Semana de prevenção às doenças oculares é aprovada na Câmara

Na 30ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (14), vereadores aprovaram em primeira discussão o projeto de lei de autoria dos parlamentares Everton das Placas (UNIÃO) e Roberto Souza (PODEMOS), que institui a Semana de Prevenção às Doenças Oculares a ser realizada anualmente na data 10 de julho.

Segundo a justificativa da matéria, a semana  tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde ocular, com foco em doenças como catarata, glaucoma, ceratocone, retinopatia diabética e outras condições oftalmológicas, além de promover campanhas de conscientização, palestras, workshops, exames oftalmológicos gratuitos e outras atividades relacionadas à saúde ocular durante a semana estimular a pesquisa e a divulgação de informações atualizadas sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças oculares.

Roberto falou sobre a importância da prevenção com as campanhas de conscientização. “Essa proposta de lei busca o entendimento de levar para a população essas informações. A gente vê que a cidade hoje está um pouco carente, um aumento de pessoas que muitas vezes tem dificuldades de enxergar e queremos criar justamente uma semana inteira de conscientização dessas doenças oculares. Algumas pessoas que têm diabetes e não sabem o porquê estão perdendo a visão, pessoas com cataratas e glaucoma, então com a educação e a conscientização através de campanhas educativas e informativas durante a semana vai explicar à população e esse projeto de lei vem com esse intuito”.

Já o parlamentar Everton Paim declarou (MDB) que “muitas pessoas idosas viajam para participar de mutirões de cirurgias. Esse é um momento em que falamos disso para educar e mostrar ao povo a necessidade e prevenção das doenças oculares”.

Ainda segundo o texto, são objetivos do projeto: a educação e conscientização através de campanhas educativas e informativas durante a semana; redução do ônus para o Sistema de Saúde: ao prevenir doenças oculares e tratar precocemente aquelas que surgem, o projeto contribuirá para a redução da carga sobre o sistema de saúde público, economizando recursos e melhorando o atendimento para outros problemas de saúde e melhoria da qualidade de vida; prevenir doenças oculares e garantir tratamento adequado permitirá que os cidadãos desfrutem de uma melhor qualidade de vida, mantendo a visão e a independência.