Sessão Solene marca reabertura dos trabalhos legislativos de 2023

Após dois meses de recesso parlamentar, a Câmara Municipal de Simões Filho realizou uma sessão solene de reabertura dos trabalhos legislativos, na manhã desta terça-feira (28), no plenário Walter Jorge dos Santos. A solenidade contou com a presença do prefeito Diógenes Tolentino, que apresentou a mensagem do Executivo ao Legislativo; vice-prefeito, Sid Serra, secretários municipais, autoridades militares e eclesiásticas e imprensa.

O presidente da Casa, vereador Del Cristo Rei (PSC), demonstrou felicidade em estar cercado de amigos, colegas e população. “Quero agradecer a Deus por essa rica oportunidade de poder estar aqui participando desse momento como presidente da Casa Legislativa, estar participando da mudança da história de Simões Filho, agradecer a presença de cada um de vocês, e principalmente a Deus”, falou.

“Neste novo ciclo, enfrentaremos desafios, mas estamos aqui para superá-los juntos. Temos a responsabilidade de atuar com ética, transparência e comprometimento. Nosso papel como representantes da população é fundamental para a construção de uma cidade melhor. Temos o compromisso de ouvir e atender as demandas da sociedade e de legislar de forma efetiva”, comentou Del.

O parlamentar reforçou ainda que o papel do vereador é importante na definição das políticas públicas que impactam diretamente a vida dos munícipes. “Precisamos nos manter firmes em nossas convicções e ao mesmo tempo respeitar as opiniões divergentes, buscando sempre o melhor para a nossa cidade. Então, desejo que este seja um ano de muito trabalho e realizações para todos nós, e que estejamos sempre Unidos para Transformar Simões Filho”, finalizou.

Na mensagem de abertura do ano legislativo, o prefeito apresentou um relatório da administração do ano de 2022 nas áreas de Cultura, Desenvolvimento Econômico, Educação, Infraestrutura, Saúde, Segurança, Mobilidade Urbana, entre outras.

“Mesmo sem haver aumento da alíquota dos tributos municipais, o município obteve um aumento substancial da receita, cuja arrecadação saiu do patamar de 295 milhões de reais (Dez/2016) para aproximadamente 530 milhões de reais (Dez/2022), o que demonstra a nossa boa gestão orçamentária e fiscal. Esse realismo fiscal permitiu a Prefeitura Municipal planejar e executar, ao longo desse período, inúmeras obras, serviços e programas que estão mudando a cara da cidade e melhorando a vida da nossa gente. Singularmente, considero que 2022 foi o ano da colheita extraordinária”, citou o texto do prefeito.

Na área da educação, o gestor municipal destacou o desafio de retomar o ano letivo totalmente presencial após o período mais grave da pandemia de Covid-19, e disse ter garantido os recursos necessários à manutenção e requalificação das unidades escolares, a exemplo da Escola Municipal Enock Pimentel Tourinho (Ilha de São João), da Creche Escola Vereador Hamilton Santana (Km 30) e da Escola Vilobaldo Rocha Alencar (Goés Calmon) que foram entregues à comunidade acadêmica após ampla reforma e modernização.

Na saúde, citou a instalação do primeiro Centro de Bioimagem, a implantação de 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), além de ações de reforma e manutenção nas Unidades Básicas de Saúde e também nas de média alta complexidades, mantendo o foco na melhoria, e aumento da qualidade e capacidade dos atendimentos na área para os simõesfilhenses.

Com a reabertura, as sessões ordinárias voltam a ser realizadas às terças-feiras, às 9h.