Sessão Solene da Câmara marca homenagem a 21 personalidades indicadas com entrega da honraria do Título de Cidadão Simõesfilhense

Em um dia muito prestigiado, 21 personalidades destacadas que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento da cidade de Simões Filho receberam a honraria do Título de Cidadão Simõesfilhense, em Sessão Solene na tarde desta terça-feira, 15, no plenário da Câmara, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados no município. Trata-se da mais alta honraria municipal, que reconhece os homenageados como “filhos da terra” que dedicam ou dedicaram suas vidas a causas nobres.

A solenidade muito bem organizada pela Câmara, conduzida pelo presidente da Casa, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), foi prestigiada pela presença do prefeito Diógenes Tolentino, a primeira-dama e deputada estadual Kátia Oliveira, o vice-prefeito Sid Serra, o comandante da 22ª Companhia Independente da Polícia Militar (22ª CIPM), Major Luiz Alan da Silva Costa, atuais vereadores da Legislatura 2016-2020 e os novos eleitos para a Legislatura 2021-2024, secretários municipais e demais autoridades eclesiásticas, militares e lideranças políticas do município que prestigiaram o evento.

Solenidade de entrega da honraria 2020

Personalidades da comunidade simõesfilhense e familiares e amigos dos homenageados ocuparam o Plenário Walter Jorge dos Santos, palco da solenidade, durante a tarde festiva abrilhantada pela canção entoada pela cantora gospel e pastora Walquíria Santos Nunes Santos, uma das agraciadas com a honraria do Título de Cidadão Simõesfilhense, que marcou o momento solene.

No palco de celebração das homenagens, o presidente Orlando de Amadeu comandou os trabalhos da Sessão, acompanhado das principais autoridades que compuseram a Mesa de Honra da solenidade, junto aos demais vereadores que ocuparam seus assentos de destaque.

O chefe do Legislativo fez a abertura da sessão e, em seguida, anunciou a execução do Hino do Município de Simões Filho. Após o momento cívico, o presidente suspendeu a solenidade para inaugurar as salas de Imprensa Laércio de Souza, Áudio e Vídeo José Barbosa Farias, popular ‘Zé Nadal’ e de Protocolo Valeriano Félix dos Santos em ato especial marcado por forte emoção entre familiares e amigos dos respectivos homenageados. Na continuidade da sessão, o mandatário do Legislativo convidou os vereadores para anunciar seus respectivos indicados para a entrega da honraria do Título de Cidadão Simõesfilhense 2020.

Como faz anualmente, a Casa Legislativa concedeu os Títulos de Cidadão Simõesfilhense entregues a 21 personalidades destacadas, pelas mãos dos vereadores, em homenagem as pessoas que fizeram e fazem a diferença com um histórico de trabalho relevante em prol da comunidade.

A sessão foi marcada pela emoção de familiares e amigos que participaram da solenidade de entrega da honraria as 21 personalidades que passam agora a apresentar a cidadania simõesfilhense.

O presidente da Casa Legislativa, Orlando de Amadeu, destacou o papel e o valor dos homenageados que são pessoas engajadas em prol do desenvolvimento do município. “O Título de Cidadão é a mais alta honraria que representa o reconhecimento e a valorização da Câmara às pessoas que construíram e que fazem história, contribuindo para o desenvolvimento da nossa terra. Parabéns a todos pelo merecido título”, ressaltou o presidente.

Em discurso, o prefeito Diógenes Tolentino falou que já é tradição a Câmara promover Sessão Solene como esta, enalteceu os homenageados e evidenciou a alegria de quem recebe esta importante honraria. “Os vereadores foram bastante felizes nas escolhas. São pessoas idôneas que contribuem, pessoas que têm pouco tempo no município, mas já demonstraram o amor e o carinho que têm por esta cidade, o que levou a esse reconhecimento por todos os vereadores”, expressou o prefeito Dinha.

A primeira-dama e deputada estadual Kátia Oliveira expressou que o recebimento da honraria de Título de Cidadão Simõesfilhense significa um agradecimento e um reconhecimento especial a todos que ajudam a cidade a desenvolver. “Os homenageados são merecedores desse Título de Cidadão Simõesfilhense por terem honrado os seus papéis como cidadãos, independente da área ou segmento. Esta é uma homenagem feita pelos vereadores àqueles que deixaram um legado e fizeram o seu papel e/ou continuam fazendo”, discursou.

Na entrega dos Títulos, todos os agraciados fizeram uso da palavra, justificando e fazendo uma breve explanação do seu histórico de atuação e dos relevantes serviços à comunidade em prol do crescimento e desenvolvimento de Simões Filho.

Antes de encerrar a Sessão, o presidente do Legislativo convidou a todos ficarem em pé para a execução do Hino Nacional Brasileiro, agradeceu ao público, enfatizou a importância da entrega desta importante honraria e reforçou seu compromisso para com o município e seu povo, finalizando a solenidade.

Reconhecimento

O Título de Cidadão Simõesfilhense é a maior honraria concedida pelo município a pessoas não naturais do município, como forma de reconhecer publicamente os serviços prestados à comunidade em prol do desenvolvimento socioeconômico da cidade e da melhoria da qualidade de vida da comunidade está prevista no Artigo 35, Inciso XVI, da Lei Orgânica do Município (LOM).

Ao todo, foram 21 homenagens com a honraria do Título de Cidadão concedida por meio de Indicação, de autoria dos vereadores, aprovados por unanimidade em Sessão Ordinária no plenário da Casa.

A Sessão Solene de entrega do Título de Cidadão Simõesfilhense é uma importante tradição do Legislativo e encerra o ano das solenidades promovidas pela Câmara Municipal. A cerimônia é realizada uma única vez a cada legislatura e cada vereador tem a oportunidade de indicar um nome para receber a homenagem. Em outras legislaturas, já foram realizadas sessões solenes como esta.

Além de homenagear personalidades que ocupam cargos e funções notórias em nossa sociedade, a sensibilidade dos vereadores contempla também pessoas simples e humildes da comunidade que fazem um trabalho social e vivem no anonimato.

A solenidade faz parte das comemorações pelo aniversário de Emancipação Política do município de Simões Filho, que neste ano de 2020, completou 59 anos no dia 7 de novembro.

Confira os homenageados: Gervásio Vieira Ramos, Edmundo Patrício dos Santos, Iridan Brasileiro Costa, Hildefonso Manoel de Jesus, Maria dos Reis Lima de Jesus, Luciene Santana Machado, Antônio José dos Santos, Anderson Queiroz Brito, Sebastiana de Barros Vilas Boas, Denilson Erick Oliveira de Souza, Hélio Regis Santana, Caio Ferreira Áquila, Josevan Cardoso de Souza, Sílvio do Espírito Santo Souza, Crispiniano Isaías de Souza, Professora Ivone Pereira Souza de Santana, Tenente Elcimar Moreira da Silva, Walquíria Santos Nunes Santos, Kátia de Cássia Silva de Jesus, Antônio Sacramento de Jesus e Yeda Freire Ramos Souza.

Vinte e uma pessoas indicadas pelos vereadores foram agraciadas com o Título este ano:

Senhor Gervásio Vieira Ramos – homenageado do vereador Erivaldo Costa dos Santos (MDB)

Senhor Edmundo Patrício dos Santos – homenageado do vereador Erivaldo Canjirana dos Santos (PSL)

Senhora Iridan Brasileiro Costa – homenageada do vereador Manoel Almeida de Jesus (DEM)

Senhor Hildefonso Manoel de Jesus – homenageado do vereador Sandro Moreira Gonçalves (PSL)

Senhora Maria dos Reis Lima de Jesus – homenageada do vereador Orlando Carvalho de Souza (PSDB)

Senhora Luciene Santana Machado – homenageada do vereador Genivaldo Ferreira Lima (DEM)

Senhor Antônio José dos Santos – homenageado do vereador Luciano da Silva Almeida (MDB)

Senhor Anderson Queiroz Brito – homenageado do vereador Paulo Laécio de Oliveira Valentim (Podemos)

Senhora Sebastiana de Barros Vilas Boas – homenageada do vereador José Arnoldo dos Santos Simões (Republicanos)

Senhor Denilson Erick Oliveira de Souza – homenageado do vereador Devaldo Soares de Souza (PSC)

Senhor Hélio Regis Santana – homenageado do vereador Adailton Santos de Andrade (PSDB)

Senhor Caio Ferreira Áquila – homenageado do vereador Elimário dos Santos Silva (PSDB)

Senhor Josevan Cardoso de Souza – homenageado do vereador Cleiton Aparecido dos Santos Alves (MDB)

Senhor Sílvio do Espírito Santo Souza – homenageado do vereador Jailson Soares Brito (PSC)

Senhor Crispiniano Isaías de Souza – homenageado do vereador Everaldo da Silva (PSD)

Senhora Professora Ivone Pereira Souza de Santana – homenageada de honra em nome de todos os vereadores

Senhor Tenente Elcimar Moreira da Silva – homenageado de honra em nome de todos os vereadores

Senhora Walquíria Santos Nunes Santos – homenageada de honra em nome de todos os vereadores

Senhora Kátia de Cássia Silva de Jesus – homenageado do vereador Manoel de Santana Conceição (Republicanos)

Senhor Antônio Sacramento de Jesus – homenageado do vereador Everton Garcia Lima (MDB)

Senhora Yeda Freire Ramos Souza – homenageado do vereador Denilson das Neves Santos (PSD)

 

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho (Ascom CMSF) 

Redação: Rafael Santana (Jornalista SRTE-BA 2932)

Crédito da Foto: Rafael Santana