Solenidade na Câmara marca inauguração das novas salas de Imprensa Laércio de Souza, Áudio e Vídeo José Barbosa Farias e de Protocolo Valeriano Félix dos Santos

A Câmara de Vereadores abriu as portas das novas Salas de Imprensa, Áudio e Vídeo e de Protocolo em solenidade de inauguração realizada na manhã de terça-feira, 15, nas dependências da Casa Legislativa. Desde a mudança para a Praça da Bíblia, o prédio do Legislativo ainda não havia disponibilizado os respectivos espaços apresentados, o que representa um marco nunca antes visto na história do município.

O ato conduzido pelo presidente da Casa, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), foi especial, com a presença do prefeito Diógenes Tolentino, da deputada estadual Kátia Oliveira, do vice-prefeito Sid Serra, dos vereadores, de secretários, demais autoridades e lideranças políticas, da imprensa, da sociedade simõesfilhense, além de familiares e amigos dos homenageados que conferiram as novidades das novas instalações.

Em seu discurso durante o ato especial, o presidente do Legislativo Municipal, Orlando de Amadeu, classificou a inauguração das novas salas como um dia histórico para a cidade que marca um novo momento da Câmara e disse que a justa homenagem feita pela Casa “imortalizou pessoas corretas que sempre trabalharam e contribuíram com relevantes serviços prestados pelo bem do município e do povo de Simões Filho”.

Sala de Imprensa

Após inúmeras reivindicações dos profissionais de comunicação, o presidente Orlando de Amadeu fez valer a sua promessa feita e inaugurou a Sala de Imprensa Laércio de Souza, local que servirá de apoio à imprensa, seja ele jornalistas, radialistas, repórteres cinematográficos e fotográficos e blogueiros que fazem a cobertura jornalística dos trabalhos do Legislativo Municipal, que ainda não havia disponibilizado um ambiente destinado aos profissionais da notícia que acompanham os trabalhos da Casa em espaço equipado para os comunicadores levarem informações do Poder Legislativo com mais agilidade.

Sala de Imprensa Laércio de Souza

“Essa sala é um pedido antigo dos profissionais de imprensa que cobrem as atividades da Câmara. Temos que oferecer um local decente que vai receber os profissionais que exerçam seus trabalhos da melhor maneira possível, pois a população é a maior beneficiada com as informações transmitidas”, afirmou o presidente Orlando de Amadeu.

Para o mandatário do Legislativo, a inauguração da Sala de Imprensa é uma conquista para os profissionais que têm uma importância fundamental para a sociedade simõesfilhense e merecem ser respeitados e terem o devido reconhecimento e ressaltou a importância da sala, que vai estreitar ainda mais os contatos da mídia com a Câmara Municipal, além de receber o nome de Laércio de Souza (em memória), em homenagem a um dos mais importantes radialistas, precursor do programa de entrevista com participação popular. O radialista, que trabalhava na Rádio Sucesso de Camaçari e integrava a equipe do também radialista Roque Santos, foi assassinado no dia 3 de janeiro de 2012 (terça-feira), na localidade de Jardim Renatão, em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador, e atuava na cidade como repórter de assuntos gerais.

“Inauguramos a Sala de Imprensa para que o atendimento aos jornalistas seja realizado da melhor maneira possível, inclusive fizemos uma homenagem a Laércio de Souza, radialista que fez um grande trabalho na nossa cidade e todos se lembram do caráter e da responsabilidade à frente dos microfones da Rádio Sucesso”, comentou o presidente.

Os profissionais de imprensa presentes no evento elogiaram a nova sala que conta com acesso à internet WI-FI, computador, enfim, com tudo que os profissionais necessitam para fazer seus conteúdos e produções de jornalismo.

Sala de Áudio e Vídeo

Outra novidade apresentada pela Câmara é a nova Sala de Áudio e Vídeo que recebe o nome de José Barbosa Farias (em memória), conhecido por todos como ‘Zé Nadal’, em homenagem ao presidente do Seleto Social Clube (SSC), localizado no Centro da cidade onde, além de produzir shows com bandas musicais e artistas conhecidos nacional e internacionalmente, atendia vários segmentos da sociedade para realização de confraternizações de escolas e empresas. O espaço também sediou por muito tempo escolas com aulas de Artes Marciais (Karatê e Judô), além de Capoeira para crianças e adolescentes da comunidade que, além de aprender técnicas de autodefesa, esses meninos e meninas que viviam às margens da sociedade eram resgatados pelo estímulo e incentivo através da arte, da cultura e do esporte. Campeão dos ringues, Junior Cigano também prestigiou o espaço promovendo campeonatos de boxe entre os municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS), onde marcava presença nestes eventos esportivos.

Sala de Áudio e Vídeo José Barbosa Farias

Alem disso, Zé Nadal representou a Liga de Futebol Simõesfilhense por 8 anos, sagrando-se o maior e melhor presidente da história da liga dos últimos tempos, período em que conduziu a seleção de Simões Filho a estar entre as quatro melhores da Bahia, ficando em 4º lugar.

A Sala de Áudio e Vídeo fica no térreo, ao lado do Plenário e está equipada com computadores de última geração, internet sem fio (WI-FI), investimentos em novos cabeamentos de vídeo HDMI quanto SDI, instalação de SSD no computador programado para transmissão, proporcionando maior velocidade no trabalho de processamento de áudio e vídeo, aquisição de novos tripés com cabeça hidráulica para melhorar o movimento das câmeras filmadoras durante as filmagens das sessões no plenário, implantação do sistema de backup de vídeo com gravação real-time em qualidade HD, mesas e equipamentos de áudio, entre outros itens para os trabalhos de comunicação audiovisual e transmissão das sessões plenárias da Casa. Os trabalhos desta nova sala serão coordenados pelo Analista de Suporte da empresa Nota 10 Soluções em TI, Leonardo Ramos, e pelo Operador de Áudio, Erivelton Uzêda, em conjunto com a Presidência, Diretoria Administrativa e a Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Câmara.

Sala de Protocolo

Na oportunidade, foi inaugurada também a Sala de Protocolo que fica no térreo do prédio do Legislativo, onde vai receber ofícios, documentos e projetos de interesse da coletividade no âmbito administrativo e legislativo. O novo espaço amplo, moderno e bem distribuído recebe o nome de Valeriano Félix dos Santos (em memória), em homenagem ao saudoso cordelista, poeta, jornalista, romancista, historiador e humanista.

Sala de Protocolo Valeriano Félix dos Santos

Esta é a primeira vez que a Casa Legislativa Simõesfilhense terá as três salas, garantindo mais conforto e comodidade para os trabalhos administrativos, legislativos e de comunicação.

A inauguração das novas salas foi marcada pelo descerramento da placa e homenagens aos saudosos Laércio de Souza, José Barbosa Farias, popular ‘Zé Nadal’ e Valeriano Felix dos Santos.

O prefeito Diógenes Tolentino parabenizou na inauguração o trabalho realizado pelo presidente Orlando de Amadeu e também fez referências a figura pública das personalidades que dão nome às salas, na presença dos seus respectivos familiares e amigos que agradeceram as homenagens e se sentiram profundamente emocionados pelo reconhecimento da Câmara.

Logo após a inauguração, todos participaram de momento de confraternização para finalizar o “grande dia marcante para a Câmara”, como descreveu o presidente Orlando de Amadeu, que recebeu cumprimentos e elogios de autoridades, vereadores e lideranças pelas mudanças e inovações significativas na Casa Legislativa.

 

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho (Ascom CMSF) 

Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932)

Crédito da Foto: Rafael Santana