar e participar da política na cidade.

Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932)

Crédito da Foto: Rafael Santana